Conecte-se conosco
m-developer-preview

Android

Android M: confira as novidades do sucessor do Lollipop

O Google anunciou hoje durante a conferência I/O a nova versão do Android. O “Android M” será lançado no final desse ano, confira as novidades.

m-developer-preview
O Google anunciou hoje durante a conferência I/O a próxima versão do Android, que por enquanto não recebeu número ou nome definitivo. O “Android M” será lançado no final desse ano com algumas novidades e, principalmente, melhorias no desempenho. Enquanto o Lollipop trouxe ao sistema uma nova linguagem de design, o “M” será focado numa melhor experiência de uso.

Novidades nas permissões dos apps

A partir de agora teremos mais controle sobre o que um aplicativo pode usar no smartphone. Até então, ao instalar um app o usuário tinha duas opções: aceitar todas as permissões que exigidas pelo desenvolvedor, ou simplesmente não instalá-lo. No Android M será possível definir quais são as ferramentas que o aplicativo pode acessar no seu celular, dando acesso à câmera, mas não necessariamente ao microfone, por exemplo.
permissões-apps
A primeira vez que o aplicativo precisar utilizar algum recurso do seu smartphone, ele perguntará se você permite o acesso. Na apresentação, foi dado um exemplo com as mensagens de voz do WhatsApp: ao tocar no botão de gravação, uma janela aparecia perguntando se o usuário concederia acesso ao microfone. Uma vez selecionada a opção, a decisão ficará gravada. Será possível alterar essas preferências dentro das configurações do aplicativo, além disso, haverá uma lista que mostrará todos os apps que possuem permissão ao microfone, ou à câmera, por exemplo.

Chrome Custom Tabs

custom-tabs
O Chrome terá um papel mais importante no Android M. Com o “Chrome Custom Tabs“, os aplicativos irão se integrar mais ao navegador. As informações salvas pelo browser, como suas senhas salvas e sugestões de auto-completar serão ampliados para os aplicativos.

Outra novidade são os “aplicativos confiáveis”, que identificarão links de locais específicos e irá direcionar o usuário para o local adequado. Por exemplo: quando você clica num link do Twitter, o sistema pergunta em qual app a página deve ser aberta. Agora, isso será automático, já que o aplicativo do Twitter será considerado um sistema de confiança para o Android.

Doze: um novo gerenciador de energia

O Android M contará com um novo recurso para o gerenciamento de energia. Batizado de Doze, ele percebe quando o smartphone não está sendo utilizado com frequência e então diminui a sincronização/processamento dos apps. Aplicativos de alta prioridade permanecerão ativos, para evitar a perda de qualquer informação. Segundo o Google, o Doze pode até dobrar a autonomia de bateria de alguns aparelhos, como o Nexus 9.
doze
A nova versão do sistema também será compatível com o conector reversível USB Type-C, o que significa que dispositivos poderão ser carregados até quatro vezes mais rápidos, e ainda dará para usar um tablet para carregar um smartphone (e vice-versa).

Android Pay

android-pay
O lançamento de uma nova plataforma de pagamentos já era esperado. O Android Pay funcionará como um sistema de “toque-para-pagar”, parecido com o Apple Pay. Segundo a empresa, o número do seu cartão de crédito jamais será compartilhado com vendedores. A plataforma usa a tecnologia de conexão NFC para a comunicação com terminais específicos. O Google afirma que 700.000 estabelecimentos dos EUA já firmaram parcerias e aceitarão o sistema.

Suporte nativo ao sensor de digitais

sensor-digitais
Conforme os rumores apontavam, o Google anunciou o suporte nativo aos sensores biométricos. A função terá muita utilidade no Android Pay, já que será usada para liberar os pagamentos, como já acontece com o Apple Pay. Além disso, aplicativos de terceiros poderão incorporar etapas de segurança utilizando o sensor.

Google Now mais esperto

O Google Now também irá ganhar novidades no Android M. Com a função “Now on Tap“, ele poderá ser acessado com um simples toque na tela, oferecendo respostas contextuais. O assistente irá analisar o conteúdo apresentado na tela do dispositivo e então irá pesquisar instantaneamente por informações relevantes.

Por exemplo, ao visualizar um email sobre filmes em cartaz, o usuário poderá tocar e segurar na tela para que o Google Now apresenta um “Card” com detalhes de cada um dos filmes. Ou numa troca de mensagens sobre ideais para o jantar, ele irá mostrar informações do restaurante mencionado na conversa, além das avaliações disponíveis sobre o estabelecimento.
now-on-tap
O assistente também terá uma integração com aplicativos de terceiros. Se você precisar de alguma informação específica, poderá falar “Ok Google” a partir de qualquer tela ou aplicativo. Por exemplo, o usuário está escutando Twenty One Pilots no Spotify e poderá dizer “Ok Google, quem é o vocalista?”, obtendo a resposta logo em seguida.

Ainda não foi revelado se esses recursos serão liberados em todos os idiomas suportados pelo Google Now.

Disponibilidade

O Android M estará disponível em versão Developer Preview para os aparelhos Nexus 5, Nexus 6, Nexus 9 e Nexus Player a partir de hoje. A versão final para consumidores deve surgir já no terceiro trimestre.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top