Conecte-se conosco
Doom 1 para PC, um clássico dos FPS

CULTURA GEEK

15 Jogos clássicos para PC que você deveria conhecer e jogar

Confira uma lista com 15 jogos clássicos para PC que você precisa conhecer e jogar, caso ainda desconheça. Desde Doom até Duke Nukem 3D

Dukem Nukem 3D, um dos jogos clássicos para PC que você precisa conhecer

Em um tempo em que consoles se resumiam à Nintendo vs. SEGA, o PC foi uma das plataformas que mais se destacou, por ter uma capacidade gráfica superior, e nos deu de presente vários jogos clássicos e inesquecíveis.

E a plataforma é mais antiga do que se imagina. Se engana quem pensa que o primeiro jogo para PC foi “Pong”. Em 1962 quatro alunos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) criaram o “Spacewar“, o “pai” dos jogos de PC e jogos de nave no espaço, como o clássico “Space Invaders” do Atari.

Mais de 50 anos depois do primeiro jogo lançado para PC preparamos uma lista, em parceria com a Nuuvem, com 15 jogos clássicos que todo PC Gamer precisa conhecer, e jogar. Então acomode-se na cadeira, prepara o mouse de bolinha e vem conferir a lista com a gente.

Fallout

Capa do Fallout 1 para PC

Essa não seria uma lista de jogos clássicos para PC sem Fallout. Esse jogo “deu start” em uma franquia de sucesso que perdura até hoje. O jogo provou que nem todo CRPG precisa ser de fantasia para ser bom.

Os primeiros Fallouts eram uma obra prima pra quem gosta de uma boa história, excelentes diálogos e uma jogabilidade fantástica por turnos. Suas decisões contam muito em Fallout, mas uma coisa é garantida: decidir jogar esse clássico deveria ser sua prioridade.

Você não vai se arrepender de jogar o primeiro Fallout e seguir até Fallout 4, último jogo da franquia.

Outcast

Outcast, Jogo de Aventura do Ano de 1999

Outcast, Jogo de Aventura do Ano de 1999, não a banda

Não ache que estamos falando daquela banda, ela se chama OutKast. Esse jogo foi nomeado o “Jogo de Aventura do Ano” pela Gamespot em 1999, Outcast tinha o mais próximo de uma exploração de mundo aberto que a época poderia produzir. O jogo tinha basicamente dois botões: mirar e atirar, mas não deixe que isso te engane e faça pensar que esse não é um dos maiores clássicos de todos os tempos, porque ele é até mais do que isso.

Half-Life

Half Life 1 PC

Jogos de FPS clássicos para PC são comuns. A plataforma foi o berço deles. No entanto, um jogo em especial merece nossa atenção e respeito. Foi através de um Mod feito para Half-Life por usuários do jogo que surgiu outro clássico: Counter-Strike, CS para os íntimos.

Half-Life deixou uma saudade tão grande nos gamers que até hoje se esperar um Half-Life 3. Cheio de suspense, o jogo é uma verdadeira obra prima, e se destaca entre os shooters até hoje.

The Secret of Monkey Island

The Secret of Monkey Island

Não olhe agora, mas aquilo parece um macaco de três cabeças. Caso você não tenha entendido a referência, ficamos um pouco tristes porque sua infância/adolescência foi menos feliz do que poderia ter sido.

Se você entendeu a referência, é um dos felizardos que jogou Monkey Island, ainda no DOS. O jogo de piratas tem puzzles, diálogos e humor ácido excelente.

Se você nunca jogou, mas é fã de som MIDI, gráficos 8-bits e jogos point-and-click, deve conhecer este clássico. Se não tiver um emulador de DOS fácil por ai, aproveita que tem um remake do jogo.

StarCraft

Starcraft para PC

Foram 12 anos de espera por uma continuação do primeiro Starcraft, e isso não aconteceu por acaso. O RTS de ficção científica fez uma legião de fãs não só pela história, quanto pelas mecânicas do jogo. Seria difícil resumir sobre o que se trata a história, mas tudo que você precisa saber é: guerra espacial envolvendo seres MUITO antigos. Com humanos no meio.

Doom

Doom 1 gameplay

Para muitos, Doom foi o jogo que iniciou a vida de jogador de PC. O jogo mistura ação, aventura e terror em quase todos os seus jogos. A saga Doom é uma verdadeira obra de arte, e em parte responsável por todo o sucesso dos jogos FPS.

