Conecte-se conosco
2190_LOOK

Ciência e Tecnologia

O Mundo em 2025: 10 previsões tecnológicas para os próximos 10 anos

Quando Gordon Moore, co-fundador da Intel, falou em 1965 que o poder de processamento dos computadores dobrariam a cada 18 meses, nem poderia imaginar que sua afirmação se tornaria uma lei no mundo da informática (leia nossa matéria sobre a “Lei de Moore“).

O Interessante é que essa afirmação hipotética se tornou tão verdade que virou lei no mundo da tecnologia, e não só em computadores, mas a lei também se aplica à sensores de câmeras fotográficas, smartphones e outros gadgets e olhando para o padrão de evolução estabelecido pela lei, podemos imaginar como a tecnologia vai estar daqui a 10 anos.

2190_LOOK

As transformações serão extraordinárias se olharmos hoje, mas quem há 10 anos se imaginava com um aparelho no bolso que ostentasse uma câmera de 20.7 MP, um processador Quad-Core de 2.5 Ghz e 3GB de RAM, se eu falasse isso na época você imaginaria um PC e uma câmera DSLR no bolso e ainda não chegaria a tais configurações, mas eu estou falando do Sony Xperia Z3, aparelho que fizemos review e que tem as mesmas configurações do meu notebook, sad but true

Olhando para essa evolução constante da tecnologia, fizemos previsões de transformações extraordinárias na próxima década:

1. Um cérebro humano por $1000

Em 2025 você será capaz de comprar um computador capaz de calcular 10 quintilhões de operações por segundo, a velocidade de processamento equivalente a do cérebro humano. Para se ter ideia o computador mais potente da atualidade, TIANHE-2 faz 33,86 quadrilhões de operações por segundo e precisa de 3,120,000 núcleos,  1,024,000 GB de RAM para realizar tal proeza, o que não deve ser nada barato e ainda assim, não alcança o poder de processamento do nosso cérebro. 

Tianhe-2

TIANHE-2, o computador mais potente do mundo

2. Economia de trilhões de sensores

A internet das Coisas descreve a conexão entre os dispositivos, pessoas, processos e dados. Em 2015 a IoT será superior a 100 bilhões de dispositivos conectados, cada um com uma dúzia ou mais de sensores coletando dados. Isso levará a uma economia de trilhões de sensores levando a uma revolução de dados além da nossa imaginação.  Um relatório recente da Cisco estima que a IdC irá gerar 19 trilhões de dólares do valor recém criado. Recentemente o Google anunciou o Project Brillo, a nova plataforma para IoT (sigla para Internet das Coisas, em tradução livre).

Internet of Things IOT

3. Conhecimento perfeito

Estamos caminhando rumo a um mundo de conhecimento perfeito. Com trilhões de sensores captando dados em todos os lugares (carros autônomos, drones, sistemas de satélite, gadgets vestíveis, câmeras), você vai ser capaz de saber tudo que quiser, a qualquer hora, em qualquer lugar e consultar dados no melhor estilo Homem de Ferro. E isso aliado a velocidade de internet que teremos em 2025, será um sonho!

Google driverless car

Google driverless car

4. 8 bilhões de pessoas hiper conectadas

Facebook (internet.org), Google (Project Loon, que poderá ser testado no Brasil), SpaceX, Qualcomm e Virgin (oneweb) planejam levar conectividade para cada pessoa na terra com velocidades superiores a 1 Megabit por segundo.

Serão 8 bilhões de pessoas hiper conectadas que representam dezenas de trilhões de dólares para a economia global. E, diferente de nós que crescemos ouvindo o barulhinho da conexão discada, essa nova geração vai crescer com internet de alta velocidade já nos seus smartphones com acesso à serviços como: Google, Amazon AWS, nuvem, Impressoras 3D, inteligência Artificial, crowdfunding crowdsourcing. E com tanta informação, a forma como aprendemos será mudada totalmente.

Dia Mundial da Internet Segura: saiba os riscos de navegar na rede

5. Novas formas de cuidar da saúde

Quem nunca quis um tão sonhado Health Kit, dos jogos de tiro? Bom pode continuar sonhando, talvez isso nunca chegue a existir, mas que tal ser dono da sua sua saúde, saber quando você está bem, quando deve procurar o médico e fazer um check-up completo em casa? Em 2025, ou até antes isso será possível.

