Conecte-se conosco
ovi-nokia

Geral

Nokia anuncia que descontinuará a marca OVI

O Nokia Conversations, blog oficial da empresa, anunciou esta semana que a marca “OVI” será gradualmente substituída pela marca…. “NOKIA”. Jerri DeVard, responsável pelo setor de marketing da Nokia, explica abaixo os motivos desta decisão:

O Nokia Conversations, blog oficial da empresa, anunciou esta semana que a marca “OVI” será gradualmente substituída pela marca…. “NOKIA“. Jerri DeVard, responsável pelo setor de marketing da Nokia, explica abaixo os motivos desta decisão:

“Tomamos a decisão de mudar o branding dos nossos serviços de Ovi para Nokia. Centralizando a identidade deles numa única marca, e não em duas, nós reforçamos o poder da marca Nokia e unificamos nossa arquitetura de branding — enquanto continuamos a entregar boas oportunidades e experiências para parceiros e clientes.”

Realmente, trata-se de uma decisão tão óbvia, que questiosmos por que não foi tomada antes. Talvez a palavra “OVI” tenha algum apelo para os Finlandeses. Porém, para o resto do mundo, ela é apenas motivo de dúvida e confusão acerca dos produtos e serviços oferecidos pela NOKIA, num caso claro de branding mal trabalhado.

Claro, como lembra o site MeioBit, outras empresas também erraram ao criar uma nova marca para uma linha de serviços na nuvem. A Microsoft, por exemplo, até hoje não conseguiu fazer com que os usuários do Windows Live Messenger ou de serviços correlatos deixem de usar o antigo nome da sua linha de produtos online, o “MSN“. Também, a Apple, ao criar o “MobileMe“, causou tanta confusão para a empresa e seus usuários, que tornou-se motivo de fúria para Steve Jobs. Desde o lançamento, o serviço apresentou falhas técnicas e pecou pela falta de informação sobre suas funcionalidades e praticidades.

A Nokia, da mesma forma, ao invés de manter o forte nome atrelado à sua presença online, lançou o Ovi. Serviços já existentes, como o “Nokia Maps“, foram renomeados com a nova marca, por exemplo: “Ovi Maps“. Como se vê, não foi uma escolha de muito sucesso.

O retorno à marca Nokia será feito em etapas, com seu início programado para julho e término para o final de 2012.

Fonte: MeioBit.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top