Conecte-se conosco
google-chrome-capa

Google

Google Chrome: 10 dicas para você usar melhor o navegador

Veja 10 dicas selecionados pelo SMT para você usar melhor o Google Chrome e aproveitar todos os recursos e funções do navegador mais utilizado do mundo.

google-chrome-capa

O Google Chrome é o navegador mais utilizado no mundo e parte disso se deve ao Google, que investe bastante em seu navegador e também por ser um dos mais completos. Em alguns momentos ele pode ser o mais pesado, ou “comer” memória RAM como nenhum outro, mas é inegável que ele é o queridinho da maioria.

Hoje vamos mostrar para você 10 dicas incríveis (e um bônus)  para você usar melhor o Google Chrome e extrair o máximo de desempenho do navegador.

1 – Gerenciador de Tarefas

gerenciador-de-tarefas-chrome

Como disse o pensador contemporâneo, Paulo Higa, “Memória livre não serve para nada” e no fim das contas, memória RAM é pra ser usada. Mas se você é daqueles que gostam de monitorar quantos MBs seu navegador está consumindo, o Gerenciador de Tarefas embutido no Chrome é uma mão na roda. Basta dar um “Shift + Esc” para acessá-lo e verificar quais sãos as abas e extensões gulosas que devoram a memória do seu computador.

2 – Fixar Guia

fixar-guia-chrome

Essa dica é bem simples, mas talvez você não conheça. É possível fixar guias no Chrome para que elas ocupem menos espaço e fiquem reservadas para você consultar depois, ou para usar serviços que você precisa que estejam sempre em mãos como o Messenger, WhatsApp Web, Trello entre outros. As guias fixas também são uteis caso você queira ouvir alguma música no YouTube, ou Podcast, mas não quer deixar a guia ocupando tanto espaço.

3 – Desativar som da guia

desativar-som-da-guia-chrome

Outro recurso simplesmente incrível, que já deveria estar presente em todos os navegadores desde a criação da internet, é o de desativar o som de uma guia. Sabe aquele site chato que assim que você entra começa a tocar uma musica? Ou aquele outro que põe uma neve caindo e começa a tocar “Então é natal…” todo fim de ano? Então, nunca mais!

Desative o som da aba e seja feliz. Se quiser saber mais sobre esse recurso, dê uma olhadinha nesse post.

4 – Continue de onde você parou

continuar-de-onde-parou-chrome

Imagine que você está lendo alguns textos incríveis aqui do SMT, como este, está com 10 guias abertas e precisa sair e desligar o PC. Seria uma pena perder tudo isso, não acha?

Agora imagine outra situação: você usa diariamente alguns serviços como: Trello, Messenger, WhatsApp Web e etc no PC. Seria um saco ter que abrir todos, mas que bom que você usa o Chrome, e pode configurá-lo para continuar de onde você estava.

Entrado nas configurações, você pode acessar as configurações digitando ”chrome://settings/” em uma nova guia, basta marcar na seção Inicialização a opção “Continuar de onde você parou“. Você pode sair do navegador à vontade, e quando voltar, verá seu Chrome com todas as abas abertas do mesmo jeito de antes.

guias-especificas-chrome

Caso prefira sempre iniciar o Chrome com seu Facebook, o Showmetech e mais alguns sites toda vez que abri-lo, é só selecionar a terceira opção “Abre uma página específica ou um conjunto de páginas”, e depois configurar páginas, e adicionar quantas guias você quer abrir.

5 – Selecionar várias guias de uma vez

selecionar-varias-guias-chrome

Se você quiser fechar 10 guias de uma vez, vai ter que clicar de uma em uma e ficar dando “Ctrl+W” ou clicando no “X”? Que nada! Anota aí: Basta segurar a tecla Control no teclado (Ctrl) e clicando com o mouse em todas as guias que quer selecionar. Depois, faça o que quiser: fechar ou fixar as guias.

6 – Definir atalhos personalizados para extensões

atalhos-chrome

Adicionar um atalho para ativar extensões do Chrome é muito simples. Basta clicar no ícone de menu, no canto superior direito, depois ir em “Mais ferramentas” e “Extensões“, depois vá até o final da página e clique em “Atalhos do teclado“. Depois é só definir atalhos para suas extensões. No exemplo eu atribui a combinação “Ctrl+G” para ativar o plugin do Chromecast.

7 – Reabrir guia fechada

reabrir-guia-fechada

Essa dica é excelente e uso com muita frequência, porém ela é tão simples que parece bobagem, mas muita gente não sabe disso.

Se você quiser reabrir alguma guia fechada, basta pressionar “Ctrl+Shift+T” ou clicar em qualquer aba e selecionar “Reabrir guia fechada” que o navegador vai abrir sua última guia fechada.

Caso você continue fazendo isso, ele vai abrindo outras, como se você estivesse reabrindo seu histórico de navegação novamente.

8 – Adicionar um site à área de trabalho como um app

app-chrome

Essa dica é incrível (você verá o porquê mais na frente) e traz inúmeras possibilidades. Você pode adicionar algum site, serviço ou até mesmo uma extensão como app na sua área de trabalho.

Para salvar uma guia na sua área de trabalho, basta clicar no ícone de menu, no canto superior direito, depois ir em “Mais ferramentas” e clicar em “Adicionar à área de trabalho“.

Para salvar um app/extensão na área de trabalho, vá em Apps, abrindo uma nova guia, clique com o botão direito no app que deseja adicionar e clique em “Criar atalhos“, selecione “Área de trabalho“, depois “Criar“.

apps-chrome

criar-atalhos-apps

apps-na-area-de-trabalho

9 – Salve senhas e preenchimento de formulários no Chrome

senhas-salvas-chrome

O Chrome também lembra de quem é esquecido e nos ajuda a preencher automaticamente formulários, lhe poupando o trabalho de sempre digitar sem nome, endereço, CEP, telefone, cidade, estado, e pasmem…até números de Cartão de Crédito. Ele também é capaz de salvar suas senhas de login em sites e sincronizá-las com seu aparelho Android.

Há quem ache essas opções invasivas e teme que a SkyNet, ou o mesmo Google, use esses dados ao seu favor. Mas a dica está ai.

Basta entrar nas configurações, ir até a sessão “Senhas e Formulários” (dá pra usar a busca dentro das configurações também) e marcas as caixas como na imagem.

10 – Limpar dados de navegação rapidamente

Screenshot_1

Caso queira limpar rapidamente seu histórico, cookies, dados de navegação e etc, basta pressionar “Ctrl+Shift+Del” para abrir a opção de limpar dados que fica nas configurações do navegador.

Bônus: Como rodar apps do Android no Chrome

Com uma extensão (saiba mais aqui) é possível rodar apps Android no Google Chrome, então una essa dica bônus com a dica 08 e você pode instalar apps do Android no seu Chrome e colocar um atalho em sua área de trabalho sem necessidade de instalar um emulador em seu PC. Realmente, incrível.

Gostou das dicas? Quais você já conhecia?

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Google

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top