Conecte-se conosco
phone-charging

Ciência e Tecnologia

5 mitos na hora de carregar a bateria do smartphone

Existem uma série de mitos sobre carregar a bateria dos nossos dispositivos. Desvendamos cinco desses mitos e reunimos dicas para melhorar a autonomia.

phone-charging
As baterias dos smartphones evoluíram bastante nos últimos anos, mas ainda causam preocupação entre os usuários. Você certamente já deve ter ouvido falar para não usar o seu celular enquanto ele carrega, ou que é necessário deixar a bateria acabar completamente antes de colocá-lo na tomada. Existem diversos mitos sobre o carregamento dos celulares, cinco dos mais populares estão resolvidos aqui.

Mito 1: Usar carregadores alternativos estraga a bateria

Carregador-Bateria

Imagem: Shutterstock

A melhor solução sempre são os carregadores originais, mas os alternativos não são capazes de estragar a bateria dos aparelhos. A recomendação é não utilizar as imitações dos carregadores originais, já que esses realmente costumam diminuir a vida útil delas. Modelos de carregadores alternativos, como por exemplo da marca Belkin, não são perigosos.

Mito 2: Você não deveria usar o seu celular enquanto ele carrega

Carregador

Imagem: Shutterstock

Existe uma grande preocupação sobre usar o smartphone enquanto ele está na tomada. Em 2013, uma aeromoça chinesa foi eletrocutada porque atendeu uma ligação em seu iPhone 5 enquanto ele estava ligado na tomada. No entanto, o caso aconteceu porque a aeromoça não estava utilizando um carregador original.

Se você estiver usando o carregador original do seu celular, não precisa se preocupar tanto. Porém, cuidado nunca é demais, não é mesmo? Evite atender ligações quando o aparelho estiver conectado. O problema nem sempre está relacionado com o carregador em si, mas também com a rede elétrica.

Mito 3: Deixar o celular carregando a noite toda diminui a vida útil da bateria

Celular-Carregando

Imagem: Shutterstock

Os smartphones são bem inteligentes nesse aspecto. Quando você o coloca na tomada e o nível da bateria atinge os 100%, ele simplesmente para de recarregar. No entanto, não é uma ideia tão boa deixá-lo carregando todas as noites dessa forma. A autonomia de bateria irá aumentar se você mantiver o seu celular carregado entre 40% e 80% – mas sabemos que essa não é uma tarefa fácil.

Mito 4: Você não precisa desligar o seu celular

 

slide-to-power-off

Imagem: Shutterstock

Seu celular, apesar de ser uma máquina, precisa descansar. Funcionários da Apple recomendam deixá-los desligados por uma noite de tempos em tempos para preservar a vida útil da bateria. A dica também vale para os aparelhos Android, reiniciá-lo de vez em quando já irá ajudar.

Mito 5: Não recarregue seu celular enquanto a bateria não acabar completamente

Sem-Bateria

Imagem: Shutterstock

É melhor você recarregar seu celular todos os dias, do que fazer uma “grande carga” de tempos em tempos. As bateria de íon-lítio, utilizadas em praticamente todos os aparelhos, funcionam melhor quando possuem carga.

Se você deixar sua bateria chegar ao 0% constantemente, ela se torna instável. Além disso, essas baterias possuem um número finito de ciclos de cargas e todas as vezes que elas são completamente descarregadas, um novo ciclo é iniciado.

Fato: O calor estraga sua bateria

nokia-bateria
Altas temperaturas podem, de fato, estragar a bateria do seu dispositivo. O mesmo vale para temperaturas muito baixas. A Apple afirma que 0º C é a menor temperatura recomendada para os iPhones. Já a Samsung diz que os seus aparelhos funcionam bem em qualquer temperatura entre -20º C e 50º C. Evitar deixar o seu celular muito quente certamente irá prolongar a vida útil da bateria.

Fonte: Mashable

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top