No app ops google

App Ops: Versão 4.4.2 remove recurso de gerenciamento de privacidade do Android

Avatar de alair ribeiro
App Ops, aplicativo que limitava o acesso de aplicativos as informações, será removido no Android 4.4.2
No-app-ops-google
Apps Ops será removido no Android 4.4.2

Em julho deste ano foi descoberto que o Android 4.3 tinha um recurso oculto chamado App Ops, através deste recurso o usuário poderia conceder permissões aos aplicativos instalados no dispositivo, algo que por padrão eles não podem realizar.

O recurso vigorou do 4.2,4.3 e 4.4, já no Android 4.4.2 a Google removeu o recurso com a alegação que ele foi inserido a caráter experimental de forma acidental e que poderia interromper o recurso a qualquer momento, e que agora os usuários não terão mais acesso a ela.

Electronic Frontier Foundation se posicionou a respeito da retirada do recurso, dizendo que o Google deveria manter o recurso ou mesmo algo onde os usuários decidam até onde os aplicativos possam acessar as informações do usuário, o que é totalmente compreensível em tempos de NSA e afins.

Em outro trecho da matéria a Eletronic ainda aconselha os usuários a não atualizarem seus aparelhos. Entretanto não temos certeza se para os usuários Android a privacidade é algo importante. Se você deseja instalar um app como o ShazamSkype ou o Brightest Flashlight sem dar permissão para acessar sua localização, devemos lhe aconselhar a não aceitar a atualização 4.4.2.

 

Lista de aplicativos e suas permissões.
Lista de aplicativos e suas permissões.

O App Ops funciona como permissões que você conceder ou negar ao aplicativo. Se você deseja que ele acesse somente o básico ou nenhuma das suas informações você pode ou não autorizar. Um exemplo mais prático são as permissões de usuários no Windows, onde o administrador limita o que determinados usuários podem ou não fazer durante o acesso ao computador.

Tive uma pequena experiência com o App Ops na Cyanogenmod 10 (Android 4.2), durante a execução de alguns aplicativos o sistema avisa que eles estão solicitando mais informações do que o normal e o modo de segurança do Ops lhe notifica desse acesso não autorizado e consequentemente bloqueia.

 

 

Fonte: Ubergizmo

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados