Conecte-se conosco
Elon Musk, chief executive officer of Space Exploration Technologies Corp. (SpaceX), speaks at the unveiling of the Manned Dragon V2 Space Taxi in Hawthorne, California, U.S., on Thursday, May 29, 2014. The Dragon V2 manned space taxi, an upgraded version of the unmanned spacecraft Dragon, will be capable of sending a mix of cargo and up to seven crew members to the International Space Station. Photographer: Patrick T. Fallon/Bloomberg via Getty Images

Ciência e Tecnologia

SpaceX recupera Falcon 9 intacto e deixa tudo igual na Corrida Espacial do Século XXI

Após sair em desvantagem na disputa com a Blue Origin, SpaceX dá o troco ao recuperar o primeiro estágio do Falcon 9

smt-SpaceX-P1

O ano de 2015 pode ter parecido interminável devido às diversas dificuldades que a maioria das pessoas tiveram que enfrentar. Mas existe um setor que pode comemorar esse ano como um período de ouro. Naturalmente, nos referimos a chamada Corrida Espacial do Século XXI, que tem como protagonistas a SpaceX de Elon Musk e a Blue Origin de Jeff Bezos.

Na primeira batalha, o dono da Amazon saiu em vantagem contra Musk (entenda o porque nesta matéria) ao conseguir pousar o foguete New Shepard em terra firme depois de atingir altitude sub-orbital (100 km), o que significa chegar atingir a atmosfera sem entrar em órbita.

A005_C008_1221PL

Nessa segunda-feira (21), foi a vez da SpaceX dar o troco ao lançar com sucesso seu foguete Falcon 9 e conseguir recuperar o primeiro estágio do vetor intacto, em uma operação inédita. O foguete foi lançado às 20H29 local (23H29 Brasília) de Cabo Canaveral, Flórida, e minutos após o início, seu primeiro estágio se desprendeu e começou a regressar à Terra de forma suave, enquanto o segundo estágio seguia levando os satélites para o espaço.

Graças a motores que amenizaram a queda, o primeiro estágio desceu suavemente e pousou de forma vertical 11 minutos após o lançamento, revelaram imagens da operação divulgadas ao vivo pela SpaceX (confira no vídeo abaixo).

Como em qualquer disputa, o espírito esportivo entre os competidores é proporcional ao tamanho da soberba de cada um. Quando Jeff Bezos obteve seu êxito, Musk não demorou a reconhecer a conquista do rival, destilando uma pontinha de ironia. Agora, a situação volta a se repetir, mas tendo o bilionário dono da Tesla como alvo da mordacidade.

Menos de 1 hora após a SpaceX anunciar o sucesso da missão do Falcon 9, Bezzos também recorreu ao twitter para retribuir a “gentileza” do rival. Em tom jocoso, o bilionário da Blue Origin twittou (confira abaixo): “Parabéns a @SpaceX pelo sucesso na aterrissagem suborbital da Falcon. Bem-vindo ao clube!“, provocou. Com um clima quase tão prosaico quanto o futebol, deveremos ter “fortes emoções” na Corrida Espacial do Século XXI em 20016.

A conferir!

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top