Conecte-se conosco
pa_image_n1056421331557579017a

Ciência e Tecnologia

Aplicativo realiza exame sanguíneo a procura do vírus Ebola

Aplicativo realiza exame sanguíneo a procura do vírus ebola. É a tecnologia ajudando no combate a doenças, realizando testes e compartilhando os resultados entre os órgão de saúde.

0_07302013_054701

Apenas uma gota de sangue e um simples dispositivo para coleta bastariam para realizar uma detecção eficiente do vírus Ebola. “A grande maioria das doenças conhecidas podem ser diagnosticadas com um smartphone”, diz Eric Topol, do instituto de pesquisas Scripps, da Califórnia. “Em vez de ficar botando pessoas em quarentena por três semanas, por que não avaliar se elas têm o vírus no seu sangue?”

Funciona assim, primeiro se amplifica traços do DNA da patogenia no sangue do paciente, em seguida “cola-se” uma tinta fluorescente no vírus. Assim, o smartphone é capaz de detectar essa fluorescência, determinando se uma amostra de sangue está contaminada ou não.

“O Ebola possui apenas cinco genes – então eles são muito pequenos, mas sua presença no sangue deve ser fácil de ser detectada”, comenta Eric.

teste de sangue detecta vírus ebola

A empresa americana Biomeme, da Filadélfia, está trabalhando para aperfeiçoar esse método. Maria Chacon Heszele e Jesse vanWestrienen, biologa e fundador da empresa, respectivamente, fazem parte do time de desenvolvendo do novo sistema. Eles acreditam que um caso de Ebola poderia ser detectado em menos de duas horas dom o app, usando apenas uma pequena amostra de sangue retirada do dedo. “[o aplicativo] é de baixo custo, requer pouca manutenção e sua interface é simples”, disseram.

Como os dados são salvos em smartphones (aparelhos geralmente conectados à internet), o envio de informações a uma base central de dados fica facilitado. Isso permite o monitoramento da evolução da doença em toda a população, facilitando decisões sobre isolamento de pessoas e prevenindo contra novos contágios.

app ebola smartphone

app ebola smartphone

E, claro, a técnica pode ser aplicada à maioria das epidemias conhecidas, causando assim, uma revolução no controle de doenças infecto-contagiosas.

Fonte: BBC Future.

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top