Connect with us

Apple

Apple mostra interesse no mercado da GoPro

Ações da GoPro caem 15% depois que Apple ganha direito sobre patente em câmeras remotas.

Apple Gopro camera 1

Apple recentemente recebeu a aprovação de patentes que sugerem a possível participação num segmento até agora dominado por companhias como a GoPro, o mercado das câmeras esportivas.

Criada em 2002 pelo empreendedor Nick Woodman, a GoPro revolucionou o mercado de câmeras digitais de vídeo, em um momento que a chegada dos smartphones parecia jogar a pá de cal no setor. Em 2013, a GoPro foi líder mundial do segmento com 30,4% do mercado, vendendo 4,1 milhões de unidades em 2013 – a japonesa Sony fica em segundo lugar, com 20,8% das vendas do último ano.

No segmento de câmeras de ação, entretanto, a vantagem da GoPro é considerável, com 47,5% de market share contra 6,5% da Sony. Os dados são da IDC.

Não está claro ainda se a Apple lançará  uma câmera similar aos modelos de GoPro atuais, mas a patente registrada sugere melhorias a este tipo de câmera, com o intuito de facilitar o acoplamento simples em capacetes, óculos de mergulho ou qualquer superfície a ser usada para filmagem. O novo “sistema” também indica que um iPhone poderia ser usado debaixo d’água para tirar fotos e gravar sons.

Atualmente, esse problema de acoplamento é sanado com uma serie de acessórios que a própria GoPro vende. Mas a Apple quer aplicar sua excelência em design para criar soluções mais elegantes para resolver a questão. focando na aerodinâmica e na maior durabilidade, incluindo uma habilidade melhorada e simplificada na tarefa de gravação de áudio.

Lembramos que apenas a existência de uma patente não é motivo suficiente para confirmar a produção ou não de um novo gadget. Mas isso costuma ocorrer com frequência.

O pedido de patente foi requerido em meados de 2012, através de um formulário entregue ao órgão de patentes dos Estados Unidos, e incorpora patentes adquiridas da Kodak pela Apple em anos anteriores.

Ainda que esta não seja uma confirmação de que a empresa entrará mesmo no mercado de câmeras de ação, o mercado de ações americano já vê a possibilidade com bons olhos. Quedas substanciais nas ações da GoPro foram percebidas nos últimos dias, em torno de 15%.

Fonte: TechnoBuffalo, Patently Apple.

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top