Connect with us

Computadores

IDC: Apple amplia participação, enquanto mercado de PCs encolhe

venda-de-pcs-cresce-no-segundo-trimestre

HP perdeu a liderança nos EUA para a Dell. Procura por desktops continua baixa.

A companhia de análise IDC divulgou os números do mercado de PCs para o primeiro trimestre de 2016 e as notícias (mais uma vez) não são boas.

A quantidade de PCs colocados à venda globalmente caiu 11,5% comparada ao mesmo período do ano passado, para 60,6 milhões de unidades. O resultado foi ligeiramente pior do que antecipado pelos analistas, que esperavam queda de 11,3%.

O Windows 10, que representava uma esperança para as fabricantes, tem sido adotado lentamente por clientes corporativos, o que contribui para o fraco desempenho da indústria.

Embora 270 milhões de dispositivos rodem a última versão do sistema operacional da Microsoft, boa parte desses aparelhos atualizaram para o Windows 10 gratuitamente e não são necessariamente novas aquisições.

newmacbook1

O finíssimo MacBook é uma das principais armas da Apple na briga pelo mercado mundial de PCs

As notícias da IDC para a Apple foram um pouco melhores: o número de Macs enviados às lojas no mundo todo caiu apenas 2,6%, bem menos que a média da indústria.

Além disso, a empresa chefiada por Tim Cook teve alta de 5,6% nos envios para os EUA (1,8 milhão de unidades). Com esse resultado, a Apple passa a controlar 13% do mercado americano e 7,4% do mercado de PCs global, o que a coloca na 4ª posição entre os maiores fabricantes de computadores do mundo.

Lenovo (1º), HP (2º) e Dell (3º) mantiveram suas posições no ranking mundial, mas nos EUA a Dell assumiu a liderança pela primeira vez desde 2009, desbancando a HP.

A IDC define como “PCs”: desktops, notebooks, ultrabooks, Chromebooks e estações de trabalho (workstations). Tablets, como o iPad, e tablets com teclados destacáveis (Chrome, Android ou Windows) não são considerados.

Fonte: IDC

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top