Conecte-se conosco
earth terra gravity gravidade imagens da

Geral

A Terra não é mais redonda?

Numa quebra de paradigmas, descobrimos hoje que a Terra não é exatamente redonda. Uma nave espacial europeia que viaja acima da atmosfera tem mapeado a gravidade da Terra com uma precisão inigualável. O mapa mostra que a força da gravidade varia sobre toda a superfície da Terra, das fossas oceânicas profundas às cadeias de montanhas mais altas. As medições permitiram aos cientistas criar um modelo de computador chamado de “Geóide“, que revela como a Terra seria se a sua forma foi alterada para igualar a gravidade em cada ponto da superfície.

 

Pesquisadores revelaram os últimos dados da Agência Espacial Europeia e da sonda Exploradora de Gravidade e Circulação Oceânica (Gravity and Ocean Circulation Explorer, ou Goce), em um workshop em Munique, nesta quinta-feira. O mapa mostra as áreas de forte densidade em amarelo e os pontos mais fracos em azul.

 

Descrita pelo gerente do projeto, Andrea Allasio como “a Ferrari de sondas de espaço”, o A Goce mapeia o campo gravitacional da Terra através da gravação exata de sua posição com um GPS, detectando variações na força da gravidade com uma precisão sem precedentes.

 

Veja detalhes no vídeo abaixo:

A gravidade da Terra é sutilmente influenciada por toda sorte de mudanças na estrutura e topografia da do planeta. O planeta não é uma esfera perfeita, sendo abaulada em torno do equador, fazendo com que a gravidade ali seja mais fraca do que a existe nos pólos. Campos de gás, depósitos minerais, aquíferos e formações rochosas também afetam a força da gravidade.

Impressionante, não?

Fonte: The Guardian.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top