Conecte-se conosco
imessage-logo

Android

iMessage Chat chega ao Android, mas você não deve instalá-lo. Saiba o porquê

iMessage Chat não-oficial é disponibilizado na loja Google Play, com características muito suspeitas…

imessage-android

Um aplicativo inusitado apareceu neste mês na Google Play Store: o iMessage Chat. Com o mesmo nome do tradicional app de mensagens de texto presente nos gadgets da Apple, esta é uma versão não-oficial criada pelo desenvolvedor Daniel Zweigart.

Alguns usuários já testaram o novo app e, surpresa, ele parece mesmo funcionar. O app conecta-se ao serviço iMessage Chat da Apple e permite o envio de mensagens de um aparelho Android para qualquer aparelho com o iOS e vice-versa. Mas, estranhamente, as permissões exigidas pelo app Android permitem ao desenvolvedor coletar os dados informados do usuário, como a Apple ID e senha, o que é certamente preocupante.

De qualquer forma, se você está curioso para saber como este aplicativo funciona, o desenvolvedor Adam Bell descobriu que ele se conecta com o servidor oficial da Apple dedicado ao iMessage através de um Mac Mini:

Jay Freeman, criador do Cydia, publicou uma nota no Google+ dizendo que o aplicativo encaminha toda a comunicação com a Apple para um servidor na China. Isto significa que todas as mensagens enviadas e recebidas são processadas (e provavelmente armazenadas) em um servidor do proprietário.

Steven Troughton-Smith, também desenvolvedor de aplicativos e jogos, aponta que o iMessage para Android é capaz de fazer o download e instalar softwares em segundo plano, o que significa que é possível injetar malwares em seu dispositivo sem o seu conhecimento. Portanto, o recomenda que os usuários fiquem o mais longe possível deste aplicativo.

Caso você não aguente de curiosidade e decida baixar o aplicativo na Google Play Store, recomendamos que faça isso utilizando dados de uma Apple ID secundária, que não possua dados de pagamento e informações pessoais.

A questão que fica é a seguinte: será que o Google deve interferir e banir este aplicativo? Ou a responsabilidade recairá sobre a Apple em não permitir este tipo de comunicação? Dê sua opinião.

Via 9to5mac.

Atualizado em 25/9 às 09:39

Poucas horas após publicarmos este artigo, tanto o desenvolvedor quanto o aplicativo iMessage Chat já não estavam disponíveis na loja Google Play.

Mineiro, analista de sistemas, desenvolvedor web e móvel, fascinado com tecnologia. Gosta de passar o tempo com os amigos, apaixonado (eternamente) pela Fernanda, curte ouvir e tocar música.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top