Conecte-se conosco
smt-AndroidAuto-capa

Android Auto

Android Auto “falará” português a partir do próximo mês

O Android Auto espelha as funções do smartphone no painel do carro. App será liberado em português brasileiro a partir do começo de abril

smt-AndroidAuto-Keynote

Se você acompanha o Showmetech, sabe o quanto insistimos na importância da mobilidade nos dias atuais. Acreditamos que a tecnologia tem um papel fundamental no sentido de criar soluções que facilitem o deslocamento das pessoas. Uma ideia muito interessante são os sistemas operacionais que trazem para os carros as funcionalidades dos mobiles como o Android Auto.

Na última quarta-feira (23), o Google lançou oficialmente o Android Auto no Brasil. O app da companhia — que espelha as funções do smartphone no painel do carro — será liberado em português brasileiro a partir do começo de abril. Alguns modelos já contavam com o sistema operacional instalado em suas centrais multimídia, mas o conteúdo ainda estava bloqueado.

smt-AndroidAuto-conectado

O software apresenta funcionalidades úteis, como o acesso a mapas e a navegação, biblioteca de música do Google Play, cards com informações importantes do Google Now, além de contar com diversos apps compatíveis. Para utilizar o Android Auto, é preciso conectar um smartphone (versão Lollipop ou superior) ao console do carro via cabo USB. Após a conexão, a tela do painel irá mostrar os aplicativos instalados no celular que possuem uma versão otimizada para uso em veículos.

Durante o caminho, a tela do telefone permanece bloqueada para que não seja possível utiliza-la ao dirigir. Na prática, o Android Auto proporciona a mesma experiência de um smartphone Android com a vantagem de ter uma interface desenvolvida especificamente para o uso veicular e estar totalmente integrada à central de multimídia do veículo. Essa característica permite que os motoristas tirem o melhor proveito dos recursos de tecnologia mobile sem se distrair.

smt-AndroidAuto-Gifao

Os principais objetivos do Android Auto são facilitar a vida do motorista e garantir sua segurança. Por isso o usuário pode realizar várias tarefas utilizando apenas comandos de voz. Na parte de comunicação, é possível realizar chamadas telefônicas ou enviar mensagens apenas com a voz, sem tirar as mãos no volante. Caso receba uma mensagem enquanto estiver dirigindo, o sistema faz a leitura do texto, tirando a necessidade de olhar para a tela.

Atualmente, os modelos que possuem centrais de entretenimento compatíveis com o Android Auto no Brasil são:    ­

  • Chevrolet: Novo Cobalt.
  • Volkswagen:­ Novo Gol; Novo Voyage; Nova Saveiro; Fox; CrossFox; SpaceFox; SpaceCross; Golf; Jetta; Novo Passat; Tiguan e Fusca.  ­
  • Honda:­ Accord.

smt-AndroidAuto-Pioneer

Entretanto, o Google afirma que a lista deve crescer muito em breve. A companhia informou que todas as empresas que fazem parte da Open Automotive Alliance — rede global que reúne companhias de tecnologia e líderes da indústria automotiva  estão comprometidas em implementar o Android Auto. De acordo com Flavio Ferreira, diretor de parcerias da Android na América Latina, Ford, Suzuki, Fiat, Hyundai e Mitsubishi prometem se adaptar ainda neste ano.

Outra alternativa é instalar uma central multimídia veicular por conta própria. Recentemente, a Pioneer anunciou que havia fechado uma parceria com o Google para incluir o Android Auto em alguns dispositivos. Desde o ano passado a a fabricante de equipamentos de som vende um rádio com o sistema, o modelo AVIC F70TV, que custa cerca de 2.800 reais.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Android Auto

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top