Connect with us
amazon-echo

GADGETS

Amazon surpreende com o lançamento do Echo, assistente pessoal para a casa

Esta semana, a Amazon surpreendeu o mundo com um novo tipo de gadget: o assistente pessoal para a casa.

amazon-echo

Esta semana, a Amazon surpreendeu o mundo com um novo tipo de gadget: o assistente pessoal para a casa. Em formato de torre cilíndrica, o modelo se assemelha  – e pode ser usado como – uma caixa de som Bluetooth, destas que fazem tanto sucesso hoje em dia.

Desde que entenda o que você pergunta (algo não tão fácil, como os assistentes de smartphones costumam provar), o Amazon Echo responderá dúvidas, atenderá comandos e até informará o usuário sobre notícias do dia ou receitas para o jantar. Num primeiro momento, apenas na língua inglesa.

Conectado a uma tomada e com a capacidade de ouvir a voz dos usuários a grandes distâncias – graças a uma tecnologia especial composta de 07 de microfones, chamada far-field – o Echo permanece sempre ouvindo e responde ao comando “Alexa”, como se fosse uma pessoa sendo chamada. Para atender aos chamados do usuário, ele (ou melhor, ela) extrai as informações da internet como notícias, dados métricos, fatos interessantes e até piadas. Entre os comandos estão a possibilidade de agendar alarmes e alertas, adicionar itens a uma lista de compras e até aproveitar-se das potentes caixas de som do aparelho para realizar streaming de músicas requeridas.

amazon-echo-specs

Segundo a Amazon, é possível fazer perguntas “até mesmo quando uma música estiver tocando”, já que o Echo foi pensado com tecnologia de cancelamento de ruído. Ele é configurado através do auxílio de um aplicativo e, em breve, terá suporte para diversos serviços, entre eles o Spotify e o iTunes da Apple. No aparelho mesmo, só existem dois botões, localizados no topo: “mudo” e “ação“. Não existe um botão de desligar – assim que o Echo é plugado na parede, ele começa a funcionar.

Para entender melhor o funcionamento do novo gadget, veja o vídeo abaixo:

Talvez o grande trunfo do Amazon Echo seja dividido entre duas características: a primeira é certamente o preço – US$ 99,00 para consumidores com a assinatura Amazon Prime ou US$ 199,00 para os demais – fazendo dele um aparelho acessível para os mais curiosos e early adopters.

E a segunda, o seu próprio propósito: funcionar em casa. Em um ambiente onde os usuários não sentirão tanta vergonha de “recitar” comandos e fazer questionamentos, há muito mais espaço para se fazer uso de um assistente pessoal.

Ainda assim, o sucesso do Echo será melhor avaliado tão logo se iniciem os testes, reviews e primeiros relatos de usuários. Afinal, estamos falando de um gadget que depende por completo de sistemas de reconhecimento de voz, tecnologia que até agora não decolou.

Para saber mais sobre o aparelho e pedir um convite para compra, clique neste link.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top