Conecte-se conosco
10 dicas para você aproveitar ao máximo o Google Photos

Android

10 dicas para se tornar o mestre do Google Photos

Veja 10 dicas para você aproveitar ao máximo o serviço de nuvem do Google, o Google Photos, no seu smartphone ou computador.

google photos fotos dicas 10

Espaço ilimitado, tags automáticas e buscas por pessoa ou local são algumas das vantagens do Photos.

Você já usou o Google Photos (Google Fotos, em português)? Bem, se você tiver um smartphone Android, provavelmente. E se tiver um iOS… deveria. Este app é uma excelente forma de armazenar fotos e vídeos do seu celular, câmera ou computador na nuvem do Google.

Além de prático e seguro, ele tem espaço ilimitado para salvar todo esse conteúdo, gratuitamente. Ou seja, o Google Photos pode ser uma ótima alternativa para quem precisa liberar espaço no smartphone, bem como encontrar facilmente aquela foto especial.

Por isso, montamos um guia com 10 dicas do Google Photos que tornarão você em um mestre a edição e localização de fotos Veja:

1- A imaginação é o limite ao fazer uma Busca

pesquisa por coisas google photos

Pesquise por “cachorro”, “Nascer do Sol”, “Prédios” e muito mais.

O Photos possui uma função de taggear automaticamente as suas fotos. Então, na hora de procurar na sua biblioteca, basta digitar o “termo” que lembra a sua imagem. Por exemplo, se você procurar por “cachorro“, todas as imagens que você armazenou que tiverem um cachorro – desde filhotes até uma estátua – aparecerão. O mais incrível é que você realmente não precisa taggear foto por foto com “estátua”, “cachorro”, “dia”… É como se o Google simplesmente soubesse tudo. Inclusive, pesquisar por localidades também é muito fácil, pois eles fazem o mesmo tipo de mapeamento. Assim, você pode procurar por “Paris”, para encontrar todas as fotos dessa viagem, por exemplo.

2 – Nomeie as pessoas

googlephotos_03

Marque seus amigos e encontre as fotos tiradas com eles.

Independente de você usar o aplicativo de smartphone ou web, vá em “Álbuns” e, no topo da tela, você verá uma série de opções pré-definidas. Uma delas é “Pessoas“. Clique ai e você verá o rosto de alguns dos seus conhecidos. Coloque o nome deles. Assim, você vai encontrar mais facilmente quase todas as fotos daquela pessoa.

3 – Compartilhar a sua localização (ou não)

As fotos que as pessoas tiram hoje em dia, principalmente em smartphones, têm várias informações, como, por exemplo, onde a foto foi tirada. O Google Photos usa essa função para ativar um mapa onde essas fotos são tiradas.
É uma função incrível, mas você talvez não queira que outras pessoas descubram onde suas imagens foram tiradas. Se for esse o caso, vá em photos.google.com/settings e marque a opção de “remover geolocalização em itens que eu compartilho por link“. Portanto, quando você gerar um link para compartilhar uma foto, ninguém receberá nenhum dado geográfico.

4 – Selecione várias fotos rapidamente

O Google Photos chegou antes do que o iOS com essa função. Segure o seu dedo em uma foto selecionada e depois arraste para todas as fotos que você quer selecionar. Dai fica mais fácil,  na hora de apagá-las ou de fazer uma colagem, fazer isso com várias fotos ao mesmo tempo. Mamão com açúcar, não?

5 – Não encha a memória do seu celular

Após fazer o backup das suas fotos pela versão mobile do Google Photos, você pode apagar do seu celular e deixar que a sua cópia única esteja na nuvem. Para fazer isso vá em Settings > Manage Device Storage. É bom para quem não tem muita memória disponível no smartphone ou não gosta de ficar com ela guardada no celular.

Mas, por via das dúvidas, sempre mantenha uma cópia local dos seus arquivos em um HD externo ou no computador, ok?

6 – Salve toda a sua biblioteca de fotos e mais

Espaço ilimitado para fotos abaixo de 16MB.

Espaço ilimitado para fotos abaixo de 16MP.

Se o Google merece um ponto para ser aplaudido, bem, o ponto é esse. Você pode guardar sem limite de espaço quantas fotos você quiser, desde que elas tenham menos que 16 MP. Mas, olha, não precisa se preocupar, afinal a maioria dos celulares fazem fotos numa quantidade de megapixels inferior, como é o caso dos iPhones.

Se você faz questão de ter fotos profissionais da sua câmera, por exemplo, na nuvem, terá um limite de espaço armazenado. Então é bom ficar atento ao tipo de plano que você vai querer ao mexer nas configurações do Google Photos, ok?

7 – Crie colagens, animações e filmes

O app cria automaticamente filmes, panorâmicas e colagens.

O app cria automaticamente filmes, panorâmicas e colagens.

Você já tentou usar a seção Assistant do Google Photos? Bem, ela te mostra sugestões em formato de cartões, com colagens automáticas de algumas fotos suas, às vezes fazendo até uma animação de imagens em sequência.

Se você quiser fazer o seu próprio filme, escolha algumas fotos, uma música da sua biblioteca ou da biblioteca pré-definida do Google e deixe que o app cria um mini filme animado com os seus arquivos. Inclusive, você sempre pode reeditá-lo e adicionar ou tirar fotos, mudar a trilha ou até um filtro aplicado.

Caso você realmente não goste do Assistant e queira mais espaço no celular, você pode desligá-lo aqui.

8 – Backup apenas com Wi-Fi

Nos aplicativos para celular, você pode desligar “Fazer backup de fotos (ou vídeos) com os dados do celular“, nas configurações em “Backup & sync“. É uma ótima ideia para quem tem um plano de internet reduzido/limitado.

9 – Recupere um arquivo em até 60 dias

Excluiu uma foto mas se arrependeu? Clique nos três pontinhos e selecione o Lixo. Suas imagens deletadas ficam por lá por dois meses até elas desaparecerem de fato. Isso é, ao menos que você decida “Esvaziar a lixeira” pelo serviço na web. Aí sim, todas elas serão apagadas de vez.

10 – Faça o download de todas as fotos do Google Photos

Caso sua intenção seja baixar uma foto ou outra pelo Google Photos, ele fará isso tranquilamente. Agora, se você quiser baixar toda a sua biblioteca, você precisará de algo mais potente, como o Google Takeout. Esse é um serviço do Google que te dá uma copia de tudo o que você colocou nos serviços da empresa, seja no Google+, Blogger, Calendário, Drive, Hangouts, Keep, YouTube, Gmail, Maps, Photos e outros. Caso você faça isso, você perderá todas as informações dessa foto sobre localização de câmera usada para tirar a foto e data.

E aí? Já conhece alguma dessas funções? Recomenda outras? Deixe o seu comentário!

21 anos, paulistano e estudante do último ano de jornalismo na Cásper Líbero. Trabalha na Rede Globo e é editor do Showmetech, escrevendo principalmente sobre Apple e Pokémon | @joseadorno

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top