Conecte-se conosco
capinha

Android

Ainda sem nome, Android N mostra sua nova cara no Google I/O

Focado em desempenho, segurança e produtividade, o Android N ainda não tem data pra chegar. Você pode ajudar a escolher o nome votando

capa

Focado em desempenho, segurança e produtividade, o Android N ainda não tem nome nem data pra chegar.

Entre as muitas novidades anunciadas no Google I/O, certamente a que tem maior impacto é a nova versão do Android, devido a sua imensa base de usuários. O sistema operacional deixou de ser uma plataforma para móbiles mobile e passou a rodar nos mais variados gadgets. No último ano, o sistema do robozinho chegou em mais de 600 dispositivos lançados, que envolvem carros, TVs, smartwatches, entre outros, fazendo com que a Play Store tivesse mais de 65 bilhões de downloads em 2015.

Ainda sem ter o nome oficialmente escolhido, o foco do Android N estará desempenho, segurança e produtividade. Um novo compilador Java, faz com que aplicativos sejam instalados até 75% mais rápidos. Uma redução na quantidade de dados que precisam ser processados na execução dos apps, reduziu a carga do sistema em 50% e ainda ajudará na gestão de energia. A segurança foi incrementada com criptografia de arquivos e fortalecimento do framework de mídia.

Performance2

Na prática, muitos destes novos recursos resultarão num sistema mais leve e adequado para as necessidades atuais. O Android N também apresentou algumas novas ferramentas como: Instant Appsusar dois aplicativos ao mesmo tempo; responder mensagens sem ter de abrir o WhatsApp; criar atalhos na área; deixar os apps mais usados mais fáceis de acessar. Confira as principais novidades.

  • Notificações: Recursos como o “Smart Reply” permitirá que o usuário responda uma mensagem diretamente pela aba, sem precisar abrir o aplicativo. O painel de notificações também foi repaginado.
  • Instant Apps: O recurso permite executar de aplicativos sem a necessidade de instalá-los. Ao clicar em um link que requer um app, o telefone irá baixar apenas o código necessário para executar essa função específica, que deve resultar numa significativa economia no pacote de dados e também na memória do celular.
  • Atalhos: Os atalhos ficaram mais personalizados e inteligentes. Agora os usuários poderão criar atalhos na tela inicial que levem a funções específicas de dentro dos aplicativos.
  • Bateria: Além da redução no consumo de dados, a gestão de energia também se beneficiará com as melhorias que o Doze recebeu.  O recurso só funcionava quando o aparelho estava em repouso. Agora, começará a funcionar todas as vezes em que a tela apagar.
  • Multijanelas: Permite abrir 2 aplicativos simultaneamente em uma única tela de mobiles. Além de usar os dois programas ao mesmo tempo, é possível redefinir o tamanho de cada lado.
  • EmojisOs emojis terão a parte gráfica alterada. As imagens animadas passam a ter “aparência mais humana”. Além disso, as variações de tons de peles valerão para todos os emojis que representem humanos. As mulheres também serão representadas em profissões sugeridas pelo público feminino. E por fim, ainda haverá novas inclusão, como ícones de selfie, malabarismo, acrobacia e bacon.
  • Games: Com a API Vulkan, o usuário terá um acesso mais profundo ao seu hardware aproximando a performance de mobiles ao nível de consoles e desktop. Isso garante tirar melhor proveito para fazer jogos rodarem com grande desempenho, além de reduzir a carga e consumo de bateria.
  • Segurança: O processo de encriptação nativa iniciada no Android Marshmallow será levado “de ponta a ponta” para os serviços do Google. Dessa forma, 0 Chrome recebeu melhorias e proteção contra de sites potencialmente perigosos. A Play Store também terá um novo sistema de análise aprofundada para garantir que os apps baixados sejam verídicos.

Se o Google não revelou qual será o doce que representará o Android N, a data de liberação do novo sistema operacional naturalmente não foi fixada. A novidade ainda não tem data certa pra chegar. Ainda hoje, uma versão beta mais estável — também conhecida como a preview 3 — será liberada para a linha Nexus. Esta versão deverá chegar de forma mais ampla para vários smartphones no começo do segundo semestre.

Você pode ajudar o Google a escolher o nome do Androin N votando neste endereço.

Gostaram das novidades do Android N? Não deixe de acompanhar as novidades do Google I/O no Showmetech!

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top