Connect with us

Ciência e Tecnologia

Afinal, usar o notebook ligado à tomada o tempo todo faz mal para a bateria?

Informações contraditórias aparecem com frequência, cada uma defendendo um lado, o que certamente não ajuda

Essa é uma dúvida bastante comum entre proprietários de notebooks. Informações contraditórias aparecem com frequência, cada uma defendendo um lado, o que certamente não ajuda. Será que usar o laptop plugado na tomada o tempo todo faz mal? Mesmo quando a carga está completa? Se sim, qual é a melhor forma de estender a vida útil da bateria?

A resposta mais simples e rápida é: não, não faz mal usar o laptop plugado na tomada. Esse malefício é tão fictício quanto o “efeito memória” em smartphones. Baterias de lítio, seja íons ou polímero, são muito mais “espertas” do que parecem. Aliás, seja em notebooks ou smartphones, a tecnologia é exatamente a mesma, então que vale para um também vale para outro.

bateria-3

Vários mitos sobre bateria levam em consideração tecnologias já obsoletas, não se aplicando aos modelos atuais.

O que acontece é o seguinte: quando a bateria chega a 100%, ela é desconectada internamente do circuito. Ou seja, o notebook passa a receber energia diretamente da tomada, não passando pela bateria. Baterias de lítio não “sobrecarregam”: quando ela está completa, deixa de receber carga. Não há riscos à bateria se o notebook continuar plugado na tomada.

O problema é outro

Entretanto, algumas precauções são necessárias. O usuário deve ter algo em mente: baterias odeiam calor. Esse é o verdadeiro inimigo das baterias, de forma que deve-se evitá-lo o tanto quanto possível. Por isso, é essencial mantê-lo refrigerado, sem obstruir as entradas de ar, assim como evitar o acúmulo de poeira na saída do cooler. Com o passar do tempo, é sempre interessante fazer uma limpeza básica.

Durante o uso comum, é importante adotar algumas precauções. Na hora de rodar algum programa pesado, seja edição de vídeo ou jogos, é interessante remover a bateria. Isso quando é possível, já que modelos com baterias não removíveis estão se tornando cada vez mais comum. Nesse caso, é importante mantê-lo o mais refrigerado quanto possível. Isso poupa não somente a bateria, como também os componentes de uma foma geral, já que ele são projetados para trabalhar dentro de uma faixa de operação.

bateria-2

A própria organização interna dos componentes internos dos notebooks separa as regiões de calor da bateria.

Isso não quer dizer que a bateria não apresentará defeitos com o passar do tempo. Elas são projetadas para funcionarem durante um certo período. Geralmente, essa expectativa é medida em ciclos de carga e descarga, e raros são os modelos que não suportam pelo menos 500 ciclos. Notebooks mais modernos já oferecem até 1000 ciclos, o que significa que a bateria pode ser recarregada por uns bons anos sem problemas.

Ainda vamos montar um guia sobre como preservar a bateria do smartphone. Mesmo usando a mesma tecnologia, a própria forma como usamos os smartphones exige alguns cuidados adicionais, já que os carregamos todos os dias.

Com informações: FOSSbytes

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top