Conecte-se conosco
kindle-8a-geracao-capa

Reviews

Análise do Kindle 8ª geração: Entrando com estilo no universo dos e-readers

O Kindle 7ª geração é uma excelente opção para o consumidor que ainda tem dúvidas sobre se vale a pena adquirir um e-reader.

Kindle 8ª geração - Review do Showmetech

Confira nossa análise sobre o Kindle 8ª geração.

Oh! Bendito o que semeia
Livros… livros à mão cheia…
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar.

(Castro Alves, in “O Livro e a América”)

Nos últimos anos, as pessoas passaram a ter diversas opções para aproveitar os raros momentos livres da vida. Apesar de não terem a popularidade dos games, o velho e bom habito da leitura também se beneficiou dos avanços da tecnologia, especialmente com o advento dos e-readers.

Neste segmento, o dispositivo mais conhecido é o Kindle. Lançado pela Amazon em 2007, o e-reader recebeu mais uma atualização neste ano de 2016 com o lançamento do Kindle 8ª geração, com tela de 6 polegadas sensível ao toque.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar o Kindle 8ª geração. Confira na análise a seguir.

Design

Kindle 8ª geração - Review do Showmetech

Com design que lembra muito o modelo Paperwhite, o Kindle 8ª geração ficou mais fino e leve que seu antecessor. Todo o corpo do e-reader é construído em plástico, inclusive a tampa traseira, que não conta com a superfície emborrachada presente em modelos mais caros do dispositivo.

Apesar disso, o Kindle 8ª geração tem uma boa ergonomia, com uma pegada confortável suficiente para que o usuário possa ficar com o aparelho por muitas horas nas mãos sem sentir nenhum incômodo.

O modelo testado era da cor branca, uma das novidades trazidas nessa versão. Apesar de muito bonito, notei que o dispositivo suja com muita facilidade. Neste sentido, seria interessante adquirir também uma capa protetora caso a opção seja por esta cor.

Tela

Kindle 8ª geração - Review do Showmetech

Diferente das telas reflexivas de smartphones e tablets, o display touchscreen de alto contraste do Kindle 8ª geração elimina o brilho excessivo em qualquer ambiente, mesmo com incidência direta da luz solar, o que torna o e-reader um companheiro versátil para leitura.

Os bons níveis de contraste, garantem uma leitura muito confortável com as fontes bem escuras e um fundo suficientemente claro para que seja possível enxergar bem, mesmo quando a iluminação não seja a ideal.

No Kindle 8ª geração, a Amazon decidiu manter a mesma resolução de 800×600 pixels. Apesar de não ter uma qualidade que impressione, a tela e-ink de 6 polegadas tem 167 PPI em escala com 16 níveis de cinza e funciona muito bem, especialmente para a visualização fontes mais básicas.

Desempenho

Kindle 8ª geração - Review do Showmetech

Um dos pontos que tornam o Kindle o e-reader líder de mercado é sua fluidez de funcionamento. No Kindle 8ª geração a Amazon promoveu um upgrade do processador que o tornou 20% mais rápido que o modelo anterior.

De fato, a resposta ao toque parece mais ágil e precisa que no meu antigo Kindle 7ª geração. Dessa forma, lentidão é um problema que o usuário dificilmente poderá se queixar. Tudo é bem rápido, das viradas de página até as consultas no dicionário.

Outra novidade foi em relação à memória interna do dispositivo, que dobrou, passando de 2 GB para 4 GB no Kindle 8ª geração. Apesar dessa versão não habilitar o suporte para cartão de memória, o usuário também não teve ter problemas por aqui, já que a maioria dos ebooks raramente ultrapassam os 2 MB de tamanho.

Já a bateria continua a mesma do modelo anterior. Segundo a Amazon, o Kindle 8ª geração tem autonomia para durar até 6 semanas com 30 minutos de leitura diária. Uma dica que pode ser útil consiste em desabilitar o Wi-Fi do aparelho, o que dará um fôlego a mais na autonomia.

Funções

Kindle 8ª geração - Review do Showmetech

Trazendo o mesmo software do Kindle Paperwhite e um hardware muito parecido (com ausência do botão de ajuste de iluminação.), a experiência de uso e leitura no Kindle 8ª geração é muito boa.

Algumas ações, como destacar um trecho do livro, pesquisar a definição de uma palavra no dicionário embutido e fazer pequenas anotações, estão muito mais práticas.  As capas dos livros são exibidas em formato de miniatura na tela principal, e há bons recursos de software para ajudar na leitura.

O Construtor de Vocabulário faz um registro de todas as palavras que você buscou no dicionário, o que é útil especialmente se você estiver lidando com um idioma diferente. O Kindle oferece gratuitamente dicionários de inglês, espanhol, francês, japonês, chinês, russo e outras línguas, então este é um belo complemento para enriquecer seu vocabulário.

O Kindle 8ª geração ainda tem outras funções muito úteis, tais como:

  • Page Flip: Permite folhear rapidamente pelo livro sem perder a página em que você está;
  • Dicas de vocabulário: Descomplica expressões em inglês; e a estimativa dos minutos restantes para terminar o capítulo atual.

Conclusão

Kindle 8ª geração - Review do Showmetech

Na minha experiência pessoal, sempre notei uma espécie de resistência por parte de algumas pessoas em relação aos e-readers. Naturalmente, um amante da leitura também aprecia o toque no papel, o peso e até mesmo o cheiro do livro físico.

Entretanto, isso não me parece fazer sentido, porque a função primordial de um dispositivo desses é a portabilidade. Mesmo sendo o atual  e-reader de entrada da Amazon, o Kindle 8ª geração proporciona uma experiência completa do que é a experiência da leitura digital.

Dessa forma, acredito que o produto seja o dispositivo ideal para quem queira se aventurar no universo dos e-books. Uma das vantagens dessa plataforma, é a possibilidade de encontrar muitas obras que nunca chegaram ao Brasil.

Atualmente há uma imensa oferta de títulos na web. No site do Kindle na Amazon, há milhares de títulos gratuitos para baixar. Além disso, o preço de um e-book costuma ser mais barato que o de um livro convencional.

Disponível em todo o Brasil pela rede Amazon pelo preço de 299 reais (em até 12 vezes sem juros), o Kindle 8ª geração é uma excelente opção para o consumidor que ainda tem dúvidas sobre se vale a pena adquirir um e-reader.

Fotos e Especificações técnicas do Kindle 8ª geração
  • Dimensões
    • Altura: 16,9 centímetros
    • Largura: 11,9 centímetros
    • Profundidade: 1,02 centímetros
    • Peso: 191 gramas
  • Tela:
    • Tipo: e-ink de 6 polegadas
    • Resolução: 800×600 pixels, 167 PPI
  • Processador: 1 GHz
  • Memória interna: 4 GB (3,1 GB disponíveis para o usuário)
  • Formatos suportados
    • E-books: AZW, AZW3, PDF, Mobi, PRC
    • Imagens: JPEG, GIF, PNG e BMP
    • Texto: TXT, HTML, DOC e DOCX
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n e Micro USB
  • Bateria: até 6 semanas de duração

Kindle 8ª Geração

Kindle 8ª Geração
9.6

DESIGN

10/10

    FUNCIONALIDADES

    10/10

      SOFTWARE

      10/10

        DESEMPENHO

        10/10

          PREÇO

          9/10

            Pros

            • Portabilidade
            • Desempenho
            • Bateria

            Cons

            • Na cor branca, suja facilmente

            Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

            Comentários

            Mais de Reviews

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top