Conecte-se conosco
smt-99TOP-capa

Aplicativos

99TOP, o “Táxi Preto” realiza as primeiras corridas em São Paulo

Buscando aproveitar os novos alvarás da categoria de “táxi preto”, o 99TOP realiza as primeiras corridas no Rio e em São Paulo.

smt-99TOP-P1

Buscando aproveitar os novos alvarás da categoria de “táxi preto”, o 99TOP realiza suas primeiras corridas no Rio e em São Paulo

Na vida, muitos são os caminho que trilhamos em busca dos nossos objetivos. Em busca de novos caminhos – distantes do signo da barbárie – o aplicativo 99Taxis está realizando os testes finais para implementação do serviço de táxi preto (uma espécie de transporte de luxo) chamado 99TOP. O serviço pretende oferecer uma experiência mais confortável, elegante e moderna… similar ao Uber.

A medida visa aproveitar os novos postos de trabalho para motoristas, criados após a regulamentação de um decreto (PL 349/2014) pela prefeitura municipal de São Paulo, em outubro do ano passado (2015). O edital publicado pela prefeitura previa o sorteio de 5 mil novos alvarás de trabalho que serão distribuídas por sorteio dividido em 4 etapas.

A nova categoria contará com regras próprias. Os veículos deverão ter alto padrão, com idade máxima de cinco anos, ar-condicionado e compatibilização do conceito de taxímetro com as novas tecnologias. Os “Táxis Pretos” só poderão ser solicitados por aplicativos, não poderão trafegar pelos corredores de ônibus, operar em pontos pela cidade ou pegar passageiros pelo caminho, diferente do que ocorre com os táxis comuns.

Outras diferenças incluem a tarifa da nova categoria, que poderá ser até 25% mais cara à aplicada hoje no táxi comum e o valor da licença, que será bem menor do que a paga pelos taxistas atualmente. Além disso, os novos alvarás terão prazo determinado de até 35 anos – período referente ao tempo de exercício da profissão, o que evitaria a formação de um comércio paralelo de licenças.

smt-99TOP-P2

O 99Taxis foi uma das primeiras empresas a se interessarem pelo serviço, que começará a ser implementado nas cidade de São Paulo e Rio de JaneiroSegundo Pedro Somma, diretor de operações do grupo, para trabalhar com o 99TOP os taxistas precisarão passar por um treinamento. “Queremos garantir que os motoristas tenham uma boa qualidade de trabalho, para que eles fiquem felizes e também prestem um atendimento de alto padrão, que é o que propomos com o 99TOP”, declarou.

Prestes a entrar em funcionamento, a empresa publicou um vídeo (confira abaixo) onde demonstra alguns dos detalhes do novo serviço. A medida é mais do que bem-vinda e demonstra que é possível enfrentar o Ubersem violência“. Assim como os taxistas de Fortaleza – que criaram autonomamente um serviço de táxi similar ao Uber, chamado Gold Táxi 9001 – o serviço de transporte público segue se movimentando. Quem ganha com essa concorrência é o cidadão. 

{ATUALIZAÇÃO}: Alertados pelo leitor Denis Rodrigues, informamos que na cidade do Rio de Janeiro não existe a categoria “Táxi Preto”. A capital fluminense possui uma categoria semelhante chamada de “Táxi Executivo” e seu alvará pode ser obtido gratuitamente por qualquer taxista, desde que já tenha o alvará convencional. Dessa forma, o 99TOP funcionará dentro dessa categoria, que possui limitações como a de não poder pegar passageiros na rua.

Para ser incluído no 99TOP, é preciso ter um carro sedan de um dos modelos listados no site do 99Taxis. Além disso os motoristas precisarão se vestir com roupa social e oferecer conveniências tecnológicas aos passageiros, como GPS e Waze. Eles receberão as corridas pelo aplicativo da mesma maneira como já fazem hoje. No Rio, poderão aceitar quaisquer meios de pagamento.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top