Conecte-se conosco
windows95launchman.0

PCs com Windows

20 anos do Windows 95: como ele mudou o mundo

20 anos do Windows 95: Nós do SMT mostramos algumas novidades que o Windows 95 trouxe e como ele mudou o mundo com isso; Veja algumas curiosidades sobre o sistema da Microsoft

20 anos do Windows 95

A muito tempo atrás, numa época onde não existiam smartphones, tablets, redes sociais e serviços de streaming, nascia o Windows 95. Apresentado por Bill Gates no dia dia 24 de agosto de 1995,  ele era composto de um pacote com 13 disquetes e completou 20 anos na última segunda-feira (24) e foi responsável por algumas das mais importantes novidades do sistema, presentes até hoje. E em tempos de Windows 10, vale a pena relembrar tudo o que rolou naquela época, incluindo alguns exemplos de como o Win95 revolucionou o mundo:

Ele trouxe o Menu Iniciar

win95startmenu

Se todo sistema operacional hoje tem um menu iniciar, é graças ao Windows 95. A Microsoft sempre se esforçou para tornar os computadores amigáveis e fáceis de usar. Como já publicamos, jogos como Paciência e FreeCell tinham propósitos além da diversão, e serviam como tutoriais subliminares para ajudar os usuários.

O Iniciar também faz parte dessa iniciativa, reunindo em um só lugar todos os programas e configurações do sistema. Ele se tornou tão importante que quando a Microsoft tentou aposentá-lo, no Windows 8, foi duramente criticada e obrigada a trazê-lo de volta no Windows 10.

A barra de tarefas revolucionou a multitarefa

Am_windows95_desktop

Se o Windows 3.1, que já tinha uma interface gráfica era uma tremenda bagunça, o Win95 trouxe consigo a barra de tarefas, que conseguiu organizar a casa e revolucionar a multitarefa e por conta disso, permanece até hoje no sistema, tendo sido copiada por outros sistemas como o Linux, no KDE, por exemplo e Mac OS, que a mantém em forma de dock até hoje.

Ame ou odeie, ele levou a web para sua casa com o Internet Explorer

let-me-introduce-you-to-the-internet-meme

O navegador mais amado da década de 90, o Internet Explorer, foi introduzido no Windows 95 e não saiu do sistema operacional da Microsoft até hoje. Se você ama ou odeia (veja aqui porque muitos o odeiam) o IE, tem que admitir que, se você tem mais de 20 anos, ele foi seu primeiro navegador, e naquela época, com uma gloriosa conexão discada de 56K e sites em flash “super leves”, nem era tão ruim assim, só que não…

Conectou, já pode usar

notebook-e-pendrive

Se hoje é mais que comum plugar algum periférico ou dispositivo USB no PC e já usá-lo em seguida, antes do Windows 95 não era tão fácil assim. Para conectar um mouse ou teclado, por exemplo, era necessário desligar o computador, para que ele reconhecesse o novo hardware. O 95 trouxe consigo o “plug’n’play“, que por mais que época não tivesse tanta necessidade, hoje é indispensável. Já imaginou ter que reiniciar o computador sempre que precisar plugar seu pendrive ou smartphone no PC?

Ele trouxe a fonte mais “divertida” do Windows

comic-sans-nao-da

A fonte mais odiada por designers do mundo inteiro, Comic Sans, foi desenhada pelo designer da Microsoft Vincent Connare, com o objetivo de ilustrar os balões de fala do Microsoft Bob, uma interface gráfica do Windows 3.1 que era voltada para o público infantil.

Por ter sido concluída em 1994, acabou entrando somente no Windows 95, e não saiu mais do sistema. Apesar de famosa e engraçadinha, ela é tida como a pior fonte do Windows.

Como o novo sistema foi um marco na época, o Windows 95 ganhou destaque na mídia. Veja o anúncio do novo sistema no Jornal Nacional de 1995, apresentado por Cid Moreira. É interessante notar como era a informática nessa época:

Também foi no Win95 que surgiu o MSN, a Microsoft Network, que foi desenvolvida para acessar e-mails, chats e salas de bate-papo. Nostalgia pura!

msnwindows95.0

Se você não teve oportunidade de usar esse sistema, pode experimentar um simulador virtual que mostra como era o Windows há 20 anos.

E para finalizar, um pequeno vídeo da festa de lançamento do sistema, com Steve Ballmer, super empolgado e com direito a Bill Gates dançando, como um bom nerd, óbvio!

Bill Gates anunciando o Windows 95 ao mundo

Bill Gates anunciando o Windows 95 ao mundo

Qual foi sua experiência com o Windows 95, chegou a usá-lo? Conte para nós qual foi seu primeiro PC.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de PCs com Windows

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top