Conecte-se conosco
Onde está meu ônibus: Aplicativo evita perda de tempo no ponto

Apple

Aplicativo evita perda de tempo no ponto de ônibus

Existe coisa mais chata do que esperar por muito tempo no ponto? O aplicativo ” Onde está meu ônibus?” mostra a localização dos veículos que rodam em SP.

Onde está meu ônibus: Aplicativo evita perda de tempo no ponto

Existe coisa mais chata do que esperar por muito tempo no ponto de ônibus? Dependendo da linha, é preciso ficar um bom tempo aguardando, muitas vezes embaixo de chuva ou passando calor. Cansado de esperar, o programador Gabriel Pacheco decidiu criar um aplicativo chamado “Onde está meu ônibus?”.

Através do aplicativo é possível visualizar onde estão os ônibus de uma determinada linha em um mapa da cidade de São Paulo. O app utiliza o sistema “Olho Vivo” da SPTrans que monitora via satélite a localização dos coletivos e calcula o tempo que ele vai demorar para chegar até um determinado local.

Mais de 15 mil veículos em mais de 17 mil pontos da cidade são monitorados por GPS. A informação de localização dos ônibus é atualizada via satélite a cada 85 segundos, em média.  O sistema acerta o horário do ônibus com exatidão em quase 70% das vezes.Com margem de erro de dois minutos o acerto acontece 90% das vezes.

Com base nestes dados, qualquer pessoa pode ficar de olho no mapa, evitando assim a espera no ponto. O estudante Gabriel Beltrami baixou o aplicativo e logo cedo monitora a linha que utiliza para ir até a faculdade.

Captura de Tela 2013-05-14 às 17.30.08

“Antes esperava até quarenta minutos no ponto, agora aproveito este tempo em casa e só saiu quando sei que o ônibus está chegando no ponto próximo de casa”, comemora o estudante.

O aplicativo “Onde está meu ônibus?” também informa se o veículo está adaptado para deficientes físicos. Segundo o programador, os próximos passos são disponibilizar os trajetos das linhas e incluir a possibilidade de consultar mais de uma linha ao mesmo tempo.

Em menos de um ano, mais de 20 mil pessoas já baixaram o aplicativo que, por enquanto, está disponível apenas para quem utiliza o sistema iOS da Apple (iPhone e iPad).

Levando em conta que os paulistanos desperdiçam, em média, 3 dias por ano esperando por ônibus, a tecnologia se tornou uma importante aliada para otimizar o tempo e evitar a espera desnecessária.

Gostou? Faça agora o download do Onde está meu ônibus na App Store!

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top