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Alma do negócio? BuzzFeed acredita que o futuro das novas mídias está no conteúdo

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CEO do BuzzFeed, Jonah Peretti, diz que o futuro das novas mídias pode estar na criação de conteúdo e no compartilhamento de emoções

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Passando por um momento de transição, há muitas dúvidas em relação ao futuro dos meios de comunicação de massa, em que se insere, inclusive, o jornalismo. Nesse cenário, as chamadas “novas mídias” aparecem como uma crescente alternativa aos veículos tradicionais. Esse foi o principal assunto que Jonah Peretti, CEO do BuzzFedd, debateu em uma palestra realizada no centro de convenções do SXSW na cidade de Austin, Texas.

Um dos pontos abordados por Peretti, tratava justamente da relação dos veículos de comunicação e o que eles oferecem a seus leitores: “Não entendo por que tantos editores apostam na produção de banners para seus negócios, quando eles têm que levar as pessoas de volta ao seu site para ganhar dinheiro“, disse. Segundo ele é preciso oferecer conteúdo real para se destacar em relação as redes sociais: “Você deve usar o seu canal para a distribuição de conteúdo, e não apenas uma ponte para outro espaço” completou.

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Jonah Peretti, fundador e CEO do BuzzFeed, realiza palestra no Social Media Week NYC em que discutiu tendências online e o futuro do compartilhamento de conteúdo.

Ouvir o que BuzzFeed tem a dizer sobre estratégia de comunicação é algo que certamente vale a pena. O site de notícias e entretenimento produz alguns dos conteúdo (como listas) mais compartilhados em mídias sociais e na web e possui números que crescem a olhos vistos. Atualmente recebe mais de 200 milhões de visitas mensais e conta com um staff de mais de 900 funcionários. Ainda que não seja um veículo noticioso, o BuzzFeed parece saber do que está falando.

Segundo o executivo a estratégia essencial do site de notícias é distribuir emoçõesPeretti apresentou números que analisavam a interação do BuzzFeed com redes sociais que compartilham informações ou links. Segundo ele, todos os meses o BuzzFeed recebe em média 12,5 milhões de mentions no Twitter, 60 milhões de pins no Pinterest, e 349 milhões de likes no Facebook.

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Ao apresentar esses números, Perreti defendeu a tese de que criar um texto com muitos hiperlinksparece estar um pouco datada“. Ele explicou: “Os números são realmente muito pequenos em comparação com o volume de pessoas que viram o nosso conteúdo diretamente.” afirmou. O número visitantes que migraram de redes sociais em busca do conteúdo oferecido pelo BuzzFeed, é, de fato, muito mais expressivo, sendo 847 milhões originadas do Twitter, 6 bilhões do Pinterest e 11,3 bilhões do Facebook

Se você oferecer conteúdo, além de simples manchetes, você potencialmente pode atingir um público muito maior“, disse Peretti. Naturalmente, a estratégia defendida pelo CEO do BuzzFeed faz muito mais sentido para o modelo de negócio em que se encaixa o site, mas isso não quer dizer que a fórmula não possa valer para a mídia tradicional.

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O BuzzFeed ganha dinheiro cobrando de empresas por anúncios e depois ajudando a distribuí-los, na chamada publicidade nativa. Esse modelo de negócio não depende do número de cliques (page views), o site só precisa saber do que as pessoas gostam e tornar o conteúdo patrocinado correspondente a estes gostos, procurando atrair a atenção do maior número de pessoas, onde quer que elas estejam.

O CEO do BuzzFeed acredita que a criação de conteúdo viral não decorre do compartilhamento de informações. Para ele, a viralização é, fundamentalmente, compartilhamento de emoções. Internamente o BuzzFeed usa a palavra Share Statement (Confissões Compartilhadas em livre tradução) para descrever o tipo de postagem tradicionalmente feita pelas nas redes sociais. Perreti diz que “O Share Statement é muito mais importante que a headline (manchete) por nos dizer ‘o porque’ e não apenas ‘o que’ está sendo compartilhado“.

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O BuzzFeed observa com muita atenção a questão do Share Statement para entender os desejos do público e o que eles querem ler e ver. Perreti reforçou a ideia de que o BuzzFeed é cada vez mais um veículo de notícias que as pessoas vão em busca de conteúdo: “O BuzzFeed não é apenas um produto. Nós somos um serviço que ao longo do tempo está ficando cada vez melhor na criação de conteúdo.” concluiu.

Fonte: TechCrunch

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