Conecte-se conosco

Notícias

Antes de comprar uma TV 4K, preste atenção neste item

A resolução 4K implica em 4 vezes mais pixels que a Full HD. Mas você sabe: quantidade nem sempre equivale a qualidade

Antes de comprar uma TV 4K, preste atenção em um fator

Antes de comprar uma TV 4K, faça o teste dos pixels

Os televisores Full HD já não agradam mais como antes, principalmente agora que a tecnologia 4K está ficando mais barata. Mas, calma, ter quatro vezes mais pixels que a Full HD não necessariamente garante a qualidade da imagem. Um fator é decisivo e faz diferença na hora de ver filmes e séries.

Por isso, antes de comprar uma nova TV 4K, você precisa prestar atenção: o aparelho tem painel RGBW ou RGB?

RGBW vs. RGB

No mercado, encontramos muitos televisores 4K com painel RGBW. O que isso significa? Entre os pixels das cores vermelho, verde e azul, vemos subpixels brancos. Embora você não o perceba a olho nu, a presença deles prejudica a fidelidade das cores e só aumenta o brilho da imagem.

Segundo o Comitê Internacional de Metrologia de Displays (ICDM), os aparelhos com painel RGBW oferecem 60% do contraste modular original de uma cena. Em contraposição, o painel RGB, isto é, com pixels apenas nas cores vermelho, verde e azul, garante 95% deste contraste. Uma baita diferença.

Como diferenciar?

Para testar o aparelho, é muito simples. Basta uma foto.

Primeiro, você deve ajustar o foco e o zoom da câmera do seu celular. Lembre-se: use o máximo do seu zoom que seu aparelho permitir. Feito isso, posicione o seu smartphone a distância de um palmo de mão e tire uma foto da imagem do televisor quando na tela aparecer a cor branca. Se você ver pixels brancos em meio as outras cores, já sabe: não é uma TV 4K RGB.

A minha TV não é 4K de verdade?

Samsung é uma das empresas que oferece o painel RGB. Desde o ano passado, a empresa está com a campanha “4K de Verdade”. A ideia é mostrar ao consumidor como esse subpixel branco faz a diferença na sua experiência em frente à TV.

Nosso objetivo é continuar  incentivando os consumidores a fazerem o teste e comprovar”, afirmou Andrea Mello, Diretora de Marketing Corporativo e Consumer Electronics da Samsung Brasil. “Por isso, a marca aposta novamente em uma campanha educativa, que mostra que uma TV 4K de verdade não tem pixel branco, auxiliando o consumidor na decisão da compra”.

Sabendo que a presença do subpixel branco pode ser uma surpresa para o consumidor, a Samsung brincou com essa ideia no novo comercial, lançado na última sexta-feira (10). No comercial, dois ladrões se recusam a levar a TV do morador da casa porque ela não é 4K de verdade. Assista:

Para que o consumidor não tenha dúvidas, a sul-coreana testa seus televisores com especialistas internacionais, como os da VDE. Ela, que é a maior Associação Técnica-Científica da Europa, atesta: a Samsung 4K atinge 96% da resolução original, graças ao painel RGB. Aqueles que usam o RGBW só alcançam 68%.

E os outros Aspectos?

Claro, é importante lembrar que nem só de pixels é feita uma smart TV. Tecnologias como os padrões HDR e Dolby Vision (que aprimoram a imagem) e a qualidade do sistema operacional podem fazer também muita diferença. Tanto o Tizen OS (da Samsung) quanto o Web OS 3.0 da LG evoluíram bastante e fazem toda a diferença na hora de realmente aproveitar o fator “smart” das novas TV. Controles universais – que hoje em dia praticamente dispensam configurações para se conectar a home theaters, set-top-boxes de TV a cabo e outros aparelhos – também tornam o uso da TV mais intuitivo e menos trabalhoso.

Aproveitando a deixa, nas próximas semanas publicaremos mais detalhes sobre cada uma dessas interessantes tecnologias que fazem parte das novas linhas Smart TVs que chegam em 2017.

Fique ligado e não se esqueça de deixar sua pergunta no campo de comentários abaixo, que a gente responde logo mais. 😉

Jornalista apaixonada por séries e cinema | @maricanhisares

Comentários

Mais de Notícias

Dica

Dicas para se preparar para a Black Friday

Computadores

Dicas para se preparar para a Black Friday

Por 27 de junho de 2017
Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir