Connect with us
harry potter hogwarts

CULTURA GEEK

5 razões para o sucesso de Harry Potter, segundo a BBC

Aproveitando a onda de Animais Fantásticos e Onde Habitam, a emissora britânica lança um documentário sobre o sucesso da saga do bruxinho

JK Rowling lançou o primeiro livro da série Harry Potter há quase 20 anos, e o último há 10 anos. Ainda assim, seu mundo mágico continua conquistando o planeta, e volta a empolgar de verdade os fãs “adormecidos”.  Aproveitando a estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam, a BBC lança um documentário sobre a saga do bruxinho para responder à pergunta: afinal, o que torna essa história de fantasia um sucesso tão grande?

Abaixo, você confere cinco das principais razões pontuadas pelo vídeo da emissora britânica. Aos poucos, é possível entender – mesmo que você não tenha lido um livro sequer – porque a franquia literária e cinematográfica alcançou uma proporção enorme. E também porque, como consequência disso, a autora se tornou a mulher mais rica do Reino Unido.

Personagens crescem junto com os fãs

harry potter

O trio de crianças cresce junto com os fãs

Harry Potter foi a primeira grande saga do cinema com um time de crianças protagonistas. Nos oito filmes principais – um por livro e dois para o último – Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint cresceram fisicamente e amadureceram tanto quanto os fãs. O mesmo acontece nos livros: a cada nova história, a autora introduz novos dramas da juventude que atraem a atenção de qualquer jovem com mais ou menos a mesma idade.

Harry, Rony e Hermione são estranhos no ninho

harry potter

Harry, Ron e Mione não são populares

O trio principal tem mil e uma qualidades, mas, no fundo, são todos estranhos no ninho em Hogwarts. Rony é zoado pela cor dos cabelos e por ser um Weasley, e Hermione sofre por não ter os pais bruxos. Harry é famoso desde sempre, mas tem inimigos que nunca pediu, e passa aperto para entender o seu papel no mundo mágico. Quem já sofreu bullying na escola se identifica facilmente com um dos três, e certamente pensa no que poderia fazer se também pudesse conjurar feitiços nos corredores.

Todo mundo já foi para escola um dia

harry potter

Hogwarts é a escola que toda criança queria

De “Curtindo as Férias Adoidado”, “Clube dos Cinco” ao mais recente “As Vantagens de Ser Invisível”, filmes ambientados na escola fazem sucesso. Essa não é a única variável, mas é normal que adolescentes se identifiquem com algo presente no seu dia a dia: aulas (cabuladas ou não), professores, dever de casa, crushes e eventos esportivos. Coloque magia e um hipogrifo no meio e não tem como dar errado.

Fora a magia, o mundo é bem real

harry potter

Morte é o que não falta em Harry Potter

Harry Potter é uma história de fantasia que não se furta de problemas reais. O enredo evolui a cada livro e filme, e aos poucos lida com situações mundanas como imigração, política e, principalmente, morte. Todo o plano de fundo do personagem principal é cercado de gente morta, e até alunos e professores são assassinados por Voldemort no decorrer das aventuras. Isso sem falar nos cenários, que por vezes são em cidades conhecidas cheias de trouxas que não veem mágica a um palmo do nariz.

Harry Potter é JK Rowling

harry potter

JK Rowling é a culpada de todo o sucesso

Harry Potter poderia ter todos esses elementos juntos e não seria um sucesso não fosse a caneta e a mente de JK Rowling. A autora tirou da própria cabeça um universo rico em detalhes que tornam tudo interessante mesmo quando as histórias terminam. Lendas, monstros e lugares mágicos permanecem vivos e podem ser expandidos como em Animais Fantásticos. Enquanto “Jo” estiver a cargo de escrever, o mundo que ela criou não terá limites.

Concorda com a lista? Acha que há outros motivos para o sucesso de Harry Potter? Confira mais no documentário da BBC, com direito a entrevista com o elenco de Animais Fantásticos e Onde Habitam, e com Daniel Radcliffe (em inglês).

 

É jornalista e comunicador digital por formação, gosta de tecnologia desde que se entende por gente e escreve sobre isso há bastante tempo. Como um bom nerd, gosta de séries e ficção científica, e tenta relacionar tudo isso com estudos sobre comunicação.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top