Conecte-se conosco
TuneUp.Utilities.2003.logo.matte.1535.1352

Computadores

Acelere o computador com o TuneUp Utilities

Seja um PC de última geração ou de um modelo mais econômico, uma coisa é inevitável: a medida que o tempo passa, a máquina vai ficando cada vez mais lenta, irritando até o geek mais apaixonado pelo sistema operacional da Microsoft. Em muitos casos, a solução mais eficaz para este problema é a reinstalação completa do Windows, resultando em horas de reconfigurações e restaurações de arquivos. Para evitar este trabalhão, existem…

Seja um PC de última geração ou de um modelo mais econômico, uma coisa é inevitável: a medida que o tempo passa, a máquina vai ficando cada vez mais lenta, irritando até o geek mais apaixonado pelo sistema operacional da Microsoft. Em muitos casos, a solução mais eficaz para este problema é a reinstalação completa do Windows, resultando em horas de reconfigurações e restaurações de arquivos.

Para evitar este trabalhão, existem programas que prometem resolver alguns dos conhecidos problemas dos PCs. São os “utilitários”, responsáveis pela limpeza dos registros, desfragmentação do disco rígido e realizações de check-ups e otimizações de sistema.

Um dos mais famosos dessa categoria é o TuneUp Utilities. Em sua edição 2012, ele se encarrega de testar e corrigir erros nas versões do Windows (XP, Vista  e Windows 7), sejam elas em 32-bits ou 64-bits, revitalizando sua máquina. São diversas configurações, em uma interface simples e amigável, com mais de 30 novos recursos adicionados desde a última versão do TuneUp.

Ao iniciá-lo, você tem acesso ao TuneUp Start Center, onde poderá encontrar as principais funções do programa. É possível também acessar a visão geral de todas as funções, opção esta recomendada para usuários mais avançados. Veja abaixo algumas destas funções:

Modo “Economy”

Com essa função, o usuário decide quais dispositivos e quais programas executados em segundo plano deseja desligar. Segundo os desenvolvedores do programa, estas alterações podem resultar em um aumento de até 30% da vida útil da bateria de um notebook ou laptop.

Program Deactivator

Com a ferramenta “start-stop” dentro do recurso Program Deactivator, diminui-se o carregamento gerado no PC pelo excesso de programas. A proposta é que seu computador fique mais leve e rápido. Ele também reduz o tempo necessário para a inicialização do Windows.

Status e Recomendações

A função “Status e Recomendações” mostra o andamento da otimização durante os processos e informa se há algum problema para concluí-lo. Em “Ganho de espaço em disco” o Tuneup Utilities, limpa os arquivos da lixeira para que o seu computador tenha mais espaço no disco rígido.

Corrigir problemas

Na guia “Corrigir problemas” o programa restaura arquivos deletados sem querer do computador e confere configurações incorretas em drivers, privacidade, segurança e do espaço em disco rígido.

Programs-on-Demand

O “Programs-on-Demand” ajuda a desativar os aplicativos menos usados ao invés de deletá-los, o que permite mais desempenho na máquina, afinal você não vai usar os programas inativos. Como o recurso não deleta os programas, caso queira voltar a usá-los, basta retornar a configuração anterior, para que ele volte a funcionar como antes.

Modo Turbo

O “Modo Turbo”, a novidade é para os usuários adeptos dos games. O desempenho do Tuneup Utilities faz com que o PC corresponda às exigências de games, que normalmente carecem de máquinas superpoderosas para funcionar. São 70 processos (entre tarefas e agendamentos do Windows 7, Vista e XP) deletados com apenas um clique nessa versão, contra 10 da antiga. O recurso permite ao computador atingir sua velocidade máxima enquanto os usuários jogam.

Tela de visão geral de todas as funções

Há ainda a “Tela de visão geral de todas as funções”, opção que exibe as funções do programa através de um atalho do Windows. Em um clique é possível descobrir o que pode ser feito nas configurações do Tuneup Utilities ou mesmo acessar suas funções. Melhorias e avisos para otimização estão disponíveis em “Status de Tuning”, que exibe todas as otimizações e também as próximas a serem feitas. Para garantir que a decisão dos usuários em excluir programas desnecessários seja feita com sucesso, há a “Função de avaliação para programas”, que ajuda a avaliar os programas que estão na lista negra do usuário. O recurso interfere emitindo “opiniões” sobre os softwares que podem estar pondo o PC em risco.

Manutenção do sistema

Para manter a boa saúde do PC, sugerimos fazer uma manutenção regular do sistema. Esse tipo de processo, quando feito manualmente, pode ser demorado e complicado para qualquer usuário. Mas o TuneUp Utilities promete tornar esse processo mais simples, utilizando apenas um clique. As ferramentas específicas de manutenção do programa são as seguintes: otimizar inicialização e encerramento do sistema (Optimize system startup and shutdown), desfragmentar discos rígidos (Defragment hard disks), remover atalhos quebrados (Remove broken shortcuts), desfragmentar registro (Defragment registry) e limpar registro (Clean registry).

Aumento de Desempenho

Seja para trabalhar ou divertir-se, um bom desempenho do sistema faz toda a diferença. O software promete também identificar programas que são pouco utilizados, encurtar processos de inicialização e eliminar arquivos inúteis de seu computador. São cinco as ferramentas disponíveis por TuneUp Utilities para garantir um melhor desempenho de sua máquina: Aumentar o espaço em disco (Gain disk space), Configurar a inicialização do sistema (Configure system start), gerenciar programas instalados (Display and uninstall programs), Otimização automática (Configure Live Optimization) e Modo Turbo (Turn on Turbo Mode).

Personalização do Windows

Na seção de personalização, o programa oferece recursos que podem dar um novo visual ao seu Windows, imprimindo sua marca pessoal no sistema. É possível modificar o visual da sua área de trabalho, planos de fundo, ícones, menus e muito mais. Além de modificar a aparência, o TuneUp Utilities pode modificar o comportamento de vários aplicativos, deixando-os sob medida para o usuário.

Conclusão:

As otimizações são feitas de forma bem simples e customizada: com poucos cliques já é possível melhorar consideravelmente a performance da sua máquina. Faz a gente pensar em porque esses recursos não fazem parte do padrão do sistema da Microsoft. Claro, talvez não adiante muito instalar o TuneUp Utilities em um PC recém comprado, pois os benefícios serão mínimos. Também, para PCs mais novos, vale a pena conferir se já não existe um programa similar pré-carregado na máquina. De qualquer forma, este é um “utilitário” muito interessante, que auxiliará donos de máquinas que andam em um passo menor do que poderiam.

O arquivo de instalação do TuneUp Utilities tem em torno de 40 MBs e pode se baixado através do site oficial da empresa. Durante 15 dias, o uso é gratuito. Em seguida, é necessário comprar a licença, que custa R$ 79,00.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Computadores

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top