Conecte-se conosco
smt-Romero-Britto-quadro

Notícias

Apple pode ter ferido direitos autorais de Romero Britto

Romero Britto abre processo contra Apple e empresa de design por uso indevido de suas ilustrações. Problema teria ocorrido na campanha “Start Something New”

Extremamente popular em linhas que vão de quadros para personalidades até papel para embrulho de presentes, as obras do pintor brasileiro Romero Britto ganharam novo destaque na imprensa internacional. Dessa vez, não se trata de nenhuma análise crítica do acervo do artista que se auto-intitulao Picasso brasileiro“, mas uma questão envolvendo direitos autorais.

O pintor abriu um processo contra a Apple e uma empresa americana de design por uso indevido de suas ilustrações em uma campanha de marketing da marca. O problema teria ocorrido na campanha Start Something New” (Comece Algo Novo, em português) que tem como uma das ilustrações a imagem de uma mão estendida com desenhos coloridos que surgem a partir de um dedo (veja abaixo). A imagem teria sido licenciada pela empresa de design Craig & Karl para a Apple.

smt-romerobritto-apple

A ação foi impetrada na semana passada em um tribunal federal de Miami em nome da empresa de Romero Britto, e traz uma série de alegações. Entre elas, constam violação de direitos autorais e concorrência desleal. Além disso, a ação pede para que o juiz distrital Kathleen Williams proíba a utilização das imagens que seriam de Britto.

Os advogados de Britto dizem que mesmo não se tratando de uma cópia exata, a imagem tem cores e padrões semelhantes aos que Britto usa em seus trabalhos. “Esta combinação específica de elementos visuais quando tomados em sua totalidade cria uma impressão visual de conjunto que é exclusivo ao trabalho de Britto”, diz trecho da ação judicial, segundo reportagem da Associated Press.

Drottning Silvia träffade pop-konstnären Romero Britto

Romero Britto em exposição no Futura Gallery em Estocolmo (SUE), ao lado da rainha Sílvia

Britto alega ainda que teria recebido parabéns de amigos quando a campanha da Apple foi lançada, tamanha a semelhança da da imagem divulgada com seus trabalhos. Ao investigar o trabalho dos designers que realizaram a campanha para a Apple, o artista brasileiro teria percebido que diversos outros projetos do estúdio usam imagens semelhantes ao seu trabalho. O pintor brasileiro tem acordos de licenciamento de sua arte com inúmeras empresas e outras entidades como a Coca-Cola, a Mattel e a organização da Copa do Mundo.

Procurada pela agência de notícias Associated Press, a Apple não quis comentar. Ainda segundo o portal de notícias, a Craig & Karl não respondeu as perguntas enviadas pela reportagem ao e-mail da agência.

Fonte: Blog Estadao.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comentários

Mais de Notícias

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top