Conecte-se conosco
smartphoneCongress-capa

Ciência e Tecnologia

10ª Eletrolar Show: Mediatek revela as tendências para o futuro na Smartphone Congress

Em evento paralelo à 10ª Eletrolar Show, Finbarr Moynihan, VP da MediaTek, revela as tendências da indústria de smartphones no Smartphone Congress

Finbarr Moynihan, executivo da MediaTek em palestra na Smartphone Congress

Nesta terça-feira (21), o futuro dos smartphones esteve em pauta durante a palestra de Finbarr Moynihan, vice-presidente de vendas corporativas internacionais da MediaTek. O executivo falou sobre a evolução dos celulares, desde 1984, quando surgiu no mercado o primeiro dispositivo móvel com funções apenas de telefone, até os dias de hoje, em que o smartphone agrega múltiplas funções, alterando diretamente o estilo de vida das pessoas.

Na palestra intitulada “A Evolução do Smartphone: O melhor ainda está por vir“, o VP da MediaTek apontou para o desenvolvimento tecnológico no futuro em 3 elementos estratégicos fundamentais: gestão de energia; câmeras superpotentes; e a crescente expansão da Internet das Coisas (IoT). Veja abaixo:

Gestão de energia

Aparelhos mais finos e com telas maiores (que chegam a ter mais de 5 polegadas), parecem ser a preferência dos consumidores. Um dos desafios da indústria é obter eficiência energética para esse tipo aparelhos, reduzindo o consumo de energia de seus processadores. A MediaTek acredita que a questão pode ser resolvida com sua inovadora arquitetura Tri-Cluster™ Deca-core. Seu novo chipset Helio™ X20, adota a inovação, que deverá estar no mercado antes do final deste ano.

A tecnologia faria um mapeamento da demanda de cada aplicativo dividindo-os em 3 níveis: baixo, intermediário e pesado. Ao traçar esses perfis de consumo, Moynihan acredita que seja possível economizar até 30% de energia. Além disso, a empresa também procura desenvolver outras tecnologias como a Pump Express™, que permite reduzir pela metade o tempo de carregamento da bateria de um smartphone.

Câmeras superpotentes

smt-smartphoneCongress-Camera

O VP da MediaTek falou também sobre as inovações em torno das câmeras, que cada vez mais se aproximarão das versões profissionais. Segundo ele, o papel das câmeras poderá ficar ainda mais relevante, podendo ter muitas aplicações nas áreas da saúde e da educação, além de desenvolver a capacidade de reconhecer objetos e pessoas.

Uma das inovação destacadas, que permitiria às câmeras dos smartphones concorrerem diretamente com as profissionais, é a possibilidade de usar múltiplas câmeras nos aparelhos, possibilitando experiências como as proporcionadas pelas câmeras DSLR, que por sua vez se assemelham às de 35 mm e dão efeitos de profundidade de campo durante a pré-visualização.

Com base nessas percepções, a Mediatek vem aperfeiçoando em seus chipsets os recursos de vídeo e de conectividade com coisas ao redor, que usem a mesma rede de dados. Com isso empresa acredita que o Helio™ X20 terá um processamento de imagens similar ao de câmaras profissionais.

Internet das Coisas (IoT)

smt-smartphoneCongress-iot

Por fim, Moynihan falou sobre a tendência de muitas ações do dia a dia serem controlados pelos smartphones, como os eletroeletrônicos e eletrodomésticos, por exemplo. Neste sentido, o executivo espera que no futuro tudo seja concentrado em um único aparelho. E o smartphone é o candidato natural para executar essa função.

A MediaTek desenvolveu uma tecnologia pensada para as inovações trazidas pelo campo da Internet das Coisas (IoT), chamada CrossMount. A função permite a utilização de recursos compartilhados entre vários aparelhos que estão na mesma rede (cross-device), libertando um dispositivo das limitações inerentes ao seu hardware.

Outras aplicações de Internet das Coisas (IoT) serão demonstradas no estande da MediaTek na 10ª Eletrolar Show. como um smart watch, um tênis de criança que permite aos pais acompanhar o seu deslocamento via GPS, e a aplicação Smart Brewer, que monitora todo o processo de fabricação caseira de  vinhos ou vinagre, através de um aplicativo para smartphone.

Smarthphone Congress

O mercado de smartphones, suas oportunidades e seus impactos no mundo dos negócios e na vida moderna estão os principais temas debatidos no Smarthphone Congress. O evento teve início nessa segunda-feira (20) e irá até 23 de julho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, em paralelo à 10ª Eletrolar Show, maior feira B2B de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares, TI e UD da América Latina.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top