Conecte-se conosco
smt-Musk-capa

Geral

Elon Musk se preocupa com iminência de uma 3ª Guerra Mundial

Em entrevista à revista GQ, Elon Musk fala sobre como uma 3ª guerra mundial seria catastrófica para o progresso da humidade

smt-Musk-P1

Elon Musk é uma das mentes mais criativas de nosso tempo. Apesar de ser dono de um conglomerado empresarial que inclui empresas como a Tesla, PayPal, SpaceX e outras, o bilionário gasta boa parte do seu tempo discutindo ideias e projetos que extrapolam a dimensão fria dos números, como o debate sobre os perigos da inteligência artificial e a nova corrida espacial do século XXI.

Essa característica faz com que Musk sempre esteja à frente de manchetes, o que acaba trazendo assuntos muito importantes, mas pouco debatidos, à pauta tradicional. Em uma recente (e longaentrevista para a revista GQ, o visionário da tecnologia revelou seu temor de que o ambiente de intolerância e instabilidade político-diplomática podem levar o mundo a um novo conflito em escala global.

smt-Musk-P2

Utilizando-se de uma perspectiva histórica, Musk justifica seu receio. “Se nos lembrarmos que em 1912 se proclamava uma nova era de paz e prosperidade, em que se dizia que as guerras tinham acabado. Poucos anos depois temos a 1ª Guerra Mundial, seguida pela 2ª Guerra Mundial e depois pela Guerra Fria. Então, precisamos reconhecer que há certamente uma possibilidade de uma 3ª guerra mundial e se isso ocorrer, será muito pior do que qualquer coisa que já aconteceu antes“, afirmou.

As consequências de um conflito bélico global com o atual estágio tecnológico das armas, muito provavelmente levaria ao fim da espécie humana no planeta Terra, mas por enquanto a preocupação de Musk se concentra “apenas” no possível declínio do progresso científico, que inviabilizaria projetos como o da construção de uma colônia habitável no planeta Marte, por exemplo.

smt-Musk-P3

Antes de analisarmos as declarações apenas por seu viés “pitoresco”, vale a pena refletir sobre o alerta. A mídia tradicional tem tratado Musk cada vez mais como uma figura excêntrica (ou eventualmente paranoica), mas não é preciso ser um gênio da tecnologia para compreender o quão delicado é o atual momento de instabilidade global. Se o mundo chegar a um conflito dessa natureza, não “conquistar” Marte será o menor dos nossos problemas.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top