A mecânica do jogo é bem simples, atirar até derrotar os monstros com armas poderosas. Quem jogou este clássico não tem como não lembrar da BFG9000, The “Big Fucking Gun“. Se você não é medroso, e gosta de um desafio com um toque clássico e nostálgico, jogue Doom agora mesmo.

O jogo é tão leve que tem várias versões online para jogar direto do navegador, e um remake lançado em 2016.

Full Throttle

Full Throttle

Se tem uma coisa que George Lucas soube fazer bem em sua vida, foi ter idéias geniais e lucrativas. Star Wars, e suas empresas derivadas são um exemplo disso. A ILM e Lucasarts prosperam até hoje.

E houve uma época em que jogos point-and-click dominavam o mundo, e grande parte desse sucesso vinha de jogos da Lucasarts, como Full Throttle, The Dig e tantos outros.

Feitos para quem gosta de prestar atenção na história (e que histórias) esses jogos tinham mecânicas simples, mas a forma como Full Throttle utiliza o mouse em alguns momentos faz dele um membro importante da lista de jogos clássicos que você deveria jogar.

Deus Ex

Deus EX

Junto com System Shock, que por pouco não entrou na lista, Deus Ex foi um dos primeiros jogos a misturar elementos de FPS e RPG em uma só mecânica. A graça aqui são as escolhas, já que cada fase pode ser jogada infinitamente, por conta das várias possibilidades de se aproximar do seu objetivo.

A franquia fez tanto sucesso e é tão amada, que até hoje é jogada. Deus Ex: Mankind Divided, foi o último jogo a ser lançado em agosto, mas antes de jogá-lo, dê uma olhada no clássico que inciou toda essa história.

Age of Empires

Age of Empires

Ô-lô-lô. Ver suas tropas virando de lado não era nada legal, mas converter exércitos inimigos à sua causa usando os sacerdotes era bem divertido. Age of Empires tinha uma jogabilidade bem boa para a época (até hoje é maneiro), mas foi no modo campanha que a maioria dos gamers aprendeu as lições mais valiosas sobre a história do mundo.

Warcraft

Warcraft

Precisa falar de Warcraft? O universo criado no jogo chegou esse ano aos cinemas, e por mais que não tenha agradado a todos, é um grande feito. Depois da época onde filmes baseados em jogos nos trouxe inúmeras decepções, tirar esse estigma foi complicado. Mas Warcraft teve coragem suficiente para tentar.

Mas bem antes que isso acontecesse, lá em no longínquo ano de 1994, a Blizzard lançou o que seria uma de suas maiores franquias de todos os tempos. Hoje em dia talvez seja difícil aguentar os gráficos do primeiro e do segundo jogo, mas pelo menos o terceiro você PRECISA jogar.

Commandos

Commandos

Nem só de FPS se fazem jogos de tiro, e Commandos é a prova disso. Acha que jogos com muitas horas de gameplay são coisas modernas? Então você nunca passou 3 horas num mapa do jogo procurando a melhor forma de acabar com os exércitos inimigos. Na faca. Durante a noite, já que era a hora que os pais iam dormir.

Duke Nukem 3D

Duke Nukem 3D

Duke Nukem 3D pode não ser o melhor da série, mas marcou minha infância, como a de muitos. Ele é o mais recente jogo da série, que foi aguardado por anos, e talvez não tenha sido tudo aquilo que a gente esperava, mas pelo menos o humor fanfarrão que fez da série o que ela é estava lá.

Os primeiros jogos foram bons, mas o 3D se tornou uma unanimidade entre quase todos os jogadores de FPS. Ao lado de Doom e Wolfenstein, esse jogo compõe a santa trindade que popularizou o gênero FPS.

Unreal Tournament

Unreal Tournament

Um dos FPS com arena mais importantes de todos os tempos, Unreal Tournament tinha armas insanas que tornavam o PVP num combate alucinante. Foi também um dos primeiros jogos a utilizar BOTs realmente desafiadores. Claro que isso depende do nível que você escolhe, mas a gente tem certeza que aqui só tem gamer cascudo.

Diablo

diablo

Hoje em dia os servidores de Diablo 3 vivem cheios, mas houve um tempo em que nem online o jogo era. Os primeiros Diablos possuíam ótimas histórias e uma jogabilidade que permitia uma ótima imersão no ambiente do RPG. Se você é muito apegado aos gráficos, talvez precise começar mesmo pelo 3, mas nós recomendamos muito as origens da série.

O que achou da lista? Quantos jogos você já conhecia e jogou?

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de CULTURA GEEK

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top