Connect with us

Ciência e Tecnologia

Alemanha está construindo o primeiro trem de transporte com zero emissões de carbono

Até o final de 2017, a Alemanha pretende coloca o primeiro trem do mundo movido a hidrogênio com potência equivalente a 4000 motores diesel.

A Alemanha está ganhando as machetes dos principais sites do mundo com suas propostas para um futuro mais limpo. Não faz muito tempo, o pais passou uma resolução que proibirá motores à combustão (seja à gasolina ou à álcool) até 2030. Um movimento e tanto, mirando na poluição causada pelo transporte individual, e o foco agora é é o transporte público. Até o final de 2017, a Alemanha pretende coloca o primeiro trem do mundo movido a hidrogênio.

Ou seja, seria o primeiro trem do mundo com 0 emissões de carbono. Trens elétricos, por exemplo, podem até utilizar uma energia limpa, mas ela é gerada por usinas que usam materiais poluentes, como o carvão. Não é o caso aqui, já que o resultado do uso do hidrogênio é o vapor. E ele não será pouco potente, também. A previsão é que ele tenha um motor equivalente a 4000 motores de trem movidos à diesel. Como o Ubergizmo aponta, ainda bem que ele não gerará a poluição equivalente.

ilint-640x426

A Alstom, fabricante francesa, será uma das responsáveis pela criação do projeto, com testes previstos para acontecer ainda este ano. Segundo o CEO da empresa, Henri Poupart-Lafarge, “[A] Alstom está orgulhosa em lançar esse avanço inovador na área de transporte limpo que completará o alcance dos trens regionais da Coradia. Mostra nossa habilidade de trabalhar em uma colaboração próxima com nossos clientes e desenvolver um trem em apenas dois anos“.

Tecnologia de 4 décadas

A região da Baixa Saxônia já encomendou 14 três movidos à hidrogênio. Vale dizer que não se trata de uma tecnologia nova. Hidrogênio líquido é utilizado pela NASA desde os anos 70, e a fumaça emitida toda vez que uma estação é lançada é, na verdade, vapor. O que acha do foco da Alemanha em soluções reais para preservar o meio ambiente? Acredito que o Brasil seguirá a mesma linha? Diga-nos nos comentários!

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top