Connect with us
windows_phone_store_wpblog_apps

Android

Microsoft prioriza Android e iOS mais que o Windows Phone?

A microsoft parece que está deixando os aplicativos para windows phone em segundo plano em relação as suas versões para iOs e Android o que você acha disso?

windows_phone_store_wpblog_apps

Usuários de Windows Phone vivem uma eterna espera por melhorias, aplicativos e recursos na plataforma da Microsoft. O WP é o sistema operacional mais novo existente no mercado, mas isso não é mais motivo para passar a mão na cabeça da Microsoft, afinal, já se passaram 5 anos desde o seu lançamento e muitas das reclamações de 5 anos atrás continuam presentes.

Nokia Lumia 800, um dos primeiros Windows Phone

Nokia Lumia 800, um dos primeiros Windows Phone

Antes que você pense que eu estou apenas “falando por falar”, queria dizer que uso Windows Phone desde 2011 e tive acesso a plataforma antes mesmo do inicio das vendas aqui no Brasil em um treinamento para desenvolvedores organizado pela Microsoft em meados de 2011. Nessa época o sistema ainda na versão Windows Phone 7.0 series não tinha a função copiar/colar.

De lá pra cá, muita coisa melhorou no sistema e mesmo com tantos baques, como a noticia de que os aparelhos com WP7 não atualizariam mais para o WP8, a pequena legião de fãs do sistema de tiles dinâmicas permaneceu firme.

A Microsoft vem fazendo um belo trabalho com o Windows 10 (W10), que vai unificar de vez o sistema em todas as plataformas (Windows, Windows Phone e Xbox), mas a filosofia do novo CEO, Satya Nadella parece não agradar muito os donos de WP.

Aplicativos para windows phone em segundo plano?

Há um bom tempo a estratégia de aplicativos melhores da Microsoft, e primeiramente lançados no WP, foi abandonada por uma estratégia de apps multi-plataforma, e que, por incrível que pareça, são melhores no Android e iOS.

Um exemplo é o pacote Office, liberado para iOS no começo do ano, que é muito superior ao pacote Office nativo do Windows Phone.

Office Word no WP (esq.) e iOS (dir.)

Office Word no WP (esq.) e iOS (dir.)

A comparação entre os dois aplicativos chega a ser desleal, tendo em vista que o Word no iOS e Android tem mais funções que a versão do WP. O OneNote é outro aplicativo superior, com um visual mais organizado em suas versões para Android e iOS, deixa o OneNote do WP parecendo um patinho feio. O que era pra ser um atrativo para a plataforma, se torna motivo de piadas.

Outro aplicativo da própria Microsoft que recebe mais atenção em outras plataformas é o Skype.  Usar o Skype no Windows Phone foi por muito tempo uma dor de cabeça para quem é dono de Windows Phone, graças a uma atualização recente o aplicativo está respondendo mais rápido que antes, foram adicionadas funções, que antes só tinham nos apps para Android e iOS, mas ainda não é o suficiente.

Desde o WP7 a falta de aplicativos é uma das maiores reclamações de quem usa o sistema mobile da Microsoft, mas hoje a reclamação é por qualidade. A loja do Windows está cheia de aplicativos BETA, como o Instagram, que desde quando foi lançado não apresenta novas funções, deixando esse trabalho nas costas de Rudy Huyn e seu 6Tag – de longe, o melhor cliente de Instagram de todas as plataformas. Aplicativos como Dropbox chegaram a pouco tempo e jogos como Candy Crush e Crossy Road são novidades.

Mas claro, nem tudo é ruim no Windows Phone, jogos como Halo: Spartan Assault e Spartan Strike são destaques e até agora, exclusivos da plataforma, que tem um dos melhores assistentes pessoais, a Cortana, que saiu da franquia de jogos Halo para o sistema e vem fazendo sucesso. Mas já foi noticiado que, em breve, a Cortana também estará no Android e iOS, colocando o sistema Windows Phone numa situação desfavorável. Se eu posso ter tudo que o WP tem de ‘melhor’ no Android ou iOS, porque eu preciso de um WP?

Se a Microsoft não consegue fazer aplicativos que se sobressaiam em sua plataforma, como pode pedir mais empenho dos desenvolvedores? Será que o problema está mesmo nos desenvolvedores ou a própria Microsoft não faz por onde deixando seu próprio filho com as migalhas?

Tem uma opinião sobre esta história? Conte pra gente.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top