Conecte-se conosco
ICS-ATRIX-ATT

Android

A novela do ICS para o Atrix 4G MB860

Em janeiro de 2011 a Motorola anunciava para o mundo que estava lançando no mercado o então mais potente e o melhor smartphone do mundo, o Atrix 4G MB860 que vinha equipado com o chipset Tegra 2 Dual Core 1 GHz Cortex A9 + GeForce ULP da Nvidia, memória de 1 GB LP-DDR2 RAM, memória interna de armazenamento de 16GB, tela de 4”, câmera de 5.0mp, webtop, etc…

Em  janeiro de 2011 a Motorola anunciava para o mundo que estava lançando no mercado o então mais potente e o melhor smartphone do mundo, o Atrix 4G MB860 que vinha equipado com o chipset Tegra 2 Dual Core 1 GHz  Cortex A9  + GeForce ULP da Nvidia, memória de 1 GB LP-DDR2 RAM, memória interna de armazenamento de 16GB, tela de 4”, câmera de 5.0mp, webtop, etc.

Na época, o smartphone usava o Android 2.2 Froyo porém logo foi atualizado para o Android 2.3 Gingerbread, uma verdadeira “máquina” para a época (e ainda hoje pode ser considerado um aparelho high-end). Em outubro de 2011 é lançado o Android 4.0 Ice Cream Sandwich (ICS) que, segundo Gable Cohen do Google, era “teoricamente” compatível com todo e qualquer aparelho Android produzido até esta data e que já utilizasse o Gingerbread.

Em janeiro de 2012 surgiram as primeiras ROMs customizadas com o Android ICS para o Atrix. Com muitos bugs, ROMs como a CyanogenMod 9 do Jokersax11 e do Tvrl, a AOKP do Léo (um brasileiro) que depois foi assumida pelo Th3Bill, a ParanoidAndroid (Th3Bill) e a MiUi (Th3Bill)  e tantas outras. Ainda no inicio do ano (2012) a Motorola lança em seu site uma tabela de atualização e lá constava que o Atrix seria atualizado no terceiro quadrimestre de 2012 para o ICS, enquanto isso, as ROMs customizadas continuaram a ser desenvolvidas.

No dia 9 de julho deste ano, foi lançado o Android 4.1 – Jelly Bean (JB). Dia 18 de julho, Emerson Pinter, desenvolvedor brasileiro de vulgo Epinter, lança a sua CyanogenMod 10 e com ela o desenvolvimento de ROMs customizadas baseadas no ICS foi imediatamente interrompido. As ROMs passaram a ter versões JB, incrivelmente muito mais estáveis que as ROMs baseadas na versão anterior do Android.

Quanto à Motorola, esta mantinha em seu site a posição do prazo de lançamento do ICS oficial para o Atrix, era tudo o que esperavam os desenvolvedores para ter uma ROM 100% estável, funcional e sem bugs. No fim do terceiro quatrimestre (setembro),  a Motorola declara que não irá mais atualizar o Atrix, que ele iria ser mantido no Android 2.3 Gingerbread. Um balde de água fria para desenvolvedores e usuários, que aguardavam esse update.

Entre os meses de setembro e outubro, um versão ainda com alguns bugs do Android Ice Cream Sandwich que vinha sendo desenvolvido pela AT&T (segundo alguns, com o suporte da Motorola – drivers/libs) surge  e novas ROMs baseadas neste “vazamento” surgiram. Depois desta, uma suposta ROM que foi atribuída a Motorola, mas não confirmada, também surge e as ROMs customizadas passaram a ficar mais estáveis e funcionais.

Atualmente, existem pelo menos quatro ROMs conhecidas baseadas nas ROMs vazadas (conhecidas como Leak) da AT&T e Motorola, além da CM10 do Epinter, que já conta com os drivers (libs) e portanto é a JB para o Atrix mais funcional no momento. Em breve teremos as ROMs do Th3Bill e outras também com estes drivers (libs) e fica a cargo do usuário escolher não a melhor, mas a que mais lhe agrada.

Veja as ROMs que estão sendo desenvolvidas baseadas no ICS 4.0.4 leak para o Motorola Atrix 4G MB860:

“Somebody’s” CM10 with “those libs”
Autor: desconhecido
Rom com versões quase diárias que tem como problemas ainda não resolvidos o funcionamento do fingerprint, o flash da câmera que não funciona e a bateria que está voando, mas são problemas que estão sendo resolvidos.
Thread extra também no XDA exclusiva para o report de bugs, divulgação de fixes e novas infos: http://goo.gl/iha2U

 

“That ROM” for Atrix
Autor: desconhecido
Rom com suporte ao Webtop cujos problemas estão sendo analisados e resolvidos.
Thread extra também no XDA exclusiva para o report de bugs, divulgação de fixes e novas infos: http://goo.gl/Ku0Ge

 

ICSROM – an AOSPish mod for Atrix  
Autor: desconhecido
Rom com suporte ao Webtop cujos problemas estão sendo analisados e resolvidos.
Thread extra também no XDA exclusiva para o report de bugs, divulgação de fixes e novas infos: http://goo.gl/MYgMS
Outra thread extra sobre esta ROM no XDAhttp://goo.gl/hTvCA

 

AtrICS ROM
Autor: desconhecido
Rom com suporte ao Webtop cujos problemas estão sendo analisados e resolvidos.
Esta ROM não possui ou não divulga nenhuma thread extra, sendo os bugs, mods, fixes e novas infos reportados e discutidos na thread oficial do XDA.

Apesar de não atuar profissionalmente na área de tecnlogia, sou um entusiasta do assunto desde pequeno quando em casa brincava com TKs, CPs, MSX, IBM PC Jr, etc cada qual a seu momento ... desde meados da década de 90 com o tijolão PT500 minha fissura ficou sendo os celulares, nos dias atuais com predileção pelo mundo do Android e suas infinitas possibilidades ... nas horas vagas faço fotos e mergulho e no mundo real sou consultor e trabalho com gestão de projetos de licenciamento ambiental.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top