Connect with us

CULTURA GEEK

Análise do episódio 5×10 “Mother’s Mercy” de Game of Thrones (season finale)

Leia nossa análise de Mother’s Mercy (5×10), season finale da quinta temporada de Game of Thrones, que apesar do nível mediano foi um soco no estômago

Em uma temporada abaixo da média geral, com muitos episódios que não evoluíram em nada a trama, Game of Thrones encerra mais uma vez fazendo o que sabe fazer, chocar e impressionar. E claro, deixar todos os fãs aflitos sem saber o que pode acontecer com alguns personagens principais, até porque a história de muitos já acabou nos livros e o próximo ainda está sendo escrito.

Se você NÃO assistiu a season finale, Mother’s Mercy (5×10), assista agora, pela Patrulha, pois a temporada de spoilers vai começar.

spoilers

O Fim da casa Baratheon

O último episódio da temporada já começa com Stannis indo para o fundo do poço em fração de segundos. O sacrifício de sua filha Shireen fez o degelo acontecer, mas por outro lado, fez metade de seu exército desertar durante à noite. Sua esposa Selyse se enforcou por não ter aguentado ver sua filha morrer e Melisandre ao ver tudo isso, fugiu para a muralha, onde estava o Cavaleiro da Cebola, Ser Davos, que tentava convencer Jon Snow a mandar suprimentos para o exército de Stannis. Como ele é um homem objetivo resolveu seguir em frente, mas foi surpreendido pelo exército dos Bolton, que num corte de cena venceu a batalha. Pelo tamanho do exército dos dois, era meio óbvio apostar num massacre, mas, infelizmente, não vimos nem um segundinho desse desfecho. Só vimos Brienne de Tarth, membro da guarda real de Renly, bla, bla, bla… que achou Stannis já derrotado e fez seu julgamento e o matou. Apesar da cena não ter mostrado Stannis morto, a sede de vingança de Brienne me leva a crer que ela tenha o matado mesmo. Final feliz para Brienão e o fim da casa Baratheon.

stannis-vs-bolton

Do lado esquerdo o exército de Bolton contra o minúsculo exército de Stannis (dir.) (foto/Reprodução: HBO)

Por outro lado Fedor parece ter se libertado de sua prisão mental e voltado a ser Theon, matando Myranda, que queria dar umas flechadas em Sansa e ajudando ela a fugir do castelo dos Bolton.

Meereen nas mãos de Tyrion e Dany perdida

Como já sabemos Daenerys fugiu das arenas de Meereen com seu filhinho Drogon, que ficou com preguiça de levar mamãe pra casa e ela acaba se encontrando com um grupo de dothrakis, que são do  khalasar de Jhaqo. Para quem não lembra, ele era um dos guerreiros de Drogo, até ele morrer. Ele revoltado com sua Khaleesi a abandonou junto com vários guerreiros dothraki. Acho que Dany vai passar por maus bocados ali se seu “Charizard” não acordar e mandar um Dracarys.

mothers mercy - Dany e Drogon

Dany e Drogon (Foto/Reprodução: HBO)

Enquanto isso, lá em Meereen, Daario e Jorah decidem procurar Dany e deixam Tyrion no comando da cidade, junto com Missandei e Verme Cinzento. E do nada, o espião mestre, Varys, o nosso Spider aparece, sem mais nem menos. Ele é o 007 dos sete reinos.

mothers mercy - Tyrion, Daario, Jorah, Missandei e Verme Cinzento

Tyrion, Daario, Jorah, Missandei e Verme Cinzento em Meereen (Foto: Reprodução/HBO)

