Conecte-se conosco
SIM-card-iPhone

Apple

Apple e Samsung devem fazer o chip SIM desaparecer

O chip SIM como conhecemos deve desaparecer em breve. Diversas empresas de tecnologia estão trabalhando para mudar o padrão e introduzir um chip irremovível.

Cartão-SIM

Não precisaremos mais lidar com isso / Imagem: Shutterstock

O tradicional chip SIM deverá desaparecer em breve. Apple, Samsung e diversas outras empresas estão trabalhando com a GSMA – associação que controla o sistema de telefonia GSM usada pela maioria das operadoras no mundo – no desenvolvimento e implementação um novo padrão para os chips.

Segundo o Financial Times, esse novo padrão será chamado de e-SIM (embedded SIM), ou chip SIM incorporado em tradução livre. Diferentemente do padrão atual, esses chips não poderão ser trocados, já que irão ficar presos no aparelho. Os consumidores terão a possibilidade de trocar de operadora sem precisar comprar um novo chip; tudo seria feito através de uma interface no dispositivo.

O e-SIM deve começar a aparecer em 2016, mas a expansão da novidade pode demorar um pouco para se concretizar. No entanto, diversas operadoras apoiam o projeto, incluindo: AT&T, Deutsche Telekom, Etisalat, Hutchison Whampoa, Orange, Telefónica e Vodafone, o que pode potencializar o crescimento.

A Apple também deve servir como impulsora do e-SIM, a empresa vê esse padrão como o ideal há algum tempo. No ano passado, eles anunciaram o seu próprio cartão SIM para o iPad Air 2, que permitia a troca de operadoras enquanto você estivesse viajando, sem precisar removê-lo do tablet.

Os impactos da mudança envolvem a evolução do hardware dos dispositivos, que podem ficar mais finos e também um aumento considerável na segurança. Além disso, os consumidores terão muito mais facilidade na hora de fazer a portabilidade do número.

19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top