Connect with us

Apple

Apple Watch: Confira os detalhes de um incrível review

Confira o resumo de um dos reviews mais detalhados e completos do Apple Watch feitos por Nilay Patel, do The Verge.

Apple Watch

Como ocorre em todo grande lançamento da Apple, alguns jornalistas e blogueiros — em sua maioria, americanos — recebem unidades dos novos dispositivos da empresa para um teste preliminar. Os profissionais se comprometem a publicar suas avaliações numa data especifica acordada previamente com a Apple. Recentemente, foi a vez do Apple Watch passar pelo escrutínio dos especialistas.

Um dos reviews mais detalhados e completos foi feito pelo portal americano de tecnologia The Verge. Em uma matéria com mais de 6500 palavras e um projeto gráfico belíssimo e inovador, o editor chefe, Nilay Patel, relata sua experiência com o Apple Watch durante 1 semana de uso intensivo. Confira abaixo algumas impressões que destacamos:

Aparência e especificações

smt-apple-watch-models-2

Como quase tudo que a Apple desenvolve, o que inicialmente chama a atenção é o visual. O design é um dos pontos fortes e a facilidade no ajuste do gagdet ao braço foi um dos pontos positivos apontados. Mas Patel salienta que apesar do acabamento e design serem de primeira, o Apple Watch ainda precisa evoluir para se tornar uma referência da moda. “O mais interessante da reação das pessoas sobre o relógio é o quanto ele ainda acaba parecendo com um gadget” disse. “Apesar dos melhores esforços da Apple para torná-lo um item de luxo. É ainda uma tela cheia de aplicativos. Ainda vai levar muito tempo e trabalho para se tornar um item realmente fashion” completou.

As especificações oficiais de um Apple Watch com caixa de 38mm são:

  • sistema operacional iOS8,
  • tela de 1,32 polegadas,
  • dimensões de 1.52 x 1.31 x 0.41 polegadas,
  • cerca de 40 gramas de peso
  • conexão com Wi-Fi e Bluetooth 4.0
  • armazenamento interno de 2 GB
  • autonomia de bateria de aproximadamente 18 horas.

Uso e Notificações

smt-apple-watch-Notifications-Software

Quando pensamos em como um smartwatch deve ser, é razoável imaginar que seu funcionamento seja algo natural e intuitivo. Nesse sentido, a proposta do o Apple Watch é poupar tempo. O aparelho, ao ser sincronizado com o iPhone, mostra notificações de aplicativos, e-mails e condições de trânsito e, naturalmente, a hora. Enquanto isso, o celular pode continuar no bolso.

Para notificar o usuário sobre uma mensagem, um e-mail ou um compromisso marcado, por exemplo, o relógio faz pequenos toques diferentes no pulso do usuário (diferente da vibração mais intensa dos celulares). Com isso, não é preciso ficar olhando para a tela o tempo todo, como acontece nos smartphones. 

smt-apple_watch_walkie_talkie

Para não ficar com o pulso vibrando o dia todo, o usuário pode escolher, por exemplos, mensagens de quais contatos podem gerar um determinado tipo de alerta. Para Patel, no entanto, o efeito acaba sendo confuso. “Eu não pude sentir diferença entre os alertas de mensagens para os de e-mails ou agendamentos; todos eles simplesmente pareciam ser o mesmo” comentou.

Os comandos de voz são a principal forma de interação com o aparelho. É possível enviar mensagens por meio de apps da Apple, como o iMessage, ditando o texto para o assistente pessoal Siri. No entanto, Patel revela que o dispositivo é extremamente suscetíveis aos ruídos de fundo, dificultando a interação com o Siri. “Eu tentei enviar um texto do escritório para um amigo e a Siri pegou as vozes de todos que estavam na sala. Em uma loja de café, foi frustrado pela música de fundo” conta.

Aplicativos e performance

smt-apple-watch-health

Apesar de contar com um hardware que impressiona, uma das deficiências do Apple Watch é a ausência de aplicativos específicos e também de algo que ampliasse os esforços da Apple, especialmente em relação aos apps de fitness e saúde. O The Verge argumenta que ainda que a Apple possa se tornar líder no segmento, a companhia está engatinhando neste sentido.

Um dos itens mais criticados no review de Nilay Patel é a lentidão do Apple Watch: “Às vezes, transferir informações e dados do seu telefone por bluetooth e wi-fi leva muito tempo. Às vezes os apps demoram muito para carregar e às vezes aplicativos de terceiros não abrem mesmo. Às vezes, o aparelho fica fica sem responder por alguns segundos enquanto ‘pensa’ e ai volta” afirma.

smt-apple-watch-battery

Entretanto, ele diz que o principal destaque do aparelho é o uso do sistema de pagamento Apple Pay, a “carteira virtual” da empresa, ainda não disponível no Brasil. “Pagar pelo café no The Café Grind em Manhattan envolveu nada mais do que um clique duplo no botão de comunicações do relógio e aproximar meu pulso da máquina de pagamento” conta.

Uma das queixas mais recorrentes está na duração da bateria do Apple Watch. O editor chefe do The Verge relatou que com frequência a carga chegava quase ao final no fim de um dia. Além disso, o tempo recarga da bateria é lento. No entanto, Patel aprovou seu funcionamento de uma forma geral. “A Apple teve um grande desafio para conseguir um minúsculo computador como este durar um dia todo, e conseguiu – mesmo que o sucesso aparentemente venha em função de uma perda de performance”, afirmou.

Considerações finais

smt-apple-watch-avaliation

O The Verge avaliou o Apple Watch como um dispositivo nota 7, afirmando que o relógio é “facilmente o smartwatch mais legal disponível hoje”, destacando colocando como diferencial positivo o potencial de crescimento da plataforma. Por outro lado, há os problemas de performance, a falta de controle sobre notificações e o preço (ser consideravelmente mais caro que concorrentes) reduziram a nota final.

Nilay Patel classificou o Apple Watch como “primeiro relógio inteligente que talvez possa se tornar um produto legitimamente popular“, mas é muito lento, depende das duas mãos para usar (ao contrário do iPhone, por exemplo), não é um bom tocador de músicas e nem um bom comunicador.

PONTOS POSITIVOS

  • O mais bonito dos Smartwatches disponíveis
  • Plataforma com imenso espaço para crescer, especialmente para aplicativos nativos
  • Motor Taptic é muito legal

PONTOS NEGATIVOS

  • Problemas de desempenho, especialmente com aplicativos e serviços de localização
  • Notificações precisam de melhores configurações
  • Muito mais caro do que outros smartwatches
  • Emojis animados

smt-apple-watch-avaliation-2

A maior crítica da maioria dos usuários do Apple Watch até agora foi com relação à necessidade do uso de mais de uma plataforma móvel. É bem possível que num futuro próximo o uso de smartwatches esteja muito mais disseminado por todos os cantos, entretanto, ainda não dá pra dizer exatamente se ele é um dispositivo essencial ou será apenas um gadget de nicho. Para Patel “a única questão real que o Apple Watch precisa responder é ‘por que eu iria usar isso em vez de meu telefone?’” questiona.

Além disso, há toda uma nova educação de hábitos sobre a maneira como o público passou a se comunicar nas últimas duas décadas. A própria Apple incentivou o desuso da consulta de informações no pulso para levar os dados aos bolsos dos usuários. Então, é preciso que as pessoas voltem a ter o hábito de consultar o relógio, o que pode levar algum tempo. Você pode ler a íntegra do incrível review escrito por Nilay Patel para o The Verge clicando aqui ou assistir o vídeo abaixo.

Fonte: The Verge.

Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top