Várias empresas estão de olho na área da saúde como Apple e Google e várias Startups nascem a cada dia.  Sensores biométricos, como a MI Band e IA, nos tornarão CEOs de nossa saúde. O sequenciamento de genoma já é uma realidade e não será caro, possibilitando, assim, criar remédios específicos para cada pessoa, prevenir doenças e até hackear o sistema imunológico de alguém. Cirurgiões robôs farão procedimentos e impressoras 3D imprimindo próteses, novos órgãos e até crânios novos. O que parece bizarro já é realidade, imagine em 2025. Só espero que alguém crie o Baymax, por favor.

big-hero-6_612x380_1

Baymax e seus desfibriladores

6. Realidade Virtual e Aumentada

As maiores empresas de tecnologia estão investindo bilhões em realidade aumentada, como a Microsoft com seu incrível Hololens, Facebook com o Oculus Rift, Google com o Magic Leap e Cardboard e ainda temos Samsung, Sony, Qualcomm e outras, e isso só pode dizer uma coisa: Realidade Virtual será o futuro, nem que você não queira.

Provavelmente as telas como conhecemos irão desaparecer e ser substituídas por óculos, não como o Google Glass, espero algo mais discreto e dentro dos padrões da sociedade, afinal, não queremos parecer mais estranhos do que somos falando com nossos relógios e olhando para óculos tecnológicos esquisitos.

hololens

Jogo Minecraft utilizando o espaço da casa como mapa, com Hololens

7.  Olá, JARVIS

Se em 2015 temos assistentes pessoais inteligentes, como a Cortana, em 10 anos teremos Inteligências Artificiais pensando a nosso favor, você poderá ter um JARVIS a sua disposição, ou seja um assistente pessoal inteligente, como o assistente de Tony Stark no filme Homem de Ferro (2008). A IBM sempre está em busca de aperfeiçoar seu sistema Watson e várias outras empresas estão em busca do próximo nível das IA. Com a introdução da Cortana nativamente no Windows 10, será normal em uma década ter acesso a uma inteligência artificial direto do seu computador. Só espero que ninguém tente criar o Ultron.

cortana

8. Blockchain

Você pode não ter ouvido falar em blockchain, mas já ouviu falar em Bitcon, a criptomoeda globalmente aceita, descentralizada, democratizada e segura. E ela só é possivel, graças ao blockchain, um protocolo que permite a transferência digital de valores e ativos, sem um intermediário. Investidores como Marc Andreesen tem gasto dezenas de milhões no desenvolvimento desse protocolo, que acreditamos ser tão importante quanto a criação da internet. Imaginar um futuro sem cédulas, onde todos podem transferir dinheiro livremente sem precisar reportar a governos? 

blockchain-wallet-graphic

9. Exploração espacial

Enquanto alguns governos fazem acordos de cavalheiros para explorar o espaço juntas e outros sequer conseguem mandar um satélite com software para processamento de imagens para o espaço, como o Brasil, a iniciativa privada está investindo bastante em exploração espacial e daqui a uma década já poderemos fazer um Tour pela Lua, ou até mesmo, comprar um espaço de terra em marte.

Space_Shuttle_Atlantis_launches_from_KSC_on_STS-132_side_view

 10. Imersão nos jogos eletrônicos

Pegue todas essas inovações descritas nos parágrafos anteriores e as una ao setor de entretenimento. Agora pense nos jogos que podem vir se unirmos: Realidade Virtual e Aumentada com Sistemas de monitoramento de saúde, sensores, Inteligência Artificial e um poder de processamento absurdo.

Os jogos poderão criar cenários altamente realistas usando como base, por exemplo, seu batimento cardíaco e criar uma fase totalmente randômica baseada em suas emoções naquele momento. Você poderá interagir com o jogo através de Realidade Aumentada e até mesmo se colocar dentro do jogo. Tudo isso será possível em 2025, não custa sonhar.

Oculus Rift VR

E que previsões você faria para 2025?! Comente!

Fonte: SHub.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top