Conecte-se conosco
carl-sagan-livros

Geral

35 anos de Cosmos

O livro Cosmos, de Carl Sagan, completa 35 anos desde seu lançamento capturando a imaginação de milhares de leitores ao redor do mundo.

carl-sagan-livros

Este ano comemoramos os 35 anos do lançamento de Cosmos, livro escrito pelo astrofísico Carl Sagan. Em 1980 o livro foi lançado ao mesmo tempo que a série, de mesmo nome, era levada a todos os lares americanos através da televisão.

Na televisão, o programa carregava um subtítulo chamando-se Cosmos – A Personal Voyage (Cosmos – Uma Viagem Pessoal, em tradução livre). Naquela época, o programa foi produzido através de uma parceria do canal público de televisão americano (PBS) e a BBC.

Além do livro citado acima, Carl Sagan escreveu outros livros de sucesso. Contato, lançado em 1985, comemora 30 anos de lançamento e O Mundo Assombrado pelos Demônios, já tem 20 anos de sucesso. Uma das passagens mais famosas do livro Cosmos, é quando Sagan fala da oportunidade que teve de coordenar a operação de tirar uma foto da terra, com a sonda Voyager, que estava a mais de 6 bilhões de quilômetros da terra, em 14 de fevereiro de 1990. A foto ficou conhecida como “o pálido ponto azul” (pale blue dot, em inglês).

A série Cosmos original, dos anos 80, teve 13 episódios de 60 minutos cada onde Carl Sagan falava sobre a história do universo, do planeta Terra e toda ciência que conhecemos. Já nos anos 90, ela foi relançada com algumas ressalvas. Um exemplo é que na série original, quando Sagan fala dos dinossauros, ele diz que não sabemos por que eles sumiram, pois somente na década de 80 surgiram evidencias que fortaleceram a tese a respeito do meteoro que teria caído na América Central. Isso dá uma noção de como, no campo da ciência, a apuração dos fatos evolui com o tempo.

No ano passado a rede americana FOX, em parceria com Seth MacFarlane e a ex-mulher de Carl, Ann Druyan, produziu uma série atualizada nos mesmos moldes, que chamou Cosmos – A Space Odyssey e no Brasil recebeu o nome de Cosmos – Uma Odisseia do Espaço Tempo. Carl Sagan faleceu em 1996, e portanto, nesta nova versão assumiu o comando do programa o também astrofísico Neil deGrasse Tyson. Certamente, daqui a 35 anos o que Tyson narra nesta aventura estará ultrapassado e tomara que outra equipe produza algo atualizado para as próximas gerações.

Se você ainda não leu estes livros ou assistiu estas séries, não sabe o que está perdendo. Estes estão entre os melhores materiais sobre como a ciência funciona que já foram feitos.

Recomendamos!

Curioso sobre tudo que há ao nosso redor. Entusiasta de Software Livre, Usuário Linux há mais de uma década e usuário Android fanático pela plataforma do robozinho verde. Nas horas vagas: desenvolvedor Android, adestrador canino e colecionador de camisetas.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top