Conecte-se conosco
taxas-produtos-4g

Ciência e Tecnologia

4G no Brasil: o que as operadoras esquecem de te contar

Da forma que foi estruturado até o momento, o 4G brasileiro não permite fazer ou receber chamadas de voz, nem envia ou recebe mensagens SMS. Estas funcionalidades permanecem disponíveis apenas através da conexão GSM…

taxas-produtos-4g

A tecnologia 4G/LTE (Long Term Evolution, ou “evolução de longo prazo”, em tradução livre) permite velocidades de navegação incríveis, que muitos brasileiros sequer possuem em sua banda larga fixa (dependendo do plano contratado, claro).

Em teoria, o 4G alcança picos de navegação de até 150 Mbps. Na prática, tenho atingido variações de 50 Mbps a 99 Mbps com o plano 4GMax da Claro na cidade de São Paulo. Aparentemente, isso é ótimo. Afinal, está sendo entregue muito além do que a operadora vende em contrato e também muito além do que o plano 3G da empresa (3GMax, que promete velocidades de até 5 Mbps).

Mas então, o 4G está no caminho certo? Talvez não. Entenda o porque:

Conheça o VoLTE:

No Brasil, e em boa parte do mundo, ainda não foi implementados o VoLTE (Voice Over Long Term Evolution, uma espécie de Voz sobre IP via rede LTE). Essa tecnologia tem gastos 10x maiores que o 3G, comprovadamente, quando se fala no consumo da bateria dos smartphones. Isto acontece porque a voz não trafega de forma comum e sim via dados, gerando muito mais gasto energético se comparado ao GSM/WCDMA.

Ainda assim, o VoLTE, que e começou a ser desenvolvida no ano de 2010, já foi adotado por mais de oitenta operadoras, como AT&T e Verizon Wireless, ambas americanas, além de fabricantes como a Nokia e Alcatel-Lucent. No Brasil, o VoLTE ainda foi não padronizado ou implementado.

Com isso, temos um problema. Da forma que foi estruturado até o momento, o 4G brasileiro não permite fazer ou receber chamadas de voz, nem envia ou recebe mensagens SMS. Estas funcionalidades permanecem disponíveis apenas através da conexão GSM/3G/WCDMA.

Mas então, como fazer ligações e enviar SMSs no meu plano 4G?

Durante mais de uma semana e até o presente momento, venho passando por um problema, digamos, inusitado na Claro. Não faço ou recebo ligações quando estou em 4G. Entrando em contato com a operadora, tive minhas suspeitas confirmadas. Ainda que o plano que escolhi seja comercializado como um plano 4G atrelado a um plano de VOZ/SMS, estes dois últimos serviços não são aparentemente oferecidos como anunciado.

No site da operadoras VivoTIM e Oi, os planos 4G são oferecido de forma que em nenhum momento a questão da inexistência do VoLTE é citada. Já a Claro parece não ter medo de ofertar o que não existe. Em seu site, ela anuncia que “O 4G permite um novo padrão, chamado HD Voice, parecido com as imagens de alta definição das TVs, mas com som”. Veja:

Claro VoLTE 4G Voz 2

Qualidade HD Voice à parte, o usuário acaba sofrendo com uma questão um tanto incômoda: para receber mensagens SMS e fazer ou receber chamadas de voz, a rede da operadora força o smartphone a cortar a conexão 4G, em favor da 3G, ainda que a primeira esteja em uso. Além de forçar com que o usuário reinicie a conexão, se quiser continuar visualizando uma página, vídeo ou chamada de internet, esta peculiaridade das redes 4G brasileiras resulta na perda de chamadas recebidas pelo usuário, como relatei no começo do post.

Concluindo…

Ou seja, pagamos caro (uma das mais altas taxas por serviços de telefonia do mundo) por um serviço com mais restrições do que as anunciadas pelas operadoras brasileiras. E, isso, sendo que não tocamos na questão dos planos anunciadamente “ilimitados” (mas com limite de dados) oferecidos por algumas operadoras nacionais.

Quer testar se o mesmo ocorre com você? Experimente fazer uma ligação quando estiver conectado na rede 4G de sua operadora.

Conte o resultado do seu teste nos campos abaixo.

Wagner Vaz é tecnólogo, já foi corretor, bancário, professor de informática e hoje trabalha com vendas e assistência técnica para celulares. Nas horas vagas gosta de programar para os aparelhos que eventualmente adquire.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top