Conecte-se conosco
apple-wwdc-2011-lion

Apple

Apple WWDC 2011: Mac OS X Lion

Hoje aconteceu em San Francisco, nos Estados Unidos, a conferência anual de desenvolvedores da Apple, quem tem a sigla em inglês WWDC. Dentre as novidades, foram demonstradas as novidades da próxima versão do sistema Mac OS X, denominada Lion.

O Lion tem, segundo o próprio Steve Jobs, 250 novas funcionalidades, sendo que dez delas foram demonstradas na WWDC e que serão analisadas abaixo.

Gestos Multi-touch

Entrando na onda dos dispositivos móveis com telas sensíveis ao toque, a Apple trouxe uma série de novos gestos multi-toques para o seu sistema para notebooks e desktops. No caso, estes gestos são executados no famoso Trackpad de vidro dos Macbooks ou no Magic Trackpad, para desktops.

Dentre os vários novos gestos, estão:

  • Rolagem de página (com cinética, que ‘continua’ rolando se você faz o gesto rápido)
  • Toque-para-zoom em diversos aplicativos
  • Deslizar dois dedos para avançar e voltar páginas no browser

 

Aplicativos Fullscreen (tela inteira)

Em outra clara novidade inspirada nos dispositivos móveis com tela sensível ao toque, a Apple introduzirá no Mac OS X Lion a possibilidade de aplicativos ocuparem a totalidade da tela do sistema, exatamente como acontece no iOS, no iPhone e iPad, por exemplo. A interface dos apps da própria Apple, inclusive, é praticamente igual à interface das versões móveis.

Haverá um novo controle na janela para ir para a visualização de tela inteira, e com um gesto multitoque será possível alternar entre os apps nesta configuração. Diversos aplicativos da Apple já virão com suporte ao novo recurso no Lion.

Mission Control

Outra novidade é a junção das funções Spaces (diversas “áreas de trabalho virtuais) e Exposé (visão minimizada das janelas abertas) em uma só tela, o Mission Control. No topo, o equivalente ao Spaces, com as áreas de trabalho virtuais dispostas lado a lado, enquanto na parte de baixo as janelas abertas, agrupadas por aplicativos.

É possível criar ou deletar um dos Spaces apenas clicando na parte superior, bem como arrastar janelas entre eles com simplesmente clicando e arrastando pro Space desejado.

Mac App Store

Segundo a apresentação, a Mac App Store já é a forma mais importante de instalação de programas no Mac OS X. Assim, algumas novidades também foram introduzidas na loja. Dentre elas, destacam-se:

  • A Mac App Store agora é parte do Mac OS X, não podendo ser desinstalada.
  • Adicionada possibilidade de os desenvolveres acrescentarem compras dentro dos aplicativos (in-app purchases)
  • Notificações via Push
  • Sandbox acrescentada para maior segurança dos usuários

Launchpad

O Launchpad é a nova forma de acessar seus aplicativos no Mac OS X. É, basicamente, um iOS dentro do Mac OS X. Você terá pastas, ícones, páginas, instalação e desinstalação exatamente como no sistema móvel da Apple.

Salvamento Automático de Arquivos

Também como nos dispositivos móveis, a Apple está incorporando a função de salvamento automático dos arquivos. Assim que uma alteração é feita o arquivo é salvo. Há a opção de desabilitar tal função clicando no nome do arquivo na parte superior do aplicativo, mas, por padrão, o salvamento automático estará habilitado.

Versões

Esta função ainda vai incorporar uma robusta função de versões dos arquivos. Será possível acessar diversas versões antigas e, por exemplo, pegar uma imagem que estava na primeira versão do arquivo e que foi deletada e trazê-la de volta para a última versão.

Salvamento Automático do “Estado” do Aplicativo

Mais uma função inspirada no iOS: agora os programas “lembram” a última configuração, arquivo aberto, posição, etc. Ou seja, quando você abre um programa, ele vai aparecer exatamente como você o deixou quando ele foi fechado.

AirDrop

Arquivos poderão ser compartilhados com outros usuários da rede através de uma simples interface de arrastar e soltar. Assim que o usuário entra na rede, ele aparecerá como opção, sem qualquer configuração adicional sendo necessária. Você solta o arquivo no ícone do usuário e ele receberá uma notificação para aceitar ou recusar o arquivo.

E-Mail

Diversas novidades também foram incluídas no Mail, destacando-se:

  • Interface baseada no Mail do iPad
  • Melhorias na função de busca
  • Agrupamento de mensagens em “Conversas”
  • Barra de favoritos com as pastas mais utilizadas

O Mac OS X Lion estará disponível exclusivamente através da Mac App Store, custará 29,99 dólares e o update terá apenas 4 GB, não sendo necessária qualquer formatação ou sequer reinicialização do sistema.

Fonte: Engadget

Atualmente advogado, mas apaixonado por tecnologia e tentando uma nova carreira na área, não passo um dia sequer sem usar algo feito por Apple, Google, Microsoft e Amazon.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top