Arya Stark riscou mais um nome de sua lista

Arya é simplesmente badass, ela continua focada em eliminar todos os nomes de sua lista, para vingar sua família e nesse episódio ela riscou mais um nome, Meryn Trant, membro da guarda real e protetor dos Lannister, assassinou Syrio Forel, o espadachim que treinou Arya, por isso mereceu um lugar de destaque em sua lista e uma morte bem dolorosa e cruel. O cara além de pedófilo, era sádico e Arya roubou uma face do templo da Casa do Preto e Branco e conseguiu engarar Trant, enfiando uma faca nos olhos dele e afirmando que ela é Arya Stark. Infelizmente os Homens sem Rosto sabem de tudo e Jaqen H’ghar já sabia o que Arya tinha feito. Me assustei na cena em que ele disse que ela tirou uma vida que não lhe pertencia e por isso, ele teria que tirar outra vida, pra mim Arya não passava dali, mas… Jaqen, ou ninguém, tomou o veneno que segurava e se matou. E a menina loira que odeia a menininha Stark virou o Jaquen. Pra cena ficar ainda mais bizarra, Arya ainda ficou cega. Respostas só na sexta temporada ou no próximo livro, vamos ver quem sai primeiro…

Arya executando sua vingança (Foto: Reprodução/HBO)

Arya executando sua vingança (Foto: Reprodução/HBO)

Vergonha, vergonha, vergonha…

Vergonha define Cersei Lannister, a rainha de cabelos dourados que se achava intocável e possuidora do poder sobre os sete reinos teve seu momento de humilhação máxima, e que humilhação… Até eu que não gosto dela, fiquei com dó. Se Game of Thrones fosse uma série previsível, Cersei não teria passado por esse momento, mas em GoT, tudo pode acontecer, e para quem já conhecia a história dos livros, era uma cena esperada, a Caminhada da Vergonha. O Alto Pardal não está para perdoar ninguém mesmo, Cersei deve ter se arrependido profundamente de ter dados asas ao pardal. No final vimos um novo membro da guarda real, que fez voto de silencio e uma promessa de eliminar todos os inimigos da rainha-mãe e parecia ter 3 metros de altura, seria o Montanha zumbificado pelo ex-meistre Qyburn?

A atriz Lena Headey, Cersei numa das cenas mais dramáticas da personagem (Foto: Reprodução/HBO)

A atriz Lena Headey, Cersei, numa das cenas mais dramáticas da personagem (Foto: Reprodução/HBO)

Pela Patrulha, pela Patrulha, pela Patrulha

Eu já não gostava daquele menininho, Olly, por ter matado a Ygritte, agora matar o Jon Snow?! E ainda mais no pior estilo, traidor, iludindo o pobre João das Neves, com uma falsa esperança de que seu tio Benjen estava vivo.

A cena em si pode não ter sido das melhores do episódio, mas foi a que mais chocou. Jon emboscado pelos “irmãos” da patrulha da noite e morto à golpes de punhal ao som de: “- pela Patrulha – pela Patrulha” a cada estocada que levava foi estarrecedor, foi como um soco no estômago, ainda mais por ser a última cena, Jon no chão, o sangue jorrando e a tela preta, isso não se faz HBO. Vamos torcer para as teorias de que ele vai virar warg e sua consciência vai ficar no fantasma, até “Melzinha querida” revivê-lo sejam verdadeiras, porque senão, a série vai perder um bocado de graça sem Snow. E se ele não voltar vou torcer para que os White Walkers matem todos e fim de papo.

A Morte de Jon Snow (Foto: Reprodução/HBO)

A Morte de Jon Snow (Foto: Reprodução/HBO)

Para finalizar faço uma lista de personagens que simplesmente sumiram no meio da trama: Mindinho, Rei Tommem, Rainha Margaery e outros apareceram só para refrescar a memória de quem acompanha a série, o que aconteceu com esse pessoal?! Margaery vai ficar presa até a próxima temporada? Para saber dessas respostas só nos resta esperar pela sexta temporada! Por fim, Mother’s Mercy, a misericórdia da mãe, não apareceu em nenhum momento nesse episódio.

O que você achou de Game of Thrones? Jon Snow deve permanecer morto ou não?!

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top