Connect with us

Apple

Apple WWDC 2013: resumo do primeiro dia

Mac OS Mavericks, iOS 7, Macbook Air Haswell. Veja o resumão com as principais novidades apresentadas hoje na Apple WWDC 2013.

Apple WWDC 2013 - Worldwide Developers Conference

Iniciado hoje, o Worldwide Developers Conference (WWDC 2013) é o evento anual mais esperado por desenvolvedores e entusiastas dos produtos e serviços da Apple. As novidades da empresa chegam direto de São Francisco, cidade americana do estado da Califórnia. Veja abaixo o resumão das principais novidades de hoje da Apple WWDC 2013, feito pela equipe do Shomwetech:

Mac OS Mavericks:

Durante o primeiro dia de apresentações, a empresa começou anunciando novidades para o sistema operacional de seus desktops (iMacs) e Macbooks. O Mac OS Mavericks (antigo Mac OS X) reduz o uso da CPU em até 72% e agora suporta múltiplos displays, permitindo a distribuição ou divisão da imagem entre vários monitores e até aparelhos de TV. Com isso, desenvolvedores poderão testar um aplicativo em tela cheia, sem perturbar a tela do sistema em outro monitor.

A versão developer’s preview do OS Mavericks será disponibilizada ainda hoje. Já a versão final do sistema é esperada para o outono americano.

Finder:

O Finder, mecanismo de buscas do sistema, agora possui suporte para abas. Cada uma possui sua própria localização e modo de exibição, sendo que arquivos e documentos podem agora ser salvos e pesquisados com tags (palavras-chave, em tradução livre) e localizações. Você pode visualizar seus arquivos onde eles estão, seja na nuvem da Apple (iCloud) ou em pastas compartilhadas, e eles aparecerão no Finder.

Maps para o Mac:

Há um ícone de Mapas no dock do Macbook utilizado durante a demonstração. É o serviço de mapas da Apple ganhará um app para o desktop, que permite também o envio de trajetos diretamente para o iPhone ou iPad.

iBooks para o Mac:

O iBooks é outro app/serviço que está chegando aos desktops. Com isso, usuários terão acesso à uma biblioteca com 1.8 milhões de livros, diretamente no computador.

Safari:

Usado por mais de 1.5bi de internautas, o navegador Safari agora ganha uma barra lateral de favoritos, lista de leitura de notícias e sites selecionados, além de integração com as redes Twitter e LinkedIn. Segundo a Apple, ele também gasta menos energia e memória que os navegadores concorrentes Chrome (Google) e Firefox (Mozilla).

iCloud Keychain:

A Apple anuncia um novo um serviço de proteção e sincronização de senhas similar ao existente no Google Chrome. Ele pode ajudar o usuário a lembrar de senhas de sites visitados, informações de cartões de crédito, entre outros, tudo criptografado.

iOS 7:

Barra de notificações: a barra de notificações do iOS agora permite a tomada de ações diretamente, como responder a um tweet ou atender uma chamada. Uma vez que uma notificação é lida em um iDevice, ela sumirá dos outros aparelhos.

Calendário: outra novidade bem vinda é a renovação do layout do calendário do sistema, finalmente livre dos detalhes que lembravam “couro”. Usuários podem agora visualizar eventos do Facebook diretamente do calendário do iOS, obtendo informações ao clicá-los.

Veja abaixo a lista com as principais novidades do iOS 7:

  • Deslizar o dedo para cima traz à tela o Painel de Controle;
  • Nova tipografia: helvetica em todos os lugares;
  • Ícones redesenhados;
  • Layout minimalista, priorizando as cores preta e branca;
  • Efeitos translúcidos;
  • Multitarefa agora ocorre em cartões (cards) como o WebOS/Windows Phone;
  • App de câmera redesenhado, com filtros à lá Instagram;
  • Aplicativo de clima com animações;
  • Novo layout para o teclado;
  • Interface em 3D, quando você inclina o aparelho;
  • Nova tela “Today” (hoje, em inglês), com emails, calendário e outras notificações (similar ao antigo Moeego OS);

Siri com BING?!

O comunicador pessoal da Apple ganhou nova interface e uma versão com voz masculina. Ele também reproduz para você gravações da caixa de voz, ajusta o brilho da tela, apresenta informações integradas da Wikipedia e resultados do buscador Bing da Microsoft. WOW, Microsoft?!

iOS no Carro:

A Apple apresenta uma nova e complete forma de integrar o uso do iOS ao carro do usuário. O sistema permitirá o acesso de apps como MapasMensagens e outros, com comandos digitados e visualizados no próprio painel de carros com esse suporte. Dezesseis montadoras já confirmaram a aderência ao novo padrão, incluindo nomes como Ferrari e Mercedes.

App Store:

A loja de aplicativos da Apple também traz novidades. Notificações de atualização deixarão de existir, pois as atualizações de apps serão automáticas. Muito conveniente.

iTunes Radio:

A mudança mais esperada do iTunes realmente chegou: o iTunes Radio. Usuário poderão visualizar quais músicas estão fazendo sucesso no Twitter, e acessar rádios recomendadas.

Claro, é possível compartilhar rádios recomendadas ou criar novas rádios baseadas em artistas ou músicas. O novo recurso funcionará em iPhones, iPads, no iPod Touch, Apple TV, Macs e até em PCs. E é gratuito.

Novos Macbook Air:

A nova geração do Macbook Air contará com os novos processadores da 4ª geração da Intel, chamados de Haswell. Eles são mais eficientes no uso de energia, ligando em 1 segundo e podendo permanecer em stand-by por até 30 dias.

O pacote promete gráficos 40% mais rápidos que os da geração anterior, 128GB de armazenamento interno em SSD, bateria com duração de “1 dia inteiro” e será vendido com duas opções de tela: 13 polegadas (com 12 horas de uso contínuo, por US$ 1.099) e 11 polegadas (com 9 hora de uso contínuo, por US$ 999).

>>>> post em desenvolvimento <<<<

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top