Conecte-se conosco
mac-os-x-atalhos

Apple

15 atalhos essenciais do Mac OS X

O Mac OS X possui dezenas de comandos rápidos, alguns exclusivos e outros bem parecidos com outros sistemas. Selecionamos 15 atalhos essenciais do Mac.

mac-os-x-atalhos
Atalhos de teclado nos ajudam a economizar muito tempo. Afinal, fechar um aplicativo, ir para as configurações do sistema ou tirar uma screenshot sem precisar navegar por um caminho extenso é muito mais produtivo. O Mac OS X possui dezenas de comandos rápidos, alguns exclusivos e outros bem parecidos com aqueles presentes no Windows. Selecionamos 15 atalhos úteis do sistema operacional da Apple, confira.

  1. Command + Espaço — Abre o ‘Spotlight’
    O Spotlight é uma barra de pesquisa universal do Mac OS X. Utilizando esse atalho, você pode fazer contas matemáticas, converter moedas, buscar arquivos no sistema, fazer pesquisas na web, entre outras opções.
  2. Command + F — Encontre itens em documentos e páginas web
    Atalho essencial, o Command + F abre uma caixa de pesquisa no aplicativo para encontrar palavras. O comando funciona em todos os editores de texto e navegadores.
  3. Command + A — Selecionar tudo
    O Command + A permite selecionar tudo o que está na página, sejam textos, imagens ou outros elementos.
  4. Command + C / Command + V — Copiar ou Colar
    Conjunto já conhecido. O Command + C faz cópias de textos, fotos e arquivos, enquanto o Command + V cola os itens.
  5. Command + W — Fechar a janela de um aplicativo
    Para fechar rapidamente a janela de um app, sem encerrá-lo, basta usar o comando Command + W. Ele equivale a ação de clicar no pequeno círculo vermelho presente nas janelas do Mac OS X.
  6. Command + Q — Encerrar um app
    Se você não quer apenas fechar uma janela, é possível encerrar o aplicativo por completo utilizando o comando Command + Q.
  7. Command + Option + Esc — Forçar o encerramento de apps
    E se eventualmente o software parar de responder, force o fechamento com o comando Command + Option + Esc. Uma pequena janela se abrirá mostrando todos os apps rodando, basta escolher qual precisa ser encerrado.
  8. Command + Tab — Alternar entre apps
    Para alternar rapidamente entre os programas abertos, use o Command + Tab. Uma pequena caixa será exibida; você pode escolher qual app deseja acessar clicando sobre ele ou repetindo o comando.
  9. Control + Tab — Alternar entre abas abertas no Chrome ou Safari
    Semelhante ao atalho anterior, mas funciona para alternar entre as guias abertas nos navegadores.
  10. Command + ~ — Alternar entre as janelas abertas de um mesmo app
    Esse atalho é útil quando você estiver usando várias janelas de um mesmo software, como um navegador.
  11. Command + , — Abrir as preferências do aplicativo
    As preferências e configurações de qualquer aplicativo do Mac OS X podem ser acessados com o comando Command + , (vírgula).
  12. Command + H — Esconder um app
    Se você quer esconder um aplicativo para deixá-lo funcionando em segundo plano, utilize Command + H. Todas as janelas desaparecerão e para reabri-las, acesse o app novamente. Nenhum dado ou informação é perdida, já que o software não será encerrado.
  13. Command + Shift + 3 — Tirar screenshots
    O Mac OS X possui um sistema muito inteligente para screenshots. Para tirar print da tela inteira, use Command + Shift + 3. Se você quer apenas uma parte da tela, use Command + Shift + 4. Mas se preferir capturar uma janela específica, aperte Command + Shift + 4 + Espaço.
  14. Command + M — Minimizar aplicativos
    É possível minimizar rapidamente as janelas abertas. Command + M minimiza a janela atual, enquanto o Command + Option + M minimiza todas as janelas de um aplicativo específico.
  15. Option + Shift + Volume — Controlar volume em frações menores
    É possível aumentar ou diminuir o som do computador em pequenas frações utilizando o comando Option + Shift + Volume. O mesmo atalho vale para definir a intensidade do brilho da tela.

Conhece mais algum atalho do Mac OS X? Deixe nos comentários!

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top