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Tutorial: Aposentando o serviço de Mensagens de Voz (a velha secretária eletrônica) na Vivo, Oi Tim e Claro

Tutorial: Aposentando o serviço de mensagens de Voz (a velha secretária eletrônica) na Vivo, Oi Tim e Claro.

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A velha secretária eletrônica é coisa do passado! Se você odeia ligar para o serviço de mensagens de voz e ouvir recados, talvez seja a hora de aposentar a sua.

A tecnologia evoluiu a passos largos desde a primeira secretária eletrônica (aquela  que usava mini-fitas cassete para gravar recados em linhas de telefone fixo), até os serviços de mensagem de voz presentes em smartphones. Acontece que até eles já foram ultrapassados por formas mais práticas de gravar recados de voz e texto, como o próprio Whatsapp, que dispensa a necessidade de ligar para a caixa postal da operadora.

Apesar disso, as operadoras de telefonia ainda ativam a “caixa de voz” como padrão quando se compra uma linha. Sua mãe até pode dizer que ela é útil mas, para nós, não passa de uma opção desatualizada e que, geralmente, nos faz perder recados esquecidos por lá.

Aposentando a Caixa de Mensagens de Voz

“Você ligou para João Silva, não posso atender no momento… Deixe seu recado após o beeep.”

Tentando trazer você para o século XXI, criamos este tutorial simples para desativar a caixa postal nas 4 operadoras de telefonia brasileiras (Vivo, Tim, Claro e Oi). Veja como funciona:

1ª Opção: Grave uma nova Mensagem de Alerta

Já comece por alertar os desavisados que insistem e deixar recados após o “Beep”. Troque sua gravação padrão por uma que alerte suas intenções de não usar o serviço de caixa postal e já esclareça o modo em que prefere receber seus recados. Nessa hora, é bom esclarecer o canal recomendado, como mensagens de texto (SMS), WhatsApp ou e-mail. Por exemplo:

 “Você ligou para João Silva. Não uso esta caixa de mensagens, então, recomendo que você entre em contato comigo por SMS, ou pelo e-mail [email protected]

2º Opção: Desligar, de uma vez por todas, a Caixa Postal de Voz

Essa opção é, em minha opinião, a melhor. É que, mesmo seguindo a sugestão acima, sempre alguém resiste e acaba deixando o recado. Isso por que várias pessoas ainda estão condicionadas a reagir com o barulhinho do “Beep” no final da mensagem (e não tem como removê-lo).

Fique alerta, já que cada operadora tem um procedimento especifico, então vamos apresentar cada um deles:

Operadora Claro:

  • Ligue para 1052
  • Fique na linha para confirmar o serviço para o número pelo qual está ligando e anote o número do protocolo.
  • Digite 8 para falar sobre outros serviços.
  • Aguarde na linha para falar com um atendente e solicitar o cancelamento. Tenha em mãos seus dados como CPFdata de nascimento.
  • Em seguida, o atendente confirmará o cancelamento.

Operadora TIM:

  • Ligue para *144
  • Escolha a opção 1.
  • Escolha a opção 0 (falar com atendente).
  • Relate que deseja desativar a caixa postal e remover o ícone dela, informando nome e CPF do titular da linha.

Operadora Oi:

  • Caso não possua, faça cadastro em Minha Oi (https://minha.oi.com.br/portal/site/MinhaOi/CadastrarUsuario?).
  • Faça login no sistema e clique em Móvel, no menu superior.
  • Escolha dentro da opção Serviços a opção: Ativação ou Desativação de Serviço.
  • Escolha Desativado na Caixa Postal Oi.
  • Confirme.

Operadora Vivo (Pós):

  • Ligue para *8486.
  • Escolha a opção 6 (Outros Serviços).
  • Escolha a opção 1 (Caixa Postal).
  • Escolha a opção 2 (Desativar).

Você receberá um SMS confirmando a desativação do serviço.

Obs: apesar de estar no site da Vivo a indicação de como cancelar a caixa postal, ela não funciona. Não encontramos a opção 6 no menu da central de atendimento eletrônica. De qualquer forma, ainda é possível fazer o cancelamento falando diretamente com os atendentes.

Operadora Vivo (Controle):

  • Ligue para *8486.
  • Digite 5.
  • Digite 2.
  • Você receberá um SMS confirmando a desativação do serviço.

Obs: No site da Vivo, há a informação de que é possível fazer este cancelamento pela internet, através do portal Meu Vivo. No entanto, não encontramos o link para este serviço.

Em geral, esses procedimentos são simples de realizar, tendo alguma variação conforme a operadora e a localização. Ainda existes reclamações de clientes em que o serviço voltou após algum tempo. Então vale ficar alerta.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

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