Conecte-se conosco
smt-SamsungBattery-capa

Ciência e Tecnologia

Alegria em dobro: Samsung anuncia técnica que maximiza o uso da bateria

smt-SamsungBattery-P1

Nova técnica da Samsung pode dobrar a vida útil da bateria de lítio

A Samsung anunciou uma inovação tecnológica que promete dobrar a duração da bateria de lítio que abastecem smartphones, smartwatches e outros gadgets. Para conseguir tal façanha, a equipe de pesquisadores da empresa desenvolveu uma técnica que consiste no depósito de camadas de grafeno sobre as superfícies de silício da bateria, o que permitiu uma maior densidade energética no equipamento. Dessa forma, a capacidade das baterias produzidas com o método tradicional foi superada em até 2 vezes.

A nova técnica aumenta a capacidade energética por área das baterias, isso significa que elas poderiam manter seu tamanho reduzido, essencial para o design compacto dos smartphones mais recentes, e ainda assim se beneficiar do aumento de duração. Considerado um “supermaterial“, o grafeno apresenta propriedades extraordinárias, que incluem muita resistência e leveza. Ele também é um excelente condutor de calor e eletricidade. O grafeno é um composto de carbono que faz parte da família cristalina do elemento, que inclui o diamante e o grafite.

smt-SamsungBattery-P2

Segundo a Samsung, a tecnologia poderia ser implementada em novos produtos em um período de até 3 anos, o que significa que próximas gerações de smartphones já podem obter ganhos significativos em duração de bateria. Enquanto muitos componentes dos celulares, como câmeras e processadores, avançaram rapidamente com o passar dos anos, as baterias não acompanharam o ritmo, e se tornaram alvo de muitas reclamações dos consumidores.

A nova tecnologia anunciada pela Samsung pode ser melhor apreciada consultado o estudo completo, com todo os detalhes técnicos do advento, no artigo publicado pela prestigiosa publicação Nature.

Não seria bem melhor ter o dobro da bateria? Três anos não parece um prazo muito exagerado?

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top