Conecte-se conosco
androidlollipop5dot0

Android

Android 5.1 chega com chamadas em HD e mais segurança para os dispositivos

Depois de muita espera, o Google finalmente liberou a atualização Android 5.1 (ainda chamada de Lollipop). Na verdade, ela havia sido disponibilizada há um mês atrás, mas até então, somente para aparelhos do programa de expansão do sistema para países em desenvolvimento, conhecido como Android One.

A nova versão 5.1 se concentra em novos recursos como suporte a múltiplos chips (função Dual-Chip ou Dual-SIM), ligações de áudio em alta-definição (HD) e, principalmente, melhorias no sistema de segurança do dispositivo.

Outra novidade bem vinda é a possibilidade de controlar funções de WiFi e Bluetooth diretamente na área de configurações rápidas, algo que já estava presente em ROMs (sistemas operacionais customizados) do Android, como a CyanogenMODE claro, há uma série de correções de bugs que o novo OS traz.

androidlollipop5dot0

O suporte para ligações de áudio em alta definição (Voice HD), que apesar de depender da disponibilidade da operadora, promete explorar as redes 4G/LTE para entregar uma qualidade superior nas chamadas de áudio, inclusive, com a redução do ruído ambiente. 

Outro recurso que merece nota é o Device protection. Com ele, o sistema Android se tornará ainda mais seguro, permitindo que dispositivos roubados ou até perdidos fiquem bloqueados até que seja feito login com sua conta Google novamente. Noutras palavras, mesmo que alguém faça um reset de fábrica no dispositivo (limpeza total das configurações), ele ainda não funcionará sem antes ser feito o login com a conta Google nele configurada.

Abaixo você vê a lista com as principais mudanças:

  • Retorno do Modo Silencioso (excluído no Android 5.0);
  • Melhorias gerais de sistema e estabilidade:
  • Melhorias no gerenciamento de memória RAM;
  • Correção de fechamento súbito de apps;
  • Melhorias no gerenciamento da bateria;
  • Correções relacionadas ao consumo quando conectado ao WiFi;
  • Outras correções para conexões sem fio;
  • Melhorias para a função OK Google;
  • Correções para problemas com as notificações no Android;
  • Mudanças na palheta de cores do Material Design (resposta às reclamações dos usuparios).

A nova versão do sistema do robozinho já começou a ser distribuída para modelos da linha Nexus (smartphones e tablets) vendidos nos Estados Unidos. Em seguida, ela será disponibilizada para outras localidades.

Smartphones e tablets de outras fabricantes, como sempre, devem demorar mais para receber a atualização 5.1 Lollipop. Este processo depende das políticas de atualização das fabricante e operadoras em que o modelo foi comprado.

E aí, o que acharam das novidades?

Fonte: Oficial Android Blog.

Um advogado perdido no mundo da tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top