Conecte-se conosco
OSX-Mavericks-Update

Apple

Ransomware – Apple tem primeiro caso no OSX

Apple tem o primeiro caso de ransomware reportado por usuários nesta semana. O problema foi descoberto ao baixar o app Transmission.

Ransomware-Transmission

Primeiro ransomware conhecido a infectar o MacOS foi descoberto esta semana.

Usuários do OSX que fizeram download do aplicativo de Torrents Transmission se tornaram as primeiras vítimas reportadas de um ransomware no sistema operacional da Apple.

Ao baixar o aplicativo os usuários acabavam instalando junto um aplicativo chamado “KeRanger”, um malware que depois de 3 dias criptografa todo o HD e demanda que o usuário pague uma quantia em dinheiro para ter seus dados de volta.

Os ransomwares ficaram mais conhecidos nos último meses quando um hospital em Los Angeles Califórnia teve seu sistema de computadores infectados e foi obrigado a pagar U$ 17.000,00 para um grupo desconhecido para obter seu acesso de volta.

O caso do Transmission marca o primeiro ransomware a efetivamente funcionar no OS X. Empresas de segurança, como a Kaspersky Labs, já haviam notificado em 2014 a respeito de um parte de código no OS X que não havia sido terminado e que permitiria este tipo de ataque.

A reação da Apple no entando foi bem rápida, após ter sido reportado o problema no dia 4 de Março, a empresa revogou os certificados do aplicativo tornando assim impossível a instalação no OS X. O Transmission Project que é responsável pelo app open-source também lançou uma nova versão limpa para os usuários, e recomendou que os mesmos atualizassem assim que possível.

Ransomware – O que é isto?

Ransomwares são um tipo de vírus de computador que ao ser instalado bloqueia alguma função do sistema, fazendo com que o usuário tenha que pagar uma determinada quantia para receber o acesso novamente, este tipo de malware vem se popularizando e já existem mais de 35 tipos reportados por empresas de segurança como a Northon Security e a Kaspersky Labs.

Infelizmente a melhor forma de se proteger contra eles é sempre baixar aplicativos de fontes conhecidas e manter sempre seu sistema operacional atualizado.

Nerd e profissional de TI desde que se entende por gente. Gosta de cultura geek e adora escrever sobre tudo um pouco.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top