Conecte-se conosco
samsung-capa

Ciência e Tecnologia

Adeus ao MicroSD? Samsung está desenvolvendo um novo tipo de armazenamento flash

Samsung anuncia novo tipo de armazenamento flash de até 128 GB, que pode substituir o uso de cartões MicroSD…

samsung-capa

A Samsung estuda a possibilidade de substitui o padrão MicroSD do armazenamento interno de seus dispositivos

A Samsung anunciou que está desenvolvendo um novo tipo de ferramenta de armazenamento flash de 128 GB para futuros smartphones intermediários (midle-end) e tablets. Com o anúncio, crescem as especulações que a fabricante sul-coreana estaria interessada em ter opções de armazenamento expansível diferentes do padrão atual, onde se utilizam cartões MicroSD para aumentar a capacidade de armazenamento interno.

O anúncio foi confirmado por uma declaração formal do vice-presidente sênior de Planejamento Memória de Produtos da Samsung, Jung-Bae Lee publicada no blog oficial da Samsung: “Com a implementação de nossas ações centradas no novo padrão NAND de 3-bit eMMC 5.0, esperamos assumir a liderança no segmento de de armazenamento móvel expansível de alta densidade.” declarou. 

samsung_128gb_emmc

Até agora, telefones com armazenamento interno de 128 GB eram exclusividade dos modelos top de linha, como o caso do novo Samsung Galaxy S6, que usa o padrão eMMC 5.0 standard. Os novos mecanismos de memória que equiparão os dispositivos intermediários da Samsung deverão receber o upgrade dessa versão, o eMMC 5.1 NAND de 3 bits (de até 128 GB), que a fabricante alega ser mais rápida e eficiente que a anterior.

A versão eMMC 5.1 oferece velocidade de até 250 MB por segundo de leitura sequencial e 125 MB por segundo de gravação sequencial, resultando em 11.000 IO de leitura aleatória e 13.000 IO de gravação aleatória. Além disso, através do recurso Command Queueing (CQ), é possível lidar com grandes lotes de dados para leitura e gravação de uma forma mais eficiente, podendo até mesmo enfileirar as tarefas para o otimizar o processo. Nas versões anteriores ao eMMC 5.1, o sistema tinha que esperar o primeiro comando ser executado para então enviar o próximo.

emmc-50-total-ip-solution-5-638

A Samsung também mencionou como a nova memória flash será capaz de realizar operações aleatórias de leitura e gravação até 10 vezes mais rápido do que um cartão microSD comum. Essa comparação sugere que a empresa planeja usar o novo armazenamento de 128 GB como substituto do cartão microSD em dispositivos intermediários, seguindo a tendência já adotada nos aparelhos top de linha.

Fonte: AndroidPit / Blog da Samsung.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top