Conecte-se conosco
Anac também vai liberar eletrônicos em pousos e decolagens

Ciência e Tecnologia

Anac também vai liberar eletrônicos em pousos e decolagens

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que também deve liberar a utilização de equipamentos eletrônicos em pousos e decolagens.

Anac também vai liberar eletrônicos em pousos e decolagens

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que também deve liberar a utilização de equipamentos eletrônicos em pousos e decolagens para os vôos realizados no Brasil. A agência já começou a estudar as novas determinações da FAA (Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos), divulgadas na última quinta-feira (31/10).

A FAA promoveu uma discussão com especialistas das empresas aéreas, passageiros, fabricantes de aeronaves, associações de pilotos e comissários de bordo e a indústria de eletrônicos. A conclusão foi a de que os equipamentos, em qualquer momento do vôo, não oferecem nenhum tipo de risco para a segurança da aeronave.

Atualmente, smartphones, tablets, videogames portáteis e notebooks precisam ser desligados nos pousos e decolagens, mesmo que eles estejam em modo avião. A mudança não libera o uso do smartphone para fazer chamadas ou usar a internet 3G ou 4G.

Além de simplificar os procedimentos, a novidade acaba com as frequentes “broncas” que os comissários eram obrigados a dar em passageiros que insistiam em usar os equipamentos eletrônicos nos pousos e decolagens.

ANAC ainda não deu um prazo para a medida entrar em vigor no país. Nos Estados Unidos, a Delta e a Jet Blue já liberaram o uso dos eletrônicos durante todo o vôo.

Empresas aéreas

A implementação dos novos procedimentos pode variar de acordo com cada empresa aérea. Cada uma delas tem autonomia para determinar os procedimentos de segurança tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Até o fim do ano, a agência americana espera que a maioria das companhias consiga cumprir a orientação. No Brasil, as empresas costumam seguir o que é adotado  nos EUA.

Procedimentos de segurança

As empresas aéreas continuarão com liberdade para solicitar aos clientes que desliguem os aparelhos em casos específicos. Por enquanto, nada de ligar os eletrônicos em pousos e decolagem, hein!

*atualizado em 2/11 – 12:03

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top