Conecte-se conosco
25 anos de internet e os melhores 25 memes de todos

Ciência e Tecnologia

25 anos de internet e os melhores 25 memes de todos

A internet como a conhecemos ainda é nova: apenas 25 anos. Bem, durante esse tempo, muita coisa aconteceu nas redes. Confira 25 memes imperdíveis!

É muito meme para pouca internet

É muito meme para pouca internet

Os memes não começaram ao lado da Web há 25 anos. Essa palavra que hoje em dia é tão usada e explorada vem do grego “mimeme” (imitar algo) e foi definida pelo biólogo Richard Dawkins em “The Selfish Gene”, livro publicado em 1976.

De acordo com ele, “mimeme é uma unidade de transmissão cultural ou uma unidade de imitação”, como os forninhos da Giovana e os “nossa, cara, que loucura! Como você é burro”, do Caetano Veloso.

Embora esses sejam memes atuais, nada disso seria possível sem a Web como conhecemos hoje. O site Know Your Meme confirmou que existem mais de 2600 deles. Abaixo, estão os 25 melhores memes da internet em seus primeiros 25 anos.

01. Bebê dançante

1996: O vô dos memes da Internet. O bebê dançando ao som de “Hooke on a Feeling”, apareceu diversas vezes nos episódios de Ally McBeal.  O arquivo foi originalmente feito com um dos primeiros softwares de 3D. Os desenvolvedores da LucasFilm modificaram esse vídeo antes de ele ser compartilhado por todo o mundo e foi comprimido em um dos primeiros GIFs da história. Emocionante, não?

02. Dança do Hamster

1998Ok, a galera que agora tem uns 30 anos realmente gostava de uma bela dancinha, não é mesmo? Provando que os GIFs mereciam o estrelado, um estudante de arte canadense fez uma página com GIFs de 392 hamster; um tributo ao seu bichinho de estimação. Como se não bastasse a dança contagiante, a música de fundo é uma versão acelerada de “Whistle Stop”, do Roger Miller.

03. Hora da geléia de manteiga de amendoim

2001: Hit dos hits. Peanut Butter Jelly Time é uma animação em flash – que Steve Jobs decidiu matar dez anos antes de acabar – de uma banana em 8-bits dançando. Esse vídeo virou um fenômeno nas “interwebs” no começo do anos 2000. A canção grudenta foi escrita e apresentada pelo grupo de rap Buckwheat Boyz.

04. All Your Base Are Belong To Us

2001: Para os fãs de jogos, esse meme ecoou pelos quatro cantos da internet antiga. All Your Base Are Belong To Us foi originado a partir de uma cena cortada do jogo japonês “Zero Wing”. A péssima tradução da frase foi o que fez esse meme persistir por todos esses anos.

05. A criança de Star Wars

2002: A primeira vítima em larga escala do cyberbullying. Ghyslain Raza, sem discussões, tornou-se um meme baseado em um vídeo que ele usa um taco de baseball como arma para fazer movimentos engraçados como se estivesse lutando contra Darth Maul, em “Star Wars: A ameaça fantasma”. O Star Wars Kid mostrou para o mundo que a privacidade na internet não é garantida para ninguém.

06. Spongmonkeys

2003: Antes de virar spokesthings do Quiznos, dois “Spongmacacos” cantando se tornaram um verdadeiro viral fadado ao estrelato, após aparecerem numa newsletter do b3ta, um pré-link e com um site de compartilhar imagens. A música de abertura começa, é claro, com “We like the moon”.

07. Numa Numa

2004Acabei de ter o maior throwback de todos. Se alguma coisa significa ter vivido os anos 2000, claramente essa música está no top 3. Relembre o hit aqui.

08. O RLY

2005: Esse não precisa de contextualização. O meme surgiu originalmente na comunidade do site 4chan. O olho aberto da coruja foi usada como maneira de mostrar sarcasmo, tornando-se predecessor de outros memes de reação.

25 anos de internet e os melhores 25 memes de todos

Serião?

09. Fatos sobre Chuck Norris

2005: Chuck Norris foi na internet o “primeiro homem mais interessante do mundo“, coroado com o mítico avatar de homem que tem uma força sobrenatural, além de atitude e todo um jeitão único. Memes como “Não há teoria da evolução”, como um dos fatos diz, “apenas uma lista de criaturas que Chuck Norris permite viver”. Bem, isso já sabemos.

10. I Can Has Cheezburger?

2007: Memes baseados em animais são incríveis, mas o blog “I Can Has Cheezburger, que tem como mascote um gato britânico faminto, transformou todos os demais memes em mainstream. O site foi criado pelo Eric Nakagawa e Kari Unebasami.

11. Rickroll

Antes dos clickbait, havia RIckroll. Popularizado no 4chan, o meme com relação à música de Rick Astley, fez sua vítima durante uma sessão da Câmara de Oregon e até no feed do Twitter da Casa Branca.

12. Success Kid

2007: Baseado numa foto da mãe de Sammy Griner, Laney, postou no Flicker quando ele tinha apenas 11 meses de idade, o meme descreve uma coisa que vai melhor do que esperado. Em 2015, a fama de Sammy ajudou a família arrecadar 100 mil dólares para custear um transplante para o seu pai Justin.

13. Esquilo dramático

2007: Ok, esse é dos clássicos. o esquilo dramático é um vídeo de cinco segundos do animal de costas para câmera, virando o seu rosto com um ar de espanto.

14. Filosoraptor

2008: Outra joia da internet. O filosoraptor é o meme do dinossauro pensativo, ponderando sobre a vida e pensando nos paradoxos existentes. Totalmente ouro.

25 anos de internet e os melhores 25 memes de todos

O famosos “Ué”

15. Deal With It

2010: Nesse GIF, óculos de sol caem de uma maneira bem descolada na cara de um cachorro. Isso era como um emoticon dos fóruns do SomethingAwful por um tempo, mas depois tornou-se um meme com porque o site Dump.fm fez um concurso encorajando as pessoas criaram as suas próprias versões dos óculos escuros aparecendo na cara de alguém. O Aécio e a Dilma que o digam nas eleições de 2014.

16. Esconda as suas crianças, esconda a sua mulher

2010: “Então todos vocês precisam esconder as suas crianças, esconder as suas mulheres e esconder os seus maridos, porque eles estão estuprando todos aí fora”, foi o que disse Antoine Dodson enfaticamente para um repórter de TV, após uma pessoa tentar agredir sua irmã. O vídeo rapidamente se espalhou pela internet no YouTube, tendo sido criadas diversas versões e remixes dessa fala.

17. Gato Nyan

2011: A combinação de um animação em 8-bit de um gato (originalmente dublado como “Pop-Tart Cat”), com a música insanamente grudenta “nyanyanyanyanyanya!”, estourou o YouTube, tornando-se o quinto vídeo mais visto de 2011, inspirando ilustrações de fãs, designs e games.

18. Ermahgerd

2012: Originalmente como “Gersberms… mah favrit berks” e depois como “BERKS!”, o texto sobrepõe a suposta fala de uma mulher segurando livros de maneira muito engraçada.

19. Brian, o azarado

2012: O que uma foto anual da escola pode fazer com um garoto? Bem, no caso de Kyle Craven, a internet o fez famoso. Seu amigo Ian Davies postou uma foto de Kyle na escola no Reddit, com o escrito: “Fez o exame para tirar a carteira de motorista…. ganha seu primeiro DUI (dirigir sobre influência de alguma substância)”.

20. Gato zangado (aka Grumpy Cat)

A foto original de Tardar Sauce recebeu mais um de um milhão de visualizações no Imgur nos primeiros dois dias. O meme se espalhou por livros, gibis e até um contrato com a Friskies, de comida de gato, e um especial de Natal chamada “Grumpy Cat’s Worst Christmas Ever“, com a Aubrey Plaza fazendo a voz do gato.

25 anos de internet e os melhores 25 memes de todos

O melhor gato da internet

21. Cara ridiculamente fotogênico

2012: A foto de um corredor bonitão foi postada no Reddit no dia 3 abril e ganhou mais de 40 mil votos. Derivados como “Metaleiro ridiculamente fotogênico”, “Rebelde sírio ridiculamente fotogênico” fazem a humanidade pensar por que a gente fica tão mal nas fotos e outras pessoas tão bem.

22. Doge

2013: Em fevereiro de 2010, uma professora do jardim de infância no Japão postou as fotos de Kabuso, seu cão shiba inu adotado em seu blog pessoal. E assim como quem não quer nada, um meme foi criado. Geralmente ele vem acompanhado de um inglês meio porcaria, em fonte comic sans, representando um monólogo.

23. Michael Jordan chorando

2014: A estrela do basquete ficou emocionado durante seu discurso entrada no Hall da Fama, em 2009. Por volta de 2014, os criadores de memes usaram uma foto da Associated Press com a cara de Jordan em vários momentos fail das pessoas e situações. Genial!

24. Desafio do balde de gelo

2014: 2014 foi o ano em que a galera achou que seria legal jogar um balde cheio de gelo na própria cabeça. Se isso sempre existiu ou se foi criado em um determinado momento, não se sabe, mas que a internet aproveitou disso… ô se aproveitou! Mas ao mesmo tempo, uma associação levantou mais de 100 milhões de dólares graças a uma descoberta dos cientistas.

25. Left shark

2015: Aqui chegamos ao fim; ou melhor, no começo. Durante o intervalo do Super Bowl do ano passado, Katy Perry se apresentou ao lado de dois tubarões dançantes. Um fez o que deveria ser feito. O outro, bem, o que ele estava fazendo mesmo? Ah, é, virando uma sensação na internet.

Fonte: Washington Post

21 anos, paulistano e estudante do último ano de jornalismo na Cásper Líbero. Trabalha na Rede Globo e é editor do Showmetech, escrevendo principalmente sobre Apple e Pokémon | @joseadorno

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top