Conecte-se conosco
GALAXY S  II Product Image 1

Android

Análise: ROM oficial da Samsung com Android 4.1.2 para o Galaxy SII (GT-i9100)

A Samsung não decepcionou os donos do Galaxy SII e finalmente lançou a ROM oficial com o Android Jelly Bean (4.1.2) para o aparelho na Europa (e a instalação, além de super simples ainda traz a opção de Português do Brasil)…

GALAXY S  II Product Image 1

A Samsung não decepcionou os donos do Galaxy SII e finalmente lançou a ROM oficial com o Android Jelly Bean (4.1.2) para o aparelho na Europa. A instalação, além de muito simples, suporta o Português do Brasil (pt_BR). Eu, que elogiei muito a última versão da CyanogenMod (aqui, vocês se lembram?), fui surpreendido por uma fluidez sem precedentes e recursos extremamente úteis. Confira agora a minha análise completa sobre esta nova atualização oficial:

Screenshot_2013-01-24-22-13-03

Fluidez

Apenas chocante, este é o item que me fez trocar a CyanogenMod pela ROM Oficial da Samsung (pelo menos por enquanto). O Project Butter – aquele recurso que fez o Galaxy Nexus ficar super fluido – chegou totalmente implementado nessa versão da ROM. Inclusive, um dos pontos que sempre saliento nas análises das ROMs CyanogenMod diz respeito à falta de algumas implementações em razão da falta de liberação de certos códigos-fontes por parte da fabricante, a Samsung. Claro, isso não é problema na ROM Oficial.

Em resumo, o aparelho parece outro: as transições rodam de forma extremamente suave.

Interface

Na primeira inicialização, você tem a impressão de que está com um Galaxy SIII em mãos. A interface, sem modificações, é praticamente idêntica a do seu irmão mais novo e poderoso. O launcher padrão, conhecido como TouchWiz UI, é fluidíssimo e possui recursos como a criação de pastas na lista de aplicativos, facilitando a organização. A barra de notificações é comum, ao estilo tradicional da Samsung, com atalhos para configurações rápidas no topo. As notificações expansíveis do Jelly Bean funcionam normalmente, porém você precisa utilizar dois dedos para expandí-las ou retraí-las.

Screenshot_2013-01-24-22-12-02

Teclado

O teclado padrão da Samsung é bem bonito e funcional. Para quem preferir, o Swype já vem instalado por padrão, bastando selecioná-lo no menu de idioma e teclado. Ou, você pode instalar outro como o Swiftkey Flow.

Recursos exclusivos Samsung

Os recursos exclusivos da Samsung aqui são significativos: os mais importantes para mim são o AllShare Play, que serve como central de streaming de mídia em TVs e outros dispositivos Samsung, e o Group Cast, que funciona como uma central de compartilhamento de mídia via WiFi entre dispositivos Samsung. Temos também outros aplicativos, como o Notas, S-Planner, Calendário (o melhor já produzido para um Android)  e os hubs de Música, Vídeo e Leitura.

O recursos conhecidos como SmartStay e o PopUp Play merecem um parágrafo exclusivo. O primeiro baseia-se no uso da câmera frontal do smartphone para detectar se você está olhando para ela. Se estiver, a tela se manterá acesa. Muito útil pra mim, por exemplo, que deixo o Flipboard aberto enquanto almoço e sempre leio algo. Já PopUp Play permite que você assista vídeos enquanto usa outro aplicativo do smartphone. Funciona muito bem com todos os formatos de vídeo suportados, nas mais variadas resoluções.

Screenshot_2013-01-24-22-03-57

Câmera e imagem

O aplicativo de câmera segue aquele mesmo padrão da Samsung. Nada de muito importante, não fosse o fato de que o delay entre o clique para fotografar e o tempo do telefone processar a foto é praticamente zero. Outro grande motivo para me manter com essa ROM, lembrando que as versões da CyanogenMOD perdem um pouco em qualidade da câmera.

A gravação de vídeos também foi uma surpresa. O auto foco está muito mais inteligente, e as opções e informações durante a gravação são um plus que o Google deveria implementar nativamente no sistema operacional. É exibido, durante a gravação, a resolução, a duração e a quantidade de memória disponível no aparelho. Evitando cancelamentos indesejados em gravações extensas.

Screenshot_2013-01-24-22-06-40

Música e vídeos

Nada de mais. O player de músicas da Samsung é bom, mas ainda continuo com o Google Play Music. Existe um Hub Musical que permite o upload de músicas para a nuvem. Não testei, mas creio que funcione normalmente no Brasil também.

O player de vídeo é muito melhor que o nativo do Android, inclusive pelo recurso PopUp Play. E, para minha felicidade (e para a felicidade dos viciados em séries), o Netflix funciona perfeitamente!

O que a ROM oficial tem que a CyanogenMod (e outras baseadas) não tem?

  • Aplicativos oficiais da Samsung;
  • Aplicativo nativo de rádio FM;
  • Suporte para conexões HDMI via cabo MHL;
  • Suporte para Docking Stations.

Root

O acesso root já está disponível e funciona perfeitamente. Para ativá-lo, basta flashear um arquivo com menos de 1MB pelo Modo de Recuperação (Recovery Mode) do aparelho. Com o root e o Titanium Backup, é possível desinstalar várias tranqueiras incluídas na ROM, que você não tem interesse em usar. Lembrando, claro, de tomar cuidado para não remover algo importante do sistema.

Instalação

A instalação da ROM é fácil e é feita pelo Odin. Confira aqui o tutorial de instalação!

Conclusão

A ROM Stock é definitivamente a melhor lá lançada para o nosso aparelho até então. A fluidez e estabilidade impressionam e é quase impossível voltar para outra ROM que não tenha o Project Butter implementado depois de experimentá-la. Com isso, entendo que a Samsung fecha o ciclo de atualizações oficiais do Galaxy SII com chave de ouro.

 

código + música + coisas LGBTQ + gaming

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top