Conecte-se conosco
Android 4.4. KitKat

Android

Android 4.4 KitKat é oficialmente liberado pelo Google

Android 4.4 KitKat é liberado pelo Google com diversas novidades

 

Android 4.4. KitKat

Android 4.4. KitKat

O Google anunciou hoje, oficialmente, a próxima versão do Android, chamada KitKat e numerada como 4.4. No envento realizado em São Fransico, EUA, a empresa mostrou o sistema operacional e novos hardwares equipados com a nova versão, inclusive o Nexus 5.

Dentre as novidades do sistema, os retoques gráficos na interface saltam aos olhos, com a barra negra onde ficam os botões virtuais passando a ser transparente. A barra de notificações, no topo, também passou a ser translúcida em alguns locais. Ambas as barras agora disparecem totalmente quando apps estão em tela cheia.

A grande novidade do novo sistema é a maior integração com o Google Now e a pesquisa da empresa, que agora podem ser utilizados dentro de qualquer app e integrado ao mesmo. No discador, por exemplo, a pesquisa do Google funciona como uma espécie de páginas amarelas, procurando por informações de contato prioritariamente. Se o usuário pesquisa por um restaurante usando a pesquisa do discador, o resultado vai priorizar o telefone e o endereço do local nos resultados.

O Google Now também recebeu diversas atualizações e agora permite um controle mais direto das pesquisas e pode até direcionar o usuário para o app correto com base no que foi dito na pesquisa. Por exemplo, se o usuário pesquisar por um restaurante e possuir algum app de reserva de mesas instalado, o Google Now pode abrir diretamente o app sugerindo reservar uma mesa naquele local pesquisado.

O aplicativo Hangouts agora é o centro de mensagens do sistema, como previsto. Ele substitui o aplicativo de SMS e unifica as mensagens de texto, Hangouts e Google+. Outra novidade do KitKat é que o aplicativo padrão para SMS pode ser alterado pelo usuário de maneira oficial (antes os desenvolvedores precisavam de gambiarras para conseguir o mesmo efeito, o que gerava riscos à segurança).

As melhorias mais significativas do KitKat, no entanto, não estarão muito visíveis ao usuário. Isso porque a nova versão do sistema foca em otimizações para funcionar melhor em aparelhos com especificações técnicas mais modestas. Assim, grande parte do esforço do Google foi direcionado a melhorar o uso de processadores mais lentos, menos memória e baterias mais fracas, possibilitando o uso do Android 4.4 em mais aparelhos low-end e gadgets como relógios inteligentes sem que seja necessário debilitar muito as funções do sistema.

Algumas outras novidades resumidas:

  • Aplicativos podem se comportar como cartões NFC
  • Suporte para sensores detecção de passos e contagem de passos (o Nexus 5 já vem com esses sensores)
  • APIs para transmissores infra-vermelhos (para funcionar como controle remoto)
  • Possibilidade de gravar vídeos da tela
  • Novas configurções de áudio permite usar processadores especiais (se existirem) para garantirem grande vida útil da bateria durante execução de músicas

Vale lembrar que a estratégia recente do Google envolve trazer novidades mais evidentes ao usuário desvinculadas do sistema operacional em si. Em seu lugar, a empresa tem acrescentado a maioria das funções interessantes através do Google Play Services, que pode ser mais facilmente atualizado sem depender das operadoras e fabricantes. Assim, não é surpresa que o KitKat não seja uma revolução em termos de interface e serviços para o usuário. Essas novidades devem vir no Google Play Services e nas atualizações dos aplicativos oficiais da empresa.

Tentamos resumir as modificações mais importantes, mas, para uma lista completa do que o Android 4.4 KitKat trouxe, visite o site oficial da versão.

O sistema já está disponível a partir de hoje no Nexus 5 e no site oficial do Android.

Fonte: Site Oficial do Android

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top