Conecte-se conosco
google-talk-gtalk-logo

Android

Adeus Gtalk, seja bem vindo Hangouts

Adeus Google Gtalk, seja bem vindo Hangout!

google-talk-gtalk-logo

Antes que me ataquem, eu sei que o Hangouts já está por aqui há bastante tempo, mas o título ficou bem mais legal assim! O fato é que neste dia 16 de fevereiro de 2015 os servidores do Google, responsáveis pelo GTalk, serão desativados em definitivo. Não que seja uma surpresa, uma vez que isso já foi anunciado oficialmente pela empresa em outubro do ano passado.

Por um lado até que essa é uma boa notícia, uma vez que a plataforma está praticamente abandonada. Desde 2006 nenhuma nova funcionalidade ou alteração é anunciada. Por exemplo, os grupos criados no Hangouts nunca estiveram acessíveis no GTalk, por onde só é possível conversar diretamente com cada usuário.

Na verdade o fatídico destino da ferramenta de comunicação começou a ser traçado em maio de 2013, durante o evento para desenvolvedores chamado Google I/O, onde foi feito o lançamento do Hangouts. Já na primeira semana de fevereiro, usuários já começam a receber mensagens (veja fotos abaixo) informando do fim das operações do GTalk.

A solução agora é utilizar o Hangouts por dentro do GmailInbox, ou Google+. Ainda existe a possibilidade de instalar o Hangouts para Chrome. 

gtalk-descontinuado

A empresa não fez nenhuma declaração sobre o acesso de terceiros ao serviço XMPP, que serve para ferramentas não oficiais acessarem o sistema. Esta falta de informações pode levar a crer que estas soluções continuarão funcionando sem grandes problemas ainda por algum tempo.

Eu até gosto do Hangouts, mas é indiscutível que ele possui grandes limitações em comparação com seus concorrentes. O fato de permitir apenas o envio de arquivo de imagens e a falta de pesquisa de mensagens prejudica muito a experiência de uso. Mas um ponto positivo é a marcação de mensagens lidas ser sincronizada entre as diferentes interfaces, se eu leio uma mensagem pelo Gmail, a notificação desaparece do meu smartphone.

Hangouts terá integração com SMS e suporte a gifs animados

Esperemos que agora eles foquem em aumentar as funcionalidades do comunicador para fazer frente de verdade aos concorrentes.

Vocês sentirão falta do GTalk ou já migraram pro Hangouts há muito tempo atrás? Deixe seu comentário abaixo sobre o assunto.

 

Update (20/02/2015): Aparentemente o sistema não foi desligado, e nenhum comunicado oficial foi feito até o momento. Você pode acompanhar o status dos serviços do Google no link: http://www.google.com/appsstatus

Update 2 (27/02/2015): Ao que parece o bloqueio está sendo gradual. Alguns usuários receberam a mensagem abaixo nos últimos dias e após o recebimento não conseguiram mais utilizar o aplicativo. Enquanto isso outros usuários seguem utilizando normalmente.

“Oi Fulano,

Observamos que, recentemente, você testou o aplicativo Google Talk para Windows. Gostaríamos de informar que esse aplicativo será descontinuado no dia 23 de fevereiro de 2015. Recomendamos que você teste o Hangouts para bater papo com todos os seus contatos do Google. O Hangouts possui os recursos do Google Talk preferidos das pessoas, incluindo bate-papo por texto, presença, listas de contatos e mensagens de status. Além disso, o Hangouts permite que você tenha bate-papos por vídeo, faça chamadas telefônicas, se expresse com emoticons e continue suas conversas em dispositivos Android, iOS e no computador.

Se o envio de mensagens diretamente do seu computador é importante para você, conheça o aplicativo Hangouts do Chrome ou o Hangouts no Gmail. Se você ainda não se sente muito à vontade para mudar para o Hangouts, pode continuar usando o Google Talk no Windows com diversos apps de bate-papo compatíveis de terceiros. Lembre-se de que eles não são produtos do Google. Portanto, tenha cuidado ao fazer login usando sua Conta do Google.

Como fiel usuário do Google Talk, nós agradecemos seu apoio e esperamos que você nos dê a oportunidade de oferecer uma experiência de comunicação ainda melhor com o Google Hangouts.

Se essa tentativa de login não tiver sido feita por você, verifique os detalhes na página “Dispositivos e atividade”

Atenciosamente,
Equipe Google Talk e Hangouts”

Curioso sobre tudo que há ao nosso redor. Entusiasta de Software Livre, Usuário Linux há mais de uma década e usuário Android fanático pela plataforma do robozinho verde. Nas horas vagas: desenvolvedor Android, adestrador canino e colecionador de camisetas